Schwedenstahl
Olá,
Alguém conhece algum site na internet onde se possam encontrar instruções para desmontar a cópia Minox da Kiev 35a?
Infelizmente, a minha está com problemas no obturador. Sei que a câmera é um verdadeiro desastre técnico, mas meu modelo funcionava muito bem e, olhando com objetividade, a lente é simplesmente excelente, consideravelmente melhor do que a da minha Minox. Antes de começar a mexer nela, gostaria de ver o que há por baixo das tampas. Talvez alguém conheça também um site sobre a Minox EL, que parece ser quase tecnicamente idêntica.
Atenciosamente,
Marwan
RomanJRohleder
Marwan,
posso te explicar como desmontar uma Minox — aliás, o Minoxar da minha GTX é _excelente_.
A tampa sai quando você desaparafusa com cuidado os parafusos ao redor (de 6 a 8, dependendo do modelo); eles estão aparafusados em plástico, que se desfia facilmente.
Você acessa a lente pela parte de trás; a Minox tem ali uma peça de plástico frágil. Coloque a unha do polegar sob uma borda, force um pouco e você alcançará as articulações e a montagem da lente.
A partir daqui, você está por conta própria.
Roman
Wolf_XL
...mas só me atreveria a mexer na câmera se estivesse totalmente relaxado e sem nenhum tipo de pressão... ;-)) Já passei por isso com a minha Minox. O motivo foi que minha lente balançava como o rabo de um cordeiro e, infelizmente, não dava para apertá-la de novo por trás — tive que desmontar a óptica pela frente... Bem, pelo menos agora sei onde posso arranjar uma linda lâmina cinzenta, caso seja necessário... ;-)))
RomanJRohleder
Wolf,
>...mas só me aproximaria da câmera se estivesse completamente relaxado
Você não está relaxado? Mas só quando o Bayern estiver de volta ao Palatinado, né?
>Já passei por isso com a minha Minox. O motivo foi que >minha lente balançava como o rabo de um cordeiro
Lembro-me vagamente.
>Bem, pelo menos agora sei onde conseguiria um graukeil fofo, caso haja necessidade... ;-)))
Isso você tem que me explicar agora. Adivinha: um graukeil em degraus na frente do Beli (para que finalidade, seja lá qual for)?
Roman
cfb_de
Oi, Roman,
_Isso_ você precisa me explicar agora. Adivinha: uma cunha cinza em degraus na frente do Beli (para que finalidade, seja lá qual for)?
Simulação de abertura, posteriormente substituída por uma abertura em fenda. Sua GT-X tem uma abertura em fenda.
Atenciosamente,
Franz
Schwedenstahl
Muito obrigado pelas dicas, acho que a câmera tem a mesma estrutura da Minox EL. Não entendi muito bem a parte sobre a lente. Então, se eu quiser mexer no obturador, terei que fazer isso pela parte de trás; em termos médicos, seria uma intervenção retal ;-) . Mas, assim como na minha Minox, vejo uma abertura prateada cromada que serve de guia de filme, presa por quatro parafusos. Abaixo dela, vem a lente que se estende como uma aba, com o obturador. Toda a unidade se estende ao abrir a lente, com uma vedação de luz emborrachada ao redor, como na Minox. Essa caixa retangular que se estende está fixada nos cantos com um parafuso em cada um. No centro da caixa, encontra-se um funil quase oval que desemboca na lente traseira da objetiva. À direita do funil, há dois parafusos dispostos um sobre o outro.
O que devo soltar agora para chegar da melhor maneira possível ao obturador??? Espero que minha descrição tenha sido compreensível. Acho que, ao mexer no interior das coisas, devemos sempre ter em mente a frase de um antigo anatomista, Andreas Vesalius. Médicos sem conhecimentos de anatomia são como toupeiras: cavam no escuro e o resultado de seu trabalho são montinhos de terra. Isso não é tão crítico em câmeras, mas eu sempre gosto de saber o que me espera a seguir sob a tampa seguinte.
Nesse sentido, um abraço.
PS: claro que a lente Minox é ótima, só queria dizer que a Kiev também é excelente, pelo menos no meu exemplar. Mas não aconselho ninguém a comprar essa coisa.
Atenciosamente,
Marwan