henribroy
Olá a todos,
Encontrei mais uma lâmpada de câmara escura que tem um filtro de vidro 113 da Orwo no lado da luz. Mas, primeiro, porque o filtro parece ter ficado inutilizável (com manchas e inclusões) e, segundo, porque preciso de luz vermelha para o meu papel, eis a minha pergunta:
Ainda é possível comprar esses filtros de vidro da Orwo (o vermelho deve ser do tipo 107) em algum lugar?
Desde já, muito obrigado e um grande abraço, Henri.
Abi
Olá, Henrybroy,
A Banse e a Grohmann ainda têm alguns estoques restantes de filtros Duka.
Atenciosamente
Gast
Henri,
qual é o formato da lâmpada? Existem/existiam filtros da Ilford; talvez o Mirko consiga arranjar algo. Além disso, há filtros da Kaiser em 9x12 (e apenas em 9x12) que servem.
Caso contrário, a Banse e a Grohmann, também conhecidas como wephota. Não vou colocar um link, pois ele acabaria desaparecendo sozinho de novo.
Roland
henribroy
Obrigado!
Encontrei o site.
Atenciosamente, Henri
cfb_de
Olá, Henri,
Um pedaço de vidro comum colado com duas camadas de “Rubylith” ou “DC-fix” também funciona muito bem.
Além disso, existe uma tinta vermelha removível barata que também serve como filtro.
Ou então: coloquei uma placa de vidro fosco e comprei um refletor LED vermelho na Conrad.
Este último está pendurado agora na luminária do banheiro enquanto faço os trabalhos de Duka. Funciona muito bem e combina perfeitamente com o Vario Classic.
Atenciosamente,
Franz
henribroy
Olá a todos,
muito obrigado pelas dicas valiosas.
Fiz agora um teste de véu com a lâmpada verde-amarela que tenho, e meu papel padrão (Fomaspeed) não apresentou problemas. Para avaliar a ampliação no revelador, essa luz é, para mim, uma vantagem clara em comparação com a lâmpada vermelha da Philips.
Em breve vou experimentar as alternativas com minha própria placa de vidro, verniz removível ou filme para os outros papéis.
Atenciosamente, Henri.
MirkoBoeddecker
Os filtros vermelhos da ORWO são ou muito claros (com um tom vermelho claro difuso) ou, embora não apresentem difusão (107, 108), são na verdade destinados a filmes de raios X, ou seja, são escuros demais.
Não existem filtros vermelhos adequados da ORWO para papéis de contraste variável, pois esses papéis nunca foram fabricados pela ORWO.
Um filtro desse tipo teria sido um sucesso de vendas durante anos após a reunificação, se tivesse existido.
Portanto, resta a gente improvisar.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Quando se trata de lâmpadas para câmara escura, costuma-se usar termos vagos como “vermelho”, “vermelho escuro” e similares — existe algum guia que indique o comprimento de onda de cada um?
Só assim é possível comparar se, por exemplo, os diodos emissores de luz vermelhos podem realmente ser uma alternativa à lâmpada “vermelha” ou ao filtro Orwo discutido aqui...
cfb_de
Faça o que o Instituto Alemão de Normalização ainda não conseguiu resolver até hoje.
Meça os filtros no UV/VIS e publique os resultados. Após x horas de uso, repita a medição e publique novamente os resultados (totalmente diferentes).
É assim que as coisas estão. Esses filtros verdes baratos não podem ser especificados no que diz respeito ao seu espectro de transmissão. E isso principalmente porque nenhum fabricante sabe se o cliente vai colocar uma lâmpada fraca de forno ou uma lâmpada economizadora de 25 W por trás.
Um simples teste de véu custa exatamente uma folha de papel e menos de trinta minutos. E ele é feito exatamente três vezes por tipo de papel: a “primeira”, a “única” e a “última” vez.
Em LEDs decentes, o espectro está documentado na ficha técnica. Em conjunto com as fichas técnicas dos papéis fotográficos (que, infelizmente, ficam dentro da caixa), dá até para quase dispensar o teste do véu. O jornal da manhã fica com o vizinho, você simplesmente lê duas fichas técnicas. Ou então faça mesmo o teste do véu, se, como eu, você comprou as lâmpadas LED mais baratas na Conrad.
E, por favor, escolha um nome! Assim, minhas respostas futuras serão menos duras. E, quem sabe, talvez você até seja recebido e despedido.
Este fórum também não é uma máquina de respostas automáticas; aqui também se lida com pessoas.
Wolfgg
Bem, eu também posso confirmar: a melhor opção a longo prazo são os diodos emissores de luz. Bastam alguns deles conectados em série e distribuídos pelo laboratório; para quem quer uma solução versátil, três conjuntos com LEDs vermelhos, amarelos e verdes, respectivamente, já são suficientes para tudo. Certa vez, para RA4 (negativo colorido), simplesmente tirei da gaveta alguns LEDs amarelos sem examinar o espectro mais detalhadamente e ajustei o brilho para um nível apenas suficiente; o papel não se alterou nem um pouco. Funciona até hoje. E o melhor: só é preciso cuidar disso novamente após, no mínimo, 300.000 horas de funcionamento. Mas não porque o espectro tenha mudado, e sim porque o brilho pode ter caído para 70%. Quantos “anos de laboratório” de um amador isso representa?
henrydroy: “Para avaliar o aumento no revelador” soa como a abordagem errada. Exceto por alguns processos especiais, como a litografia, não é preciso avaliar nada no revelador, mas sim revelar até o fim, ou seja, revelar de acordo com o tempo. Os inexperientes deveriam até mesmo revelar com a emulsão voltada para baixo, para que, em hipótese alguma, a superexposição seja “compensada” por sub-revelação.
Atenciosamente, Wolfgang
henribroy
Olá, Wolfgang,
Eu revelo por tempo. Só que, para mim, a inspeção visual é importante porque, já durante o período em que a imagem se forma no papel, quero poder concluir se acertei ou errei na exposição. Principalmente nas tiras de teste.
20x30 ou maior em papel baritado só funciona para mim de cabeça para baixo, pois só assim a ondulação do papel garante uma umectação uniforme do papel.
Uma luz verde na câmara escura me ajuda no sentido de que, ao verificar a nitidez pela última vez no ampliador, antes de fechar o diafragma, tenho intuitivamente uma visão melhor do negativo projetado.
Acho que a ideia de construir uma lâmpada Duka com LED não é nada má.
Atenciosamente, Henri.