huehnerhose
Olá,
Estou com um problema em relação aos tempos de exposição do Polywarmtone — no meu caso, ficam em torno de 40 a 60 segundos (13x18).
Trabalho com
splitgrade manual e preciso realizar a exposição em 5 por cerca de 40 segundos e em 0 por cerca de 30 segundos, o que me parece um pouco exagerado para o formato 13x18. Com o Foma Variant III, os tempos geralmente ficam abaixo de 15 segundos. (ambos PE, Foma em brilhante, PWT em fosco)
Trabalho com uma Durst M605 com um condensador 6x6, lâmpada opalina de 150 W e uma Rodagon 50 mm/2.8 com abertura reduzida para f/5.6. Negativos KB em uma mesa de vidro 6x6. A filtragem é feita com filtros internos.
Pensei em mudar o revelador, mas acabei de preparar uma nova solução de Eukobrom – não houve nenhuma mudança.
O problema agora são os tempos no formato 18x24. Lá, o tempo para o papel 5 é de cerca de 1 a 2 minutos.
Esses tempos longos são normais para esse papel? Ou há algo errado aqui?
Atenciosamente
Sebastian
Gast
Olá, Hühnerhose,
O PWT é um pouco mais lento do que outros papéis, mas também não é assim tão lento.
Usando o mesmo método e também um negativo KB a f/5,6, chego a cerca de 15-25 segundos por filtro, e isso em 18x24!! Possíveis erros que me vêm à cabeça de imediato:
- O concentrado de Eukobrom está estragado ou
- Acidentalmente, você fechou o diafragma de densidade
Caso contrário, use a função de busca; lembro-me de um tópico sobre o mesmo assunto, era um tópico relativamente longo.
Boa sorte na busca pelo erro e um abraço,
Taher Askar
SamuliSchielke
Pela minha experiência, o PWT (e o Fomatone também) é cerca de 2 stops mais lento que o Fomaspeed/brom. De acordo com a ficha técnica, o PWT tem ISO 160 e o Fomabrom Variant, ISO 500 (sem filtro!).
Samuli
SimonWeber
Bem, no meu caso, com a mesma configuração (M605, etc.), os tempos também são bem longos. f8 ou f11 em 24x30 cm: no mínimo 30-40, mas muitas vezes 120-150 segundos (graduação manual).
Por que isso é um problema? (???)
Simon
Gast
Imagino que, neste caso, o uso de um condensador de filme 35 mm também resulte em tempos de exposição visivelmente mais curtos.
Atenciosamente,
Otto Beyer!
Wolfgg
O papel de tom quente tem exatamente 1/4 da sensibilidade do Ilford Multigrade 4. Os papéis de tom quente precisam ter menor sensibilidade, pois o tom quente é causado por cristais de prata menores em comparação com o tom neutro e, assim como no filme, vale a regra: cristais de prata menores -> menor sensibilidade.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Mais uma coisa: a revelação de um negativo de 18x24 em um quadro de 6x6 significa que a luminosidade do fundo do quadro é equivalente à de um negativo de 6x6 em um quadro de 45x45 cm! Nesse caso, tempos de exposição superiores a 1 minuto são normais com papel de tom quente. Portanto, é imprescindível usar um condensador para revelação, como já mencionei.
Na revelação, eu também dispensaria o vidro; com certeza você tem insertos sem vidro.
Atenciosamente, Wolfgang
arothaus
Olá,
se os tempos costumam ficar em torno de 10 segundos e agora estão em cerca de 40 segundos, isso significa exatamente mais dois pontos de exposição. Portanto, está tudo dentro do normal.
Atenciosamente,
Andreas
huehnerhose
Obrigado a todos pelas respostas!
Vou tentar responder aos poucos:
Tenho um condensador, mas ele não tem uma junta de vedação para ser rosqueada.
Infelizmente, não tenho um condensador KB, nem insertos de vidro. Não tenho nenhum problema com os tempos em si — se não estiver trabalhando com pressa, está tudo bem — só achei estranho, por isso a pergunta.
De alguma forma, não acredito que o concentrado de Eukobrom tenha estragado. Ele ainda se dissolve perfeitamente e parece tão bom quanto no primeiro dia — o que não foi há muito tempo.
Conclusão: tudo bem :blink:
Atenciosamente
Sebastian
Wolfgg
Mas acabei de perceber outra coisa: um condensador 6x6 é projetado para lentes de 80 mm; se for usado com uma lente de 50 mm, parte da luz passa direto pela lente, e pode até haver uma iluminação irregular!
Portanto, não se trata apenas de o condensador 6x6 iluminar demais; todo o trajeto do feixe de luz fica incorreto.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Oi
Sim, é assim mesmo: você precisa contar com esses tempos de exposição longos. No começo, eu também ficava irritado. Mas acho que esse é o “preço” a pagar pelo melhor papel RC de tom quente que conheço.
Tempos de exposição de 60 segundos com abertura de f-5,6 parecem ser normais em um ampliador com condensador.
A vantagem é que você tem tempo de sobra para fazer o desbravamento e coisas do tipo.
Atenciosamente,
Martin
Gast
... O condensador 6x6 no Magnifax produz negativos com iluminação desigual quando se usa negativos de 35 mm. Por experiência própria, concordo com o Wolfgang. Não sei se isso também acontece em outros ampliadores. Mas eu verificaria isso.
Talvez a troca da lâmpada Opal por uma de maior potência traga sucesso, mas isso certamente gera mais calor, e as concessionárias de energia ficam felizes com isso.
Atenciosamente,
Ronald
Gast
... desculpa, acho que vai ser difícil passar de 150 watts. Não tinha percebido isso.
Wolfgg
Quem tem jeito para trabalhos manuais pode, a título de teste, substituir a lâmpada opalina por uma lâmpada halógena refletora de 230 V e 100 W ou mais. Em muitos aparelhos, é possível ajustar a altura da lâmpada e adaptar a lâmpada halógena, que é mais curta, de acordo com isso.
Atenciosamente, Wolfgang