Gast
Olá,
Vocês poderiam compartilhar brevemente suas experiências com papel baritado e prensas a seco?
Até agora, tenho montado papel baritado em placas de madeira. Admito que é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é bastante atraente; gosto muito do brilho da superfície do papel quando secado ao ar livre.
Com uma prensa a seco, imagino que eu usaria papel baritado com mais frequência, se o processo de trabalho fosse rápido e simples e o equipamento tivesse um preço razoavelmente acessível.
Atenciosamente,
Holger
Gast
... esses aparelhos podem ser encontrados por um preço acessível no mercado de usados.
Mas rapidez e simplicidade são requisitos que não combinam de forma alguma com o papel barita de alto brilho.
Atenciosamente,
Ronald
Wolfgg
De imediato, só me ocorre que o pano de secagem deve ter um mecanismo de tensionamento adequado, de preferência com molas espirais, e que o aquecedor, idealmente, deveria estar equipado com um termostato ajustável. Os modelos sem regulagem costumam atingir até 80 °C, mas alguns tipos de papel exigem, por exemplo, secagem a 50 °C para obter o melhor alisamento.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá,
Não sei bem o que dizer, tenho uma prensa a seco da Bächer com todos os acessórios (tensão do pano, termostato), mas não funciona direito: o lençol não fica tão esticado quanto deveria e estou sempre tendo algum tipo de problema.
Um colega de trabalho trouxe-me uma prensa a seco francesa (moro na fronteira com a Lorena) de 1925, da Sprint Paris (espero que nenhum eletricista esteja lendo isso, a coisa tem um design bem arriscado), não tem nada automático, esquenta a quase 120 °C, mas, de alguma forma, a prensa funciona.
Sem quebra de conchas, quase sem erros no acabamento brilhante; suspeito que seja porque a estrutura pode ser esticada com muita firmeza e a pressão é maior; além disso, a potência de aquecimento é tão alta que tudo esquenta de maneira mais uniforme.
Michael
MirkoBoeddecker
E, infelizmente, também não é de se ignorar o quanto o proprietário anterior se preocupava com a limpeza e a água.
Caso contrário, toda a sujeira vai acabar nas suas fotos através do pano.
O ideal seria, portanto, uma prensa de um fabricante que ainda esteja no mercado e com o qual seja possível encomendar um pano de reposição.
Isso inclui, por exemplo, a Büscher. A Maco também ainda tem alguns panos para a Ecomat. Pelo menos, da última vez que verifiquei, eles ainda tinham alguns.
Atenciosamente,
Mirko
Wolfgg
E se a fabricante já não existir mais, é bom conhecer alguém que saiba usar uma máquina de costura.
Michael: caso você não tenha familiaridade com normas como a VDE 0100, pelo menos leve a prensa de secagem antiga para um eletricista qualificado dar uma olhada. Lembre-se: você costuma trabalhar com as mãos molhadas, o que faz com que conduza bem a eletricidade e, portanto, seja um excelente candidato a uma morte elétrica instantânea. E, como se sabe, as normas de segurança são o resultado de mais de 100 anos de acidentes elétricos.
Acredito imediatamente que a prensa antiga produza bons resultados. Quanto maior a curvatura da prensa, maior a força de pressão do tecido, mantendo-se a mesma tensão do tecido. A imagem precisa ser pressionada com tanta força contra a folha de alto brilho que as forças de curvatura no papel em secagem sejam sempre menores do que a força de pressão do pano, pois, caso contrário, as forças de curvatura poderiam arrancar o papel prematuramente da folha de alto brilho (quebra em concha).
Muitas vezes já tive que ler a seguinte bobagem: “Quando ouvir um estalo, a imagem está pronta, a prensa pode ser aberta”. Errado. É aí que ela começa a se soltar da folha. Só quando o estalo parar é que ela está pronta e pode ser retirada.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
...também tive problemas com a minha prensa antiga, que não tinha termostato — mas desde que comprei uma prensa com termostato, a planicidade do papel baritado (quase) não é mais um problema. Antes de colocar as impressões na prensa, passo-as pelo meu secador contínuo Kindermann — e depois vão direto para a prensa. Mas não mais do que 50 °C — caso contrário, o papel ainda fica ondulado. O resultado fica melhor quando, após a secagem, desligo a prensa e deixo a foto nela até o dia seguinte. Depois disso, até o papel que saiu do rolo fica plano...
Wolfgg
Acabei de encontrar um comunicado da Agfa de janeiro de 1971 sobre o tema “Limpeza de panos de secagem”. A respeito da remoção de resíduos de gelatina, diz o seguinte:
“O pano de secagem deve ser embebido em Agfa Biolase por cerca de 4 a 5 horas a 50 °C ou por 16 a 24 horas a 20 °C. Em seguida, o pano embebido é bem torcido, enxaguado repetidamente com água e, depois, lavado com um detergente neutro. Chamamos a atenção para o fato de que a remoção completa da gelatina, que muitas vezes fica fortemente endurecida devido ao efeito do calor, só é possível com Biolase ou com o moderno agente de imersão “Bioluzil” da Sunlicht AG. Todos os outros “agentes de limpeza e imersão” não são capazes disso.”
O químico-chefe do fórum, Franz, deveria verificar quais são os nomes dos “produtos de imersão” atuais que são eficazes contra a gelatina endurecida.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Uma lista incompleta: Persil, Ariel, Spee, Weißer Riese, Tandil, Tip...
Hoje em dia, enzimas que decompõem amido e proteínas (amilases, proteases) estão presentes em todos os detergentes em pó ou em pastilhas. Nos anos 70, isso ainda não era assim; naquela época, essas enzimas ainda eram muito caras, pois ainda não era possível produzi-las bioquimicamente.
A adição de enzimas, pelo que sei, é obrigatória na declaração de ingredientes, portanto, está indicada na embalagem. Os detergentes “Sensitive” (para todos aqueles clientes para quem tudo tem de ser “suave”, “sensível”, “tolerável”) não contêm proteases; ao entrar em contato com eles, a delicada fada não precisa lavar as barbatanas antes de consumir seu iogurte geneticamente modificado e ajustar “suavemente” sua flora intestinal para um maior bem-estar.
Os panos de secagem das minhas prensas vão para a lavagem normal a cada poucos meses. Até agora, sem problemas.
Mas atenção: os panos costurados à mão tendem a encolher bastante se você usar tecido novo. Por isso, compre primeiro o tecido, lave-o na lavagem a alta temperatura e só depois costure.
Aqui vai mais um pouco de leitura:
texto introdutório sobre gelatina
. Quais enzimas seriam?
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
muito obrigado pela resposta, como sempre bem detalhada e com uma pitada de bom humor.
Aos poucos estou começando a entender. Há alguns anos, eu queria eliminar o cheiro de sabão do apartamento e passei a usar um detergente com o mínimo possível de perfume, o Persil Sensitive (não é propaganda, com certeza existem outros). Mas logo tive a impressão de que o poder de remoção de sujeira era pior do que nos produtos não sensíveis. Agora, olhando para a embalagem, vejo o seguinte: “Lista de ingredientes: ... – Persil Sensitive contém enzimas (glicosidases, proteases)”. Isso provavelmente significa que os detergentes da linha “Sensitive” estão submetidos a uma exposição enzimática insuficiente, ou seja, incompleta, daí o poder de limpeza moderado, e talvez nem consigam lidar com gelatina endurecida (precisaria dar uma olhada nos seus links primeiro).
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
É isso aí! E, segundo o site infalível da Henkel, o Persil Sensitive não contém proteases, apenas amilases. Assim, a gelatina ficaria bem protegida dentro do pano.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá,
Vocês poderiam compartilhar brevemente suas experiências com papel baritado e prensas a seco?
Até agora, tenho montado papel baritado em placas de madeira. Admito que é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é bastante atraente; gosto muito do brilho da superfície do papel quando secado ao ar livre.
Com uma prensa a seco, imagino que eu usaria papel baritado com mais frequência, se o processo de trabalho fosse rápido e simples e o equipamento tivesse um preço razoavelmente acessível.
Atenciosamente,
Holger
[right][post="6558"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Gast
Olá,
Até agora, tenho montado o papel baritado em placas de madeira. Admito que é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é bastante atraente; gosto muito do brilho da superfície do papel quando secado ao ar livre.
Atenciosamente,
Holger
[right][post="6558"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Gast
Olá,
Tenho uma prensa de montagem da marca Seal, com a qual, durante anos, primeiro “passava a ferro” minhas impressões em papel barita e depois as montava em cartolina para passepartout usando filme termofusível. Tudo exatamente como Ansel Adams já havia descrito. O aspecto de uma impressão em papel barita seca ao ar é simplesmente fantástico!
Agora estou vendendo esse bom (e pesado) equipamento.
Se tiver interesse, posso enviar fotos e mais informações por e-mail para mkailingen@gmx.net
Saudações do Lago de Constança
Manfred