norge
Olá, sou o Andreas e sou novo aqui.
Um senhor mais velho me deu um ampliador da marca Durst M 601 com cabeça de cor. Comprei um kit de revelação para positivos da Tetenal Colortec RA-4 e papel colorido Kodak Supra Endura. Infelizmente, ainda não consegui nem mesmo contornos no papel após a exposição e revelação.
O que estou fazendo de errado? Tentei vários tempos de exposição e também testei as configurações da cabeça de cor.
Alguém pode me ajudar?
Andreas
Wolfgg
Pegue um pedaço de papel RA4, segure-o contra a luz dentro do revelador de cores e veja se ele fica preto como um papel preto e branco.
Atenciosamente, Wolfgang
norge
Vou tentar, obrigado
Andreas
DieterSchuld
Olá, norge,
E qual foi o resultado do seu teste?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
norge
A tira de teste ficou preta, como você disse.
Será que o revelador não reage mesmo a temperaturas abaixo de 18 graus?
Talvez essa seja a solução para o problema. Por falta de espaço, minhas bandejas estão no chão no momento e provavelmente esfriam mais rápido do que eu imaginava. Vou reservar um tempo para preparar tudo o que preciso no banheiro e tentar novamente.
Andreas
Wolfgg
No caso da fotografia colorida, é preciso seguir rigorosamente as especificações de temperatura do fabricante, de modo geralmente mais preciso do que na fotografia em preto e branco. É bem possível que o revelador colorido funcione muito mais lentamente abaixo de 18 °C do que a 20 °C e, principalmente, que a cor se espalhe (desvio de cor).
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Mais uma solução meio boba...
Será que você colocou o papel com a emulsão voltada para baixo? Às vezes é bem difícil distinguir, no escuro, onde fica a emulsão e onde não fica. Use o dedo úmido: onde grudar mais, é onde está a emulsão.
Fora isso, mantenha a temperatura exata
e, com a abertura em f/11, a exposição deve ficar em cerca de 5 segundos.
E na cabeça de cores há 3 cores.
Ajusta sempre apenas 2, a terceira funciona então como um filtro cinza.
E aí vai dar certo e, muito mais importante, vai ser divertido.
E depois vai com lógica.
Primeiro ajusta a luminosidade com precisão, depois a cor.
E com os filtros, presta atenção: eles alteram novamente o tempo de exposição necessário.
Tire um fim de semana de folga e mergulhe de cabeça. Aí vai ser muito divertido.
Ou faça um curso, isso às vezes evita a frustração inicial.
Divirta-se!
Ralf
norge
Muito obrigado pelas dicas. Gostaria de ver alguém que realmente saiba fazer isso. Talvez eu possa dar uma passada no laboratório de empréstimo e descobrir onde está o meu erro. Isso reduziria bastante o tempo que levo procurando.
Andreas
Wolfgg
Há 20 anos, eu também tinha a M601; um negativo 6x6 em papel 20x25 precisava de cerca de 20 segundos com abertura 8. Na época era papel colorido da Agfa, mas o RA4 tem quase a mesma sensibilidade. Talvez você devesse desmontar o ampliador (já que é um aparelho usado) e verificar se há poeira no caminho do feixe de luz. E coloque o papel com a emulsão voltada para cima; a emulsão é azulada e, sob a luz da câmara escura, fica mais escura do que o verso. Seria útil estudar pelo menos um livro sobre o tema “ampliação colorida”. E, caso seja necessária uma lâmpada nova: compre apenas aquelas com características de cor específicas; caso contrário, ao trocar a lâmpada, os valores dos filtros anteriores (sempre anote!) perderão a validade.
Atenciosamente, Wolfgang
Petzi
Às vezes, as lâmpadas ficam muito escuras, especialmente quando são mais antigas e há resíduos de metal vaporizado acumulados no bulbo de vidro. Isso também pode ser observado ao inspecionar a lâmpada.
Também pode ser que a lâmpada não esteja na posição correta, o que reduz o rendimento luminoso.