Sandro
Olá,
Revelei um filme desse tipo para uma pessoa. Agora, meu problema é: como, ou se, é possível cortar esse filme em tiras de negativo?
Sandro
ZalmanYanowsky
Olá, Sandro,
Talvez eu não esteja entendendo sua pergunta, pois não consigo perceber qual é o problema. No rolo de filme 126, os negativos são produzidos no formato Robot (24x24 mm). Por que você hesita em cortá-los? Antigamente, quando você levava um cartucho 126 para revelar, recebia de volta os pedaços cortados do filme revelado.
Atenciosamente!
Zal
Sandro
Você entendeu minha pergunta. Quando falei em Instamatic, eu estava pensando no APS, que também não precisava ser cortado. Já o filme de formato médio 120 e o filme de bolso 110 precisam ser cortados. Acabei de cortá-los agora.
Nunca usei nem mandei revelar filme 126. Só revelei duas vezes por conta própria. Afinal, também é compatível com 35 mm...
Wolf_XL
... Não se corta o APS porque, após o revelamento, o filme é rebobinado de volta ao cartucho para ser guardado... Isso tem a ver com as informações adicionais que ainda constam no filme...
CommodoreMan
No fim das contas, é uma questão de gosto em que partes o rolo é dividido.
Por exemplo, acho horríveis aquelas tiras modernas de 4 fotos que vêm dos grandes laboratórios.
Dependendo do número de fotos no rolo, eu divido em 5 ou 6 fotos.
E antes de cortar, eu passo o rolo pelo scanner. Meu scanner de negativos tem a função legal de digitalizar rolos inteiros em lote. Assim, dá para dar uma olhada rápida nas fotos e decidir quais merecem um processamento mais detalhado no laboratório.
Atenciosamente, C-Man
mattes
Em qualquer caso, corte-os e arquive-os em folhas adequadas para negativos.
Contexto: quando os filmes são guardados enrolados, a emulsão acaba colando-se ao verso do filme. A utilidade de um filme assim fica, na melhor das hipóteses, bastante limitada.
Pelo mesmo motivo, eu também retiraria os filmes APS de seus cartuchos e os arquivaria cortados em tiras, da maneira convencional. As informações no cartucho e na fita magnética do filme já se tornaram irrelevantes. Embora existissem acessórios para digitalizar filmes APS, eles são tão raros quanto um prêmio significativo na loteria. Em geral, os filmes APS também precisam ser ampliados normalmente no laboratório caseiro.
Voltando ao filme em cartucho. Este tem em comum com o filme 35mm apenas a largura de 35 mm. Ele é perfurado em um dos lados, na distância entre as imagens. Isso torna a substituição por filme 35mm um problema, pois a maioria das câmeras 126 detecta a perfuração para um transporte regular do filme.
Matthias