Andreas_23
Muito obrigado pelo link para o site que disponibiliza o folheto original de 1955. Fiz o pedido imediatamente.
A lente está, pelo menos, bem firme e eu não quis usar mais força. Como ela não tem diafragma de íris, mas sim um controle deslizante no aparelho que permite ajustar os valores fixos de 1:4,5 e 1:11, é bem possível que ela esteja realmente fixada de forma permanente. Com certeza, o folheto vai me ajudar.
Mais uma vez, obrigado
e um grande abraço!
Andreas
naturalborncoder
Olá,
Eu também tenho um Liesegang RajahOS.
Você conseguiu encontrar mais informações sobre o aparelho? É claro que estou interessado em saber o máximo possível sobre ele.
Atenciosamente,
naturalborncoder
Andreas_23
Olá, naturalborncoder,
Resumi minhas descobertas sobre o Rajah OS em um breve artigo para a Photographica Cabinett (a revista da Sociedade para a PhotoHistorica e. V.). Anexei o texto completo do artigo. É claro que as referências às fotos não levam a lugar nenhum, mas se você mesmo tiver um aparelho desses, sabe bem como ele é.
Atenciosamente,
Andreas
O Liesegang Rajah OS
Um exemplo típico da tecnologia e do design dos anos 50 é o ampliador Liesegang Rajah OS.
Rajah é uma palavra do sânscrito e significa “rei” ou “soberano”. No folheto da empresa, o significado do nome do aparelho é abordado e o Rajah é descrito como um ampliador com o qual o proprietário se torna o “soberano” de seus positivos. E a forma da caixa da lâmpada, tipicamente abaulada para a época (Figura 1), pode muito bem ser interpretada como a de uma mitra, mesmo que o acabamento verde martelado não combine muito bem com isso.
A parte superior da caixa da lâmpada, que pode ser removida sem necessidade de destravamento (e que, por isso, costuma se soltar sozinha durante o transporte), abriga uma lâmpada opalina de 75 watts, cuja luz incide sobre uma única lente condensadora de 60 mm de diâmetro (Fig. 2). Segundo o folheto da empresa, isso resulta em uma “iluminação perfeitamente uniforme” dos negativos. No entanto, isso nem sempre ocorre, razão pela qual o manual de instruções recomenda girar a cobertura da lâmpada com a lâmpada até que a superfície da imagem esteja uniformemente iluminada.
Um componente que ainda se encontra em ampliadores modernos é o fole que conecta a caixa da lâmpada à mesa de filme. Esta não possui vidro e aceita exclusivamente filmes 35mm. Com uma máscara ajustável, a janela do filme pode ser limitada ao formato 24 x 24 mm. Um detalhe interessante é que o suporte superior do filme encaixa para facilitar a inserção dos negativos. A focagem é feita, como de costume, por meio de uma roda de fricção em uma haste de aço inoxidável.
O componente mais importante de um ampliador para a qualidade das fotos é, naturalmente, a lente. No Rajah OS, há uma lente minúscula semelhante instalada de forma fixa. O diâmetro da lente é de apenas cerca de 14 mm, e o diâmetro externo, de 20 mm. Trata-se de uma Peplostar 4,5/50 mm, uma lente de três elementos “de correção máxima, cujas lentes são totalmente revestidas” (folheto da empresa).
Com uma pequena alavanca na parte frontal, a lente pode ser ajustada para a abertura de trabalho 11 (Figura 3). Não há outros valores de abertura disponíveis. Na posição central da alavanca, um filtro laranja é inserido no feixe de luz. É em vão que se procura uma gaveta para filtros ou um dispositivo de inserção para outros filtros — em 1955, ainda não existiam papéis multicontraste.
A faixa de ajuste da Rajah OS permite, no máximo, uma ampliação de 8x, ou seja, até cerca de 18 x 24 cm. Não se deve exigir muito mais da lente de 3 elementos, apesar de sua “correção máxima”.
Mesmo após 50 anos, ainda é possível trabalhar com o Rajah OS, desde que se limite ao uso de papel de graduação fixa. No entanto, em geral, os aparelhos de ampliação modernos oferecem maior conforto de operação e, com o uso de lentes de alta qualidade como a Rodenstock Rodagon ou a Schneider Componon, também uma melhor qualidade de imagem em formatos maiores. Assim, apesar de todas as suas qualidades, resta ao Rajah apenas o papel de testemunho decorativo de uma orgulhosa tradição empresarial de 150 anos.
naturalborncoder
Olá, Andreas,
Desejo-lhe um ótimo ano novo de 2009!
Muito obrigado pela resposta; é raro encontrar respostas tão bem elaboradas em um fórum :rolleyes:
Você poderia me explicar o que significa “diafragma de trabalho”? Para que servem as duas configurações de diafragma no aparelho?
Atenciosamente,
naturalborncoder
cfb_de
Olá e Feliz Ano Novo!
Os dois níveis de abertura explicam-se da seguinte forma:
- Aberta: para focar
- Fechada: "abertura de trabalho" para realizar o trabalho de ampliação
Lentes de ampliação mais sofisticadas permitem várias "aberturas de trabalho", tal como é habitual nas lentes fotográficas.
Atenciosamente,
Franz