Gast
Olá,
Tenho uma pergunta boba: alguém aqui conhece os primeiros aparelhos de raios catódicos (da década de 1950, mais ou menos até meados ou final dos anos 50)? É que eu adoraria ter um desses “brinquedos”.
Mas não sei bem o que procurar, pois não entendo muito bem de nomes de modelos e fabricantes.
Ficaria muito grato se pudessem me passar links ou informações que me ajudem a procurar.
Infelizmente, meu pai — sem me avisar — jogou fora o dele por volta de 1980; se bem me lembro, era da marca Braun, mas isso é tudo o que sei.
Erwin
cfb_de
Olá, Erwin,
Não entendo muito disso. Mas: uma pesquisa por “Multiblitz” em conjunto com “Mannesmann” ou por “Metz” em conjunto com “Mecablitz” pode ser útil.
Esses aparelhos antigos costumam ser vendidos no eBay, nas categorias de antiguidades ou artigos fotográficos. Ou na feira de antiguidades mais próxima.
Mas atenção: em primeiro lugar, os condensadores provavelmente já estão estragados (e, portanto, usá-los não é isento de perigo!); em segundo lugar, as fontes de alimentação são projetadas para 220 V. Mas já não temos isso, agora temos 235 V. E aí reside o segundo perigo para você. Porque: as proteções elétricas são para 220 V e não para dez a quinze por cento a mais. Também não há mais peças de reposição e um exemplar que funcione... *Eu* não vou testar se a compra do mercado de pulgas ainda funciona, sabendo que ela pode explodir na minha cara.
E um condensadorzinho idiota desses tem bastante força quando a capa de alumínio se rompe. Não só em carga elétrica, mas também em força mecânica.
Para colocar na vitrine, tudo bem, mas para ligar, nem eu teria coragem.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Erwin,
Tenho um, mas não vou abrir mão dele; talvez o nome ajude!
Hapotron (Photo Porst) de 1954, com alimentação por bateria e pela rede elétrica (110, 125, 220 e 240 volts), bolsa de couro e refletor de flash superdimensionado.
Mandei trocar a bateria há algum tempo e, desde então, recarrego-a; você precisa fazer isso sem falta, senão ela vai estragar em breve.
Franz,
o que você diz me deixa desconfortável, quando penso que uso isso para fotografar de vez em quando.
Atenciosamente,
Otto
Gast
Stagirit
Isso me faz lembrar novamente dos antigos geradores da Bron.
Acho que era o 405 ou algo assim; enfim, uma caixa de chapa verde feia sobre rodízios, na qual os condensadores costumavam explodir com frequência. Às vezes, explodia até uma cascata inteira de condensadores, e era preciso ter fotógrafos bem protegidos.
Até pouco tempo atrás, eu ainda tinha um velho flash Braun, mas acabei me livrando dele, pois a estação de recarga estava quebrada e eu não consegui mais encontrar uma lâmpada de flash de reposição. Não dá para comparar com os flashes TTL de hoje; aquele ainda era projetado para filmes de 25 ASA e uma lente 1:5,6.
Wolf_XL
...se você se interessa apenas por tecnologia antiga, dê uma olhada nos produtos Elgawa da RDA... Esses aparelhos são bem engraçados. Para carregá-los, era preciso conectá-los à tomada — depois disso, só se tinha um único flash disponível. Para uso “ao ar livre”, havia um gerador a bateria que fornecia a corrente de 220 V necessária para carregar... Para um fotógrafo acostumado com o Metz, tudo isso é bem “estranho”... ;-)))
Gast
E aí, Franz,
já se espalhou por aí que você é químico, mas é tão ruim assim em cálculos de porcentagem???
Abraços
Axel
Stagirit
É verdade, não é assim tão fácil queimar um capacitor.
E essa questão dos 230 V é um caso à parte: quando medida na tomada, a tensão pode variar entre 210 e 230 V, dependendo da região. Mas isso não faz muita diferença no caso da corrente alternada.
Gast
Olá,
muito obrigado, agora já tenho algumas pistas para a minha busca; quero um aparelho (ou algo semelhante) como o do link, mas não acho que consiga restaurar o que está na foto, pois parece que faltam algumas peças.
Sim, sei que é uma loucura da minha parte, mas se outras pessoas revestem suas próprias placas de vidro, então preciso do flash adequado para a minha Ikoflex.
Otto,
como você se dá com a loja? Meu pai tinha um aparelho a pilhas, mas até agora não tinha me preocupado muito com isso.
Erwin
Gast
Ah, sim, talvez mais uma coisa: será que usar esses aparelhos é realmente perigoso para a vida, como o Franz escreve, ou será que eu entendi mal?
Gast
Se eles ainda estiverem em bom estado, o isolamento de proteção deve ser suficiente; se um aparelho que o avô segurou pela última vez 20 anos antes de falecer ainda funciona, isso já é outra questão. A tensão mais alta de hoje, naturalmente, reduz a vida útil dos aparelhos elétricos. Os geradores dos flashes costumam ser componentes separados e fornecem energia ao flash por meio de um cabo.
A controle por tiristores ainda não existia; o disparo era sempre feito com potência total. Os tempos de iluminação muito curtos desses aparelhos podem ser interessantes na prática.
P.S.: Os geradores possuem um conversor CC/CA baseado em relés, o que garantirá uma verdadeira explosão de sinais de interferência.
cfb_de
Olá, Axel,
Cálculo de porcentagens é assunto para o estágio básico. Não, falando sério: você está certo e eu me confundi. Acontece, né, depois de 14 horas de trabalho.
Atenciosamente,
Franz
huehnerhose
Bom dia!
Tudo o que estou escrevendo aqui parte do pressuposto de que esses aparelhos funcionam, de alguma forma, com corrente contínua!
Infelizmente, não tenho a menor ideia de como esses aparelhos antigos funcionam, mas eles devem ter retificadores internos para carregar seus capacitores e, assim, gerar a breve descarga de corrente. Se meus conhecimentos de física não estiverem totalmente errados, não consigo imaginar como eles poderiam funcionar de alguma forma com corrente alternada — desde que a descarga luminosa esteja acoplada a uma descarga de corrente armazenada.
Possibilidade 1:
Após a retificação, deveria haver um capacitor de incandescência e — se, devido ao aumento da tensão da rede, sair uma tensão retificada mais alta, já que esta não é regulada — então, na verdade, este deveria causar os problemas. Pessoalmente, não consigo imaginar que a tensão não seja regulada para cima. (Bem, não sei dizer quando os diodos Z foram “introduzidos”, mas acho que devem ter sido nos anos 40; portanto, um simples corte da tensão deveria ter sido possível. Caso contrário, haveria outras possibilidades)
Portanto: acho que, se houver algum problema, é porque a fonte de alimentação está sobrecarregada. Nesse caso, basta trocar os capacitores de incandescência e/ou instalar um regulador de tensão para, eventualmente, colocar tudo de volta nos eixos.
Possibilidade 2:
Retificação não suavizada. Nesse caso, os capacitores de armazenamento de energia seriam acionados/carregados sem suavização. Nesse caso, bastaria limitar a corrente de carga ao máximo dos condensadores ou trocar os condensadores.
Portanto, se realmente houver receio de simplesmente testar o aparelho e ver o que acontece: basta trocar os condensadores antes. Caso contrário, basta manter um pouco de distância e observar :)
Atenciosamente
Sebastian
Wolfram
Olá,
Há anos que uso meu flash de bastão METZ CT45 sempre que preciso.
Acho que ele é fabricado praticamente sem alterações desde a pré-história.
Ele combina bem visualmente com câmeras relativamente antigas e é um companheiro eficaz, potente e confiável.
Os novos modelos também combinam com as novas câmeras digitais de alta tecnologia, graças ao adaptador SCA.
Resumindo: um para tudo.
Fico sempre feliz quando o vejo em filmes antigos.
Exatamente como nos eventos de imprensa de hoje.
O número guia 45 é mais do que geralmente se precisa.
O flash pode ser regulado para uma potência menor graças ao divisor de potência e possui aberturas automáticas bastante confiáveis.
E ele também não parece tão deslocado ao lado de uma câmera MF quanto um pequeno flash de encaixe.
Atualmente, uso o meu com pilhas baratas.
As baterias recarregáveis originais exigem bastante manutenção, são caras e não duram muito.
Encher o delicado compartimento de baterias com as recarregáveis, o que fiz durante anos, resulta em tempos de carregamento muito longos e, especialmente em eventos, poucos flashes.
Ainda mais porque, como nos lembramos, as recarregáveis têm apenas 1,2 V, em contraste com os 1,5 V das pilhas comuns.
Ainda seria possível colocar baterias AA com terminais no compartimento de baterias recarregáveis original... (O compartimento de pilhas comporta 5 pilhas, o de baterias recarregáveis, 6 baterias recarregáveis.)
Com um conjunto de baterias, já consegui mais de 250! disparos. Mas com o modo automático.
As diferentes versões estão disponíveis usadas, dependendo da versão e do equipamento, a partir de 10 €. Vocês já sabem onde.
Os acessórios, na medida do necessário, são relativamente caros.
Em caso de problemas: a empresa METZ ainda existe.
Estou muito satisfeito com o meu.
É uma bela ferramenta.
Atenciosamente,
Wolfram
Andreas_23
Olá, Erwin,
O Metz CT 45 é um verdadeiro clássico. Os flashes de bastão da Braun da segunda metade dos anos 70 também são aparelhos muito bonitos. Mas preste atenção à designação do modelo BVC. Esses modelos, na verdade, funcionam com pilhas AA comuns ou recarregáveis. Eu mesmo tenho um 370 BVC (número-guia 37). Havia também um 420 BVC (número-guia 42). Nesse caso, não há problema com a variação da tensão da rede, pois eles não são conectados à tomada. Os modelos com a designação VC (que significa Vario-Computer) possuem baterias recarregáveis especiais integradas, que quase certamente não funcionam mais. A troca não é muito fácil e não vale a pena, a menos que você seja um colecionador. Conheço os modelos 500 VC e 410 VC. Todos os modelos são “flashs computadorizados”, nos quais você pré-seleciona uma determinada abertura na câmera, ajusta-a no flash e o “computador” regula então a exposição (espero que) correta por meio de uma duração de iluminação do flash de duração variável.
Atenciosamente,
Andreas
mattes
Nos anos 50, utilizava-se lâmpadas de flash. Com elas, era possível fazer coisas interessantes. Como as lâmpadas duravam relativamente muito tempo, era possível alterar a sincronização das câmeras. Essa era a posição M, na qual o obturador só se abria logo após o acionamento do flash, o que permitia tempos de exposição mais rápidos. A potência (número-guia) também dependia da velocidade do obturador. Comparativamente, esses dispositivos são muito potentes, com um número-guia máximo de 45-90 a 21 DIN.
Até meados da década de 1960, os flashes eletrônicos eram domínio exclusivo dos fotógrafos profissionais. Na Alemanha, pelo que sei, nessa época havia basicamente apenas a Braun, a Metz e a Mannesmann. A Mannesmann, aliás, mais tarde se tornou a Multiblitz. No início, os aparelhos eram pesados, em alguns casos até com baterias de chumbo-ácido, e não eram particularmente potentes. Para gerar a alta tensão necessária para o funcionamento dos tubos de flash eletrônicos, os primeiros aparelhos possuíam um inversor eletromecânico para converter a corrente contínua da bateria em corrente alternada. A corrente alternada pode ter sua tensão alterada por meio de um transformador, transformando a tensão da bateria em alta tensão. Infelizmente, a tensão alternada não permite carregar o capacitor necessário para o funcionamento dos tubos de flash. A alta tensão é então convertida novamente em tensão contínua. Nos equipamentos da primeira geração, isso era feito por meio de circuitos de relés. Em meados da década de 1960, circuitos eletrônicos cada vez mais potentes tornaram-se possíveis, graças aos grandes avanços no desenvolvimento de componentes eletrônicos. Na década de 1970, surgiram no mercado cada vez mais flashes controlados por tiristores; pela primeira vez, foi possível controlar a potência dos aparelhos. Era possível ajustar a potência do flash à abertura definida. Com o CT40, a Metz assumiu a liderança entre os fotógrafos de imprensa, para, pouco depois, lançar no mercado um verdadeiro clássico: o CT45.
Com todos os flashes “antigos”, é preciso ter cuidado ao usar câmeras modernas, pois muitas vezes a tensão de disparo dos flashes é alta demais para a câmera. No site da Metz, há uma página que lista os aparelhos. Caso contrário, basta perguntar ao fabricante do flash se ele é compatível.
Mattes
StefanCaspari
Olá, pessoal!
Comprei meu primeiro flash eletrônico em 1973; era um Philips (não me lembro mais o modelo) — ele já era controlado por tiristor, mas, mesmo assim, gastava toda a carga do capacitor a cada disparo; era uma verdadeira porcaria.
Depois tive alguns da Braun, entre eles o F900. Era um flash superpotente, tinha bateria líquida, sensor externo e mais alguns recursos extras.
Agora (há cerca de 30 anos) uso a Metz, com o CT45 e o 32CT3.
São equipamentos realmente confiáveis!
Sobre o tema “condensadores explodindo”, posso acrescentar que isso realmente me aconteceu uma vez: uma vez com um Braun antigo (será que se chamava 2000?)
duas vezes com um Broncolor no estúdio.
Foram verdadeiras cascatas de “explosões” que duraram um bom tempo, enquanto eu saía correndo do estúdio.
As caixas de chapa de metal, realmente robustas, ficaram bem amassadas depois disso...
De qualquer forma, eu alertaria contra a tentativa de “dar vida” a flashes antigos com condensadores secos!
Atenciosamente: Stefan