Gast
Olá, Mirko,
Ontem finalmente comecei a usar o pacote de 10 rolos Classic Eco que comprei com vocês há algum tempo (porque todo mundo sempre pergunta se esse filme é bom).
Revelei por 13,5 minutos em RODINAL 1+50. Primeiro, tirei três fotos: a primeira com um stop a menos, depois a correta e, por fim, uma com uma superexposição. O restante foi fotografado durante meu passeio pela nossa bela capital, com sensibilidade de 21 DIN.
Cheguei à conclusão de que as imagens ficaram bem densas; a foto que foi propositalmente sub-exposta em um stop é a que mais se aproxima da densidade normal, embora a gradação do filme seja boa.
Consequentemente, eu classificaria o filme mais perto de 23 DIN.
Será que estou errado e os negativos desse filme deveriam ser mais densos (seja lá por que motivo), ou será que o filme tem mais sensibilidade do que o indicado?
O que ainda me interessa: no catálogo consta que é um filme dos anos 50, mas o filme não apresenta relevo (como os Efkes ou, de forma mais extrema, os Svemas); se colocarmos o lado da camada contra a luz, deveria ser um filme de camada fina, ou até mesmo T-Kristall.
No geral, obtém-se um filme muito bom pelo preço, não é particularmente nítido nem de grão fino (um pouco mais fino do que um Fortepan 100 e, por isso, um pouco menos nítido), mas com uma tonalidade agradável, semelhante ao FP 4 Plus/efke 100.
A desvantagem são as tiras adesivas, que só grudam na ponta do papel protetor, ou seja, se você as umedecer corretamente, como se fossem selos, e enrolá-las na diagonal ao redor do filme.
Roland