bahnjens
Quando aplico a exposição ideal para diapositivos coloridos em Fujichrome Sensia 100, convertida para 200 ASA no Agfa SCALA 200 (filme de diapositivos em preto e branco), percebi que os diapositivos em preto e branco ficam muito escuros e sombrios. As variações de exposição mais claras do mesmo motivo resultaram em diapositivos em preto e branco de melhor qualidade.
É comum que se precise realizar uma exposição mais generosa nos filmes P&B do que nos coloridos? Com o Fujichrome Sensia 100, muitas vezes é preciso até realizar uma exposição menos para obter cores intensas. Com os diapositivos P&B, parece ser o contrário. Se não se quiser que os diapositivos fiquem dramaticamente escuros, com áreas de sombra muito pretas, provavelmente é necessária uma exposição mais generosa.
Alguém pode comentar sobre isso? Eu tenho pouca experiência com fotografia em preto e branco e estou acostumado com a fotografia em colorido.
Talvez alguém possa comparar o Agfa SCALA 200 e o Fomapan R 100; é preciso realizar a exposição de ambos de forma semelhante?
Christoph
Olá,
Eu realizava a exposição do Agfa Scala a 200 ASA quando ainda o revelava pelo processo SCALA. O resultado sempre ficava muito bom. Agora, realizo a exposição a 125 ASA e revelo-o com o kit de revelação de slides da Foma, e o resultado também fica bom. O Fomapan eu realizo a exposição a 100 ASA, também revelando com o kit de revelação de slides da Foma.
Atenciosamente,
Christoph
jensosbahr
Olá, bahnjens,
Posso confirmar a sua observação. No entanto, só percebi isso depois que comecei a revelar eu mesmo os filmes diapositivos SW (testei o processo de revelação) e, em retrospecto, comparei com o SCALA.
Em certos motivos, é melhor não realizar a exposição no SCALA como se fosse 200 ASA, mas sim com um pouco mais de luz.
Jens