joerngreuling
Olá,
para tentar fazer algumas fotos "na altura da cintura" no meio do trânsito, estou procurando uma lente grande-angular potente que seja compatível com a Exa 1 c. Como é a câmera mais barata com poço de luz, a Exa me parece bastante adequada para tal experiência. As Zeiss-Jena Flektogone com rosca M42, disponíveis em grande quantidade e a preços baixos no eBay para as Praktika, são compatíveis, ou há alguma incompatibilidade? Alguém sabe mais sobre isso?
Atenciosamente,
Jü
Wolf_XL
Olá, Jan,
As lentes Flektogon que você mencionou se adaptam sem problemas à Exa — pelo menos a de 35 mm funciona perfeitamente no meu caso. Os únicos problemas são causados pelas distâncias focais longas, devido ao próprio design das lentes — é de se esperar que haja sombreamento na parte superior da imagem. Além disso, a intensidade desse efeito também depende do design da lente.
joerngreuling
Obrigado, então vou sair à procura de uma Flektogon 2,8/20 com rosca Praktika M42.
Urnes
Olá,
bem, para começar, estou surpreso que a Exa 1c tenha uma rosca M42. Até agora, eu só conhecia as com baioneta Exakta, como nos modelos Varex. Mas, se é M42, então também cabe uma lente M42. No entanto, você deve tomar cuidado com a Flektogon 20 mm: dependendo do design, ela pode se projetar demais para dentro da caixa do espelho, impedindo que o espelho seja levantado. Nesse caso, só funciona com o acionamento manual do espelho, e, pelo que sei, a Exa não tem essa função. Aí você vai ficar chateado.
Atenciosamente, Sven.