Oleksander
Olá, queridos colegas do fórum,
Acabei de cometer uma grande bobagem: revelei o Swema 64 com RODINAL.
Infelizmente, em vez de realizar a diluição na proporção de 1:50, realizei apenas a diluição de 1:25 e revelei por 12 minutos (o correto seria uns 6 minutos com a diluição de 1:25).
Agora o filme não dá para ampliar, ficou muito denso e com contraste muito forte, e as fotos são importantes. Eu sei que sou um idiota, mas não adianta nada.
Qual atenuador é adequado para esse problema? Acho que o atenuador Farmer deixa o contraste ainda mais forte, não é? Alguém de vocês já fez isso antes, tentou salvar um filme assim?
Oleksander
Stagirit
Tentei resolver o mesmo problema com um redutor à base de permanganato de potássio e ácido sulfúrico.
O efeito é bem agressivo, embora eu tenha usado cerca de 20 ml para 1 litro de água; por isso, é melhor realizar uma diluição ainda mais forte. Ele corrói a prata de maneira mais uniforme do que o redutor do Farmer; talvez seja possível salvar as áreas claras, mas as sombras estão perdidas.
Na época, também tive manchas de potássio de manganês na solução, então é melhor filtrar ou talvez preparar em água morna.
Fora isso, o resultado foi bom.
Gast
Olá,
mais uma vez, algo do Kisselbach.
Método I) Persulfato de amônio Suavizante, atua mais fortemente nas áreas mais escuras, tornando os negativos mais suaves.
Água 100 cc
Persulfato de amônio 2 g
Além disso, 1-2 cc de uma solução salina a 1%
Método II) Re-revelação
Branqueamento, seguido de nova revelação
Agentes de branqueamento (influenciam a gradação)
todos:
600 ml de água
12 g de ferricianeto de potássio
Além disso
, banho 1 de ação suave
12 g de brometo de potássio
Banho 2 de ação normal
12 g de cloreto de sódio
Banho 3 de ação forte
6 g de brometo de potássio
5 g de cloreto de sódio
1 g de iodeto de potássio
Revelar por pelo menos 3 minutos em qualquer revelador até que a imagem fique satisfatória; repetir se necessário.
Atenciosamente,
Roland
PS: Acho que se você não se der bem com os nomes dos produtos químicos em alemão, o Franz pode ajudar a traduzi-los para a linguagem técnica; eu não tenho mais nada a ver com química desde o último ano do ensino médio.
cfb_de
De nada.
"Bromkali": brometo de potássio. (Não é fácil de se encontrar, porque pode ser usado por via intravenosa para mandar a vovó para o outro mundo.)
"Iodkalium": iodeto de potássio.
"Ferricianeto de potássio": [essa doença crônica da nomenclatura improvisada provavelmente vai durar para sempre...] "sal vermelho de potássio" (para os adeptos dos nomes tradicionais), hexacianoferrato de potássio (III), hexacianoferrato de potássio, jargão de laboratório: "K3". (Também não é fácil de adquirir, porque a solução — especialmente quando acidificada — libera constantemente HCN ("ácido cianídrico"). Pouco, é verdade, mas para o bem-estar da população, o legislador incorporou uma medida de segurança não sem razão e, como se sabe, na compra da substância pura não há fichas de dados de segurança para produtos acabados.)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Stagirit, Roland, Franz,
muito obrigado pelas dicas úteis. Espero conseguir salvar os negativos, senão vou levar uma bronca :unsure: (festa oficial da empresa).
Acho que o Método II é mais seguro, não é?
Espero conseguir os produtos químicos mais facilmente aqui na Ucrânia do que na Alemanha.
Oleksander
Gast
Roland,
por quanto tempo devo deixar agir o alvejante? Não diz nada sobre isso. Você poderia dar uma olhada de novo?
Obrigado
Oleksander
piu58
Caro Oleksander,
O revelamento excessivo gera altos contrastes (onde não há nada, nada é revelado). O revelamento insuficiente aumenta os contrastes (as sombras ficam totalmente perdidas). Minha recomendação, portanto: deixe tudo como está e recorra a truques de câmara escura. Por exemplo, pré-exposição difusa ou pressionar o papel fotográfico embebido em revelador contra uma placa de vidro.
Stagirit
Só uma ideia meio boba, só de passagem: será que dá para copiar o filme de outra forma?
Ou seja, fazer um diapositivo em preto e branco a partir do negativo superrevelado, mas aplicar uma gradação suave para o diapositivo.
Por exemplo, no T-Max 100 ou no FP4.
P.S.: Quando é que vai sair de vez esse filme multicontraste?
cfb_de
Olá, Stagirit,
Quando é que finalmente vai sair o filme multicontraste?
Provavelmente logo depois da invenção do controle remoto para o sol. De alguma forma, é preciso ajustar a mistura das cores verde/azul.
;-)
Franz
Gast
Eu daria uma olhada no
Moersch
. Lá, Wolfgang Moersch descreve detalhadamente o clareamento e o revelamento reverso.
Vantagem a:
Não são necessários muitos produtos químicos novos, apenas clareadores; você já tem os reveladores,
Vantagem b:
Revelamento reverso à vista.
Todo o resto está no Moersch.
Atenciosamente
Martin
Gast
É, os links... Depois da página inicial, você precisa ir para a seção de instruções/conhecimento prático
Gast
Link direto para as páginas relevantes do Sr. Moersch:
Métodos para corrigir negativos muito escuros e muito claros
Atenciosamente
Ronald
Gast
Olá, Oleksander,
Mais uma vez sobre o processo de clareamento?
Infelizmente, não diz por quanto tempo você deve clarear; presumo que até que tudo fique invisível.
Depois (eu esqueci) enxágue por 10 minutos, revele e fixe novamente; acho que ontem eu estava um pouco apressado.
Roland
Gast
Mas, pelo que vejo, o Sr. Moersch já explicou tudo muito bem
RomanJRohleder
"Stagirit",
P.S.: Quando é que finalmente vai sair o filme multicontraste?
Ele existia há 10 anos, discutimos o assunto esses dias “lá em Hatten”.
Um material de reprodução/exibição da Agfa-Gevaert, com duas emulsões sensibilizadas de diferentes durezas para aplicações como material de exibição com iluminação artificial ou luz natural.
Roman
Gast
Olá,
Gostaria de agradecer mais uma vez por todas as dicas de vocês; elas me ajudaram muito.
Acho que vou clarear o filme e revelá-lo de novo; parece que dá para fazer isso sem grande risco.
Atenciosamente,
Oleksander
Gast
Olá!
Isso já aconteceu comigo também: calculei que uma diluição de 1:25 precisava de cerca de 23 ml de revelador e, por engano, usei o tempo de 1:50, mas os resultados ficaram quase normais.
A solução do enigma foi que, naquele dia, tudo deu errado e, em vez de 23, eu tinha colocado apenas 13 ml no recipiente de medição, compensando assim meu erro.
O que podemos concluir disso?
Basta tirar um gole de revelador da garrafa, sem se preocupar com tempo, temperatura ou proporção da mistura, e tudo ficará bem.
Atenciosamente,
Werner
Stagirit
Isso existia há 10 anos; discutimos o assunto esses dias “lá em Hatten”.
Um material de reprodução/exposição da Agfa-Gevaert, com duas emulsões sensibilizadas de forma diferente e com durezas distintas, para aplicações como material de exposição com iluminação artificial ou luz natural.
Roman
Caramba, agora fiquei curioso. Tenho que experimentar isso com um papel multigrade.