Gast
Olá a todos!
Acabei de encontrar alguns filmes em rolo antigos da marca ORWO NP20.
Original da VEB!!! A data de validade é de 1992! :blink:
Mas gostaria de saber...
...vou colocar um na câmera para testar!
Alguém sabe os parâmetros de revelação para esse filme no APH09?
Atenciosamente,
Sebastian
Gast
Olá, Mirko!
Obrigado pela resposta rápida.
E quanto ao ritmo de agitação?
Recentemente, experimentei tempos diferentes com alguns rolos de Fomapan Classic 100… em um, agitação a cada 15 segundos; no outro, a cada 20 segundos. Meu olho inexperiente ainda não consegue perceber diferença alguma…
... se é que existe alguma diferença com essa pequena variação no intervalo.
Qual é, afinal, a regra... em todos os lugares se lê algo diferente.
Fala-se até em agitação a cada 3 segundos... para um revelamento mais rápido.
Ah... perguntas e mais perguntas!
Mas é que é muito interessante... essa ciência!!!
Até mais.
Sebastian
MirkoBoeddecker
Bem, isso não é exatamente tão científico assim...
A intensidade do revelamento (avaliada pela densidade e pelo contraste do negativo, assumindo-se a mesma exposição) depende de:
1) Concentração do revelador
2) Grau de esgotamento do revelador ou idade do revelador
3) Temperatura do revelador
4) Intensidade do movimento
5) Duração do revelamento
6) Erros de manuseio
Vamos excluir os itens 2 e 6 (ou seja, revelamos com uma lata limpa, não despejamos o fixador primeiro e não colocamos o filme durante o dia, além de usarmos exclusivamente revelador de marca novo).
Restam 1, 3, 4 e 5.
Muito simples:
Quanto maior a concentração, mais intensa é a revelação
Quanto maior a temperatura, mais intensa é a revelação
Quanto maior a intensidade do movimento, mais intensa é a revelação
Quanto mais longo o tempo de revelação, mais intensa é a revelação
Portanto, se o negativo estiver muito denso, pode-se reduzir um dos quatro parâmetros. Se o negativo estiver muito claro, pode-se aumentar um dos parâmetros.
Mas não se faz isso!
(e aos poucos chegamos à sua pergunta...)
O que se faz:
Manter tudo constante e alterar apenas o tempo de revelação.
É por isso que existe um ritmo de agitação de 15 segundos.
Simplesmente para que o ritmo permaneça constante.
Também poderia haver um ritmo de agitação de 10 segundos ou 7,8 segundos. Também estaria tudo bem assim. O importante é manter sempre o mesmo.
As diferenças (além da influência na intensidade do revelamento) residem no fato de que, com uma agitação mais intensa, os reveladores terminam mais rápido, mas, na maioria das vezes, diminuem no efeito de compensação.
O efeito no revelamento estático (ou atenuado em um revelamento com relativamente menos movimento do que em um com relativamente mais movimento) é que o revelador se esgota mais rapidamente nos pontos do filme onde reduziu (enfraqueceu) mais. Em seguida, ele continua a revelar de forma mais fraca até a próxima agitação (agitação), quando é adicionado revelador novo, e as luzes (áreas escuras no negativo) não escurecem tão rapidamente.
Por outro lado, nas sombras (áreas claras no negativo), ele continua a agir de forma relativamente mais forte até a próxima agitação.
Isso aumenta o equilíbrio do negativo, pois as sombras ainda estão definidas e as luzes ainda não se intensificaram.
Por outro lado, no revelamento estático, muitas vezes é preciso lidar com manchas e escorrimentos do revelador.
O APH09 é muito equilibrado. Você dificilmente notará diferença entre uma agitação de 15 segundos e uma de 10 segundos.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko... você é o melhor!!!
Muito obrigado pela sua ajuda... e o sotaque berlinense ficou ótimo também:
"Hm, bem, isso não é tão científico assim...".
Enquanto isso, dei uma olhada em várias páginas sobre esse assunto. Estou me aproximando “devagar” de tudo isso. Por um lado, leio com grande interesse artigos sobre faixa dinâmica, valores de gama, densitometria e, e, e...
SIM... e aí vêm as primeiras experiências em cima da minha banheira, negativos pendurados para secar bem em cima do vaso sanitário, lâmpadas opal explodindo (de verdade!) e...
uma diversão enorme!!!
Acho este fórum simplesmente incrível...
Como estou apenas começando nessa “ciência”, sempre preciso de bons conselhos.
E é aqui que os encontro.
Embora eu possa imaginar que o profissional talvez já esteja cansado de ter que
explicar sempre os conceitos básicos... sim e... é exatamente por isso que te agradeço.
Obrigado pela ajuda.
Atenciosamente,
Sebastian