seba
Oi,
Depois de algumas tentativas iniciais, finalmente comecei a testar meu filme preferido, o HP5+ (avaliação visual, DMax/papel com base em neblina de fundo). Revelei em ID11 1+1, 10h11min30s, 20 °C, com o batedor Ilford. Depois, fiz tiras de teste no ampliador (com Durst M605/condensador em FOMA V3, #2, N113, 90s) e, no final, ainda restavam 250 ASA aos 10 min. Mas eu gostaria mesmo de ter 400 ASA “de verdade”, daí as minhas perguntas:
1.) Existe alguma maneira de aumentar a sensibilidade com a configuração atual? Outro Kipp, temperatura, etc.? Mas não estou muito a fim de usar solução-mãe ;-)
2.) Se isso não ajudar, talvez seja necessário um revelador diferente — pensei em algo na linha de Spur SLD, Microphen, Promicrol. Um pouco mais de grãos não me incomodaria. Como o filme não é exatamente um milagre em termos de resolução, os grãos podem ficar visíveis, desde que a nitidez da imagem seja maior. Com base na minha pouca experiência, achei o ID11 quase um pouco “borrado”. Resgatei alguns negativos antigos de HP5/Microphen que, na época — sem saber muito bem o que fazia —, revelei seguindo as instruções da embalagem. O contraste e a exposição estavam, claro, errados, mas achei o grão e a nitidez bem bons — é nessa direção que devemos ir. No momento, porém, estou mais inclinado a usar reveladores líquidos altamente concentrados em vez dos em pó, pois são mais fáceis de controlar a temperatura.
Se alguém tiver algo a dizer sobre isso, inclusive sobre os reveladores, fico grato por qualquer dica. Em algum momento, quero encerrar esses testes (pelo menos por um tempo).
Até mais, Seba
cfb_de
Olá, Seba,
Você descobriu, com sucesso, que a indicação na embalagem e a sensibilidade real não têm muita relação entre si :-) O HP5+ realmente tem apenas 250 ASA, no máximo 320.
Mas você pode aumentá-lo com bastante facilidade e, até cerca de 640 ASA, perde-se muito pouco nas sombras.
No meu caso, o filme vai para o HRX-II (a 250 ASA) ou, para tudo o resto (até 800 ASA com aumento), para o RODINAL. HRX-II conforme o folheto, RODINAL 1+50 por 11 a 17 minutos, dependendo do aumento desejado de 400 a 800 ASA.
Atenciosamente,
Franz
seba
Obrigado, Franz!
Você descobriu com sucesso que a indicação na embalagem e a sensibilidade real não têm muito a ver uma com a outra :-)
[right][post="6463"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Eu já estava preparado para isso :)
Vou incluir o RODINAL na minha seleção, já que muitos estão convencidos dele. Se eu comparar os dados, o Spur SLD é o meu favorito, pois supostamente tem 640 ASA (incluindo o bônus de marketing) e um tempo de revelação agradavelmente curto (6 min em 1+9). Se alguém tiver alguma informação sobre isso, ótimo!
A diluição afeta significativamente o negativo, além do tempo de revelação, ou isso é algo insignificante?
Até mais, Seba
cfb_de
Olá, Seba,
Quando Heribert Schain (o cara por trás do "Spur";-) indica sensibilidades e tempos de revelação, eles estão corretos. Ele e Wolfgang Moersch são, sem dúvida, os testadores mais precisos, com as fichas técnicas mais confiáveis.
Você pode adotar os valores deles sem hesitar e não precisa se preocupar com "exageros de marketing".
Nas minhas experiências com RODINAL, pude perceber claramente a influência da diluição: com o aumento da diluição, a capacidade de compensação aumenta (o que é lógico, pois +/- alguns segundos em tempos mais longos acabam fazendo relativamente menos diferença), o grão fica mais fino e o tempo de revelação se desloca para intervalos mais agradáveis. Além disso, com uma diluição de 1+50, um HP5+ e um APX100 cabem ao mesmo tempo na lata :-)
Atenciosamente,
Franz
seba
À medida que a diluição aumenta, a capacidade de compensação também aumenta (o que é lógico, pois +/- alguns segundos representam uma diferença relativamente menor em um tempo mais longo), o grão fica mais fino e o tempo de revelação passa a se situar em intervalos mais convenientes.
[right][post="6467"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Oi, Franz,
isso me interessa bastante: isso significa que o grão fica menor com uma diluição maior, mas permanece acentuado, ou que o grão fica mais suave e, com isso, as hastes também sofrem _um pouco_? Sei muito bem que isso pode acontecer no limite do perceptível, mas estou mais interessado nas tendências, para poder avaliar melhor o efeito. Meu foco principal seria um grão com nitidez bem acentuada.
Obrigada,
cu seba
cfb_de
Olá, Seba,
esse é exatamente o paradoxo do RODINAL: o grão fica mais fino, a capacidade de compensação aumenta, mas a nitidez (ou seja, a acentuação do grão) é mantida.
Isso não acontece com outros reveladores (por exemplo, com o Ultrafin líquido isso não funciona de jeito nenhum: lá, o grão fica ainda maior e, em contrapartida, mais difuso).
No entanto, isso só fica bem visível, na melhor das hipóteses, em uma comparação direta entre duas impressões 30x40 de KB.
Atenciosamente,
Franz
Andreas_23
No meu caso, revelo o filme no HRX-II (a 250 ASA) ou, para todas as outras situações (até 800 ASA com aumento de sensibilidade), no RODINAL. HRX-II conforme as instruções da bula; RODINAL 1+50 por 11 a 17 minutos, dependendo do aumento de sensibilidade desejado, de 400 a 800 ASA.
[right][post="6463"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Olá,
A Ilford também indica “oficialmente” na
ficha técnica do HP5 (página 3) um tempo de revelação de 11 minutos com RODINAL 1+50 para a configuração (da câmera) em 400 ASA.
Atenciosamente,
Andreas
seba
Vou experimentar o RODINAL e o SLD para ver qual fica a inclinação do filme e qual é a sensibilidade que consigo obter. Obrigado pelas informações!
Até mais, Seba