cfb_de
Olá, Mirko,
Essa confusão com os domínios acabou tendo um lado positivo: voltei a dar uma olhada no catálogo de vocês.
Nesse processo, notei duas coisas: no ADOX 50, o tempo de revelação indicado para o RODINAL é de 7 minutos. Isso me parecia familiar.
Mas até agora eu fazia uma pré-lavagem de 1 minuto e depois banhava por 7 minutos em 1+25. Agora, o mesmo filme deve ficar 7 minutos em 1+50? Isso está certo ou foi apenas um erro de digitação?
E então vi que o rolo de barita agora se tornou um artigo regular. Ótimo!
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Franz,
Tenho que admitir que nunca mais verifiquei os tempos de revelação do RODINAL desde que os defini há algum tempo.
Aqui, sempre testamos apenas com o APH09.
De qualquer forma, não alterei nada.
Havia algo diferente lá antes ou você tirou “seu” tempo de outra tabela?
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Eu tirei “meu tempo” há alguns anos (por volta de 2001/2002) de uma das suas tabelas e fiquei contente por ele ter se encaixado quase perfeitamente no meu caso.
Mas, desde então, não prestei mais muita atenção a isso e, por isso, não sei dizer quando, com o RODINAL 1+25, o pré-aquecimento deixou de ser necessário para vocês e o tempo de 50 segundos aparentemente ficou errado.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz e Mirko,
O efke 50 era recomendado no catálogo em PDF de 2002 / V1 para revelação a 20 graus, com um aumento de +1, durante 7 minutos em RODINAL 1:25.
Ainda tenho todos (pelo menos acho) os catálogos em PDF/versões de 2001 até hoje salvos no meu Mac. Aliás, é muito interessante o que dá para ler, em parte, na comparação dos catálogos ao longo dos anos. Às vezes, isso até causa um certo sentimento de saudade..., em relação a preços, materiais etc.
Atenciosamente,
Lothar
Gast
Zensusa,
bem, acho que os preços do papel do Mirko estão estáveis, não dá para reclamar.
Os filmes subiram de preço; quando comprei o último ADOX KB 21, em 1970, ele custava 3,50 marcos alemães; quando comprei o primeiro Efke KB100 no Mirko, em 1998, ele custava novamente 3,50 marcos alemães (o Fomapan 100 era um pouco mais caro que o Efke e saía por 3,70 ou 3,80).
Mas falando sério, os preços não são esses: naquela época, com certeza ainda havia uma quantia considerável vinda da Croácia ou da República Tcheca, e no Efke o suporte ainda era “Made in GDR” (ou será que estou me enganando?).
Roland