karsten
Tenho uma dúvida sobre o tema da lavagem de filmes:
Até agora, sempre lavei tudo com facilidade usando o Cascade a 20 °C. Agora vou mudar de laboratório e vou ter um pequeno aquecedor instantâneo cuja pressão não é suficiente para o Cascade; assim, só poderia enxaguar com “água fria da torneira”. A água fria prejudica o filme? O mesmo vale para lavar papéis de barita; pensei naquela grande banheira Kaiser com hidromassagem, mas a água também seria fria. Como alternativa, meu encanador, claro, pode instalar um aquecedor de pressão de verdade e uma torneira misturadora com termostato por algumas centenas de euros :-(. Posso poupar esse investimento na reforma?
Como vocês fazem a lavagem? Agradeço muito por conselhos de quem tem experiência.
Grobkorn
Olá, Karsten,
Acho que enxaguar com água da torneira só funciona com água direto da torneira no verão.
Se a água estiver muito fria, você vai ter dois problemas de uma vez:
1. É possível que seus filmes fiquem com rugas se você os enxaguar com água fria da torneira depois do fixador a 20 °C.
2. A lavagem com água fria provavelmente não funcionará bem. Vejo problemas com a durabilidade de arquivamento.
Tenho problemas semelhantes aos seus no meu laboratório. Uso uma chaleira elétrica para preparar a solução de lavagem a 20 °C e um simples aparelho de 5 litros para a lavagem do papel fotográfico. Eu o coloquei na temperatura mais baixa e, assim, a temperatura da água se estabiliza em torno de 20 °C. Essa foi uma solução econômica. Em seguida, enxáguo meus filmes seguindo o método Ilford (consulte as fichas técnicas da marca).
Aliás, eu também sempre tive problemas com “poeira no filme” após a secagem. Descobri que essa poeira era, na verdade, sujeira na água. Por isso, encomendei um filtro Paterson ao nosso anfitrião e, desde então, tenho negativos impecáveis ;)
Atenciosamente,
Christoph
Stagirit
No caso do papel, a temperatura não é tão importante, mas não deve estar muito quente, pois, caso contrário, a gelatina derrete.
No caso do filme, a temperatura deve ser mantida rigorosamente!
Uma alternativa à cascata é a lavagem manual, ou seja, aquece-se alguns litros a 20 °C e lava-se o filme com essa água.
Eu faço sempre da seguinte forma:
Esvazio os dois primeiros copos após 30 segundos cada.
Depois, dois copos durante um minuto cada e o último banho por 2 minutos, seguindo-se o agente umectante.
No caso de uma troca completa da água, basta um tempo total de enxágue de 5 minutos; para filmes de alta sensibilidade, como TMZ ou Delta 3200, eu recomendaria enxaguar por até 10 minutos.
Tudo isso com agitação moderada.
Roman
O método Ilford é a resposta certa!
Stagirit
Wolfgg
As partículas de sujeira que ficam no filme após a lavagem com água são removidas passando-se o filme novamente diretamente sob o jato de água, antes do banho de agente umectante. E, por favor, nada dessa pinça idiota descrita acima no caso da Ilford: prepare o banho de agente umectante com água destilada e respeite rigorosamente a diluição, mergulhe o filme, pendure-o e pronto.