Tammo
Estou tendo um pequeno problema com o tempo de revelação do ADOX 400 Pro (que seria o HP5). Quando realizo a exposição do filme a 320 ASA e o revelo por 11 ou 12 minutos em D-76, os negativos ficam muito desnítidos. Descarto erros de exposição, pois obtenho bons resultados com outros filmes. Alguém tem experiência com esse filme e o D-76?
Gast
Tammo,
é o HP 5; caso contrário, estaria escrito algo como “filme de reportagem Adox original clássico, como nos anos 60, com excelentes tons”.
Quais foram os outros filmes com os quais você não teve problemas? Havia algum HP 5 entre eles?
Por ser um filme de alta sensibilidade, o HP 5 é, naturalmente, um pouco mais suave.
Se você usou os tempos do ID-11, precisa aumentar um pouco o tempo para o D76.
Roland
Tammo
Normalmente, o filme que uso é o TriX, revelado em D-76. Por isso, segui os tempos indicados pela Ilford na ficha técnica (11 min.). Como os negativos ficaram muito difusos com o tempo, tentei 12 min., mas continuam difusos. Por isso, gostaria de saber quais seriam os tempos recomendados.
cfb_de
Olá, Tammo,
Vamos começar pela pergunta principal. Você já revelou as fotos? Qual foi o resultado? Os negativos ficaram subrevelados, muito difusos ou até mesmo subexpostos?
Então você já sabe a resposta para a sua pergunta. Considero que 320 ASA já é um pouco de subexposição para o HP5+. No meu caso, ele rende algo entre 200 e 250 ASA (HRX-II, ID-11); no RODINAL com um leve push de 400, acima disso fica mais intenso. Mas também depende da medição de exposição: essas novidades modernas, otimizadas para filme colorido com mais de um ponto de medição, às vezes fazem coisas que a gente nem quer em um filme P&B.
Mas muito do que não parece “bonito” no negativo pode ser ampliado de forma ideal. Negativos que parecem “suaves” demais, na maioria das vezes, ficam perfeitos no grau 2, com tons e detalhes nas sombras... É o sonho de muitos.
Atenciosamente,
Franz
Tammo
Até agora, só revelei o HP5 com um tempo de revelação de 11 minutos. O resultado foi que, com o tamanho 4, as cópias ainda ficaram muito suaves. O HP5 tende a produzir negativos com aparência mais suave? Já o TriX sempre apresenta um belo contraste. E quanto aos tempos de push? É que eu já esperava obter algo em torno de 400 ASA.
cfb_de
Olá, Tammo,
O resultado foi que, no tamanho 4, ainda obtive cópias muito claras.
Então, o filme está em situação de subexposição ou subrevelamento. Como está a exposição nas bordas? Bem preta? Nesse caso, estaria em situação de subexposição.
Como você agita? A Ilford recomenda o seguinte: quatro vezes nos primeiros dez segundos, depois nos primeiros dez segundos de cada minuto.
O HP5 tende a produzir negativos com aparência mais suave?
Provavelmente não.
E quanto aos tempos de push,
Só posso te ajudar com os tempos para RODINAL 1+50 (inversão Agfa: o primeiro minuto contínuo, depois uma vez a cada 30 segundos): 400 ASA por cerca de 12-13 minutos, 800 ASA por 17-18 minutos. O “visual de reportagem com grãos nítidos” é obtido com RODINAL 1+25, agitação Ilford, 800 ASA e 8 minutos. Eu agito com bastante vigor.
Atenciosamente,
Franz
Tammo
Como está a exposição nas bordas? Bem preta?
No meu TriX fica melhor.
Como você faz a revelação?
No primeiro minuto, continuamente; depois, a cada 30 segundos, por três segundos.
Então, um ou outro negativo pode estar levemente subexposto (1/2 stop), mas é improvável que todo o rolo tenha sido exposto incorretamente. Como já disse, com outros rolos (APX100, TriX, FP4, T-Max100 + 400) ainda não tive problemas.
Gast
Tammo,
mostra uma foto, assim talvez possamos perceber melhor.
O que um acha muito suave, outro acha normal, e assim por diante.
Você mesmo disse que ainda não teve problemas com outros filmes, então fico surpreso com o resultado do seu HP 5.
Tente revelar por mais 30% do tempo (basta um pedaço, não precisa ser um rolo inteiro) do que o recomendado para ID 11, se você estiver usando D76, pois o D76 tem menor rendimento.
Negativos sem brilho também podem ser causados por superexposição (só digo isso porque a opinião predominante é que isso só acontece com subexposição e subrevelação), porque a curva se achata em direção ao Dmax.
Acho o HP 5 tendencialmente mais suave, o Franz não; isso também se deve um pouco ao revelador (não conheço nenhum filme que não possa ser revelado com alto contraste em RODINAL 1+25).
Gast
Adendo: prolongar em 30% e realizar a exposição a 27 DIN
Tammo
Não posso mostrar fotos, pois joguei todas fora logo de cara. Vou tentar usar uma diluição de 30%. Será que ninguém tem experiência com essa combinação? Afinal, não é nada de outro mundo :unsure:
heinrich
Olá,
Quanto revelador você usou por rolo? No caso do D76, são necessários cerca de 250 ml de solução-mãe por rolo de filme KB, ou seja, com uma diluição de 1+1, um total de 500 ml. Já o ID11 requer apenas 100 ml de solução-mãe. No início, cometi exatamente esse erro e comecei a trabalhar com 100 ml de D76 por filme KB. O resultado foram negativos muito suaves, imprimíveis apenas no grau de gradação 4 ou 5. O filme utilizado na época era um HP5.
Atenciosamente,
Heinrich
Tammo
Nunca tinha ouvido isso. Eu sempre uso 150 ml de solução-mãe. Como é que se revela dois rolos ao mesmo tempo, então? :unsure:
cfb_de
Então, como é que se revela dois filmes ao mesmo tempo?
Em uma caixa de revelação suficientemente grande.
huehnerhose
Olá,
Estou com exatamente o mesmo problema :unsure: Com o D76 e o tempo de revelação indicado pela Ilford, os negativos ficam muito, muito esmaecidos, mas isso também acontece com o Neopan 400 e 1600, que revelei todos no D76 — o que há com essa quantidade mínima de revelador? Vocês poderiam me dar alguma explicação ou indicar um link/palavra-chave para encontrar uma explicação?
Atenciosamente,
Sebastian
Edit: Quase posso descartar a subexposição nos meus negativos, pois usei flash em todos eles e o flash tende mais para a superexposição.
cfb_de
Olá, Sebastian,
simplificando bastante: durante o revelamento, a prata fotográfica é reduzida (na verdade, o processo catalítico favorece a redução onde já havia ocorrido uma redução física anteriormente: a imagem latente) e o revelador se oxida. Depois disso, ele se esgota e não está mais disponível.
Por isso, deve haver substância reveladora suficiente na lata, para que haja quantidade suficiente até o final do revelamento. Caso contrário, em algum momento nada mais será revelado na lata.
É exatamente isso que determina a quantidade mínima, que é arredondada para cima pelos fabricantes com mais ou menos tolerância (no caso do RODINAL, recomenda-se 10 ml, mas cinco já são suficientes para alguns técnicos de laboratório).
Atenciosamente,
Franz
huehnerhose
Olá, Franz,
Obrigado pela explicação. Na prática, isso significa que, se eu quiser usar o D76, posso usar a solução “pura” mesmo, porque para 300 ml de revelador na proporção 1+1 eu teria que preparar 500 ml... que chatice
Os fabricantes pelo menos indicam as quantidades? (A Agfa parece fazer/ter feito isso)
Atenciosamente
Sebastian
heinrich
Olá,
No caso do ID11, a informação sobre a capacidade consta na embalagem (10 rolos/1 litro de solução-mãe = 100 ml/rolo); já na Kodak, é preciso baixar e ler a respectiva “Ficha Técnica”.
O D76 pode ser encontrado em www.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/j78/j78.pdf
Atenciosamente,
Heinrich