Gast
Olá!
Tenho a oportunidade de conseguir vários frascos de farmácia. Pensei que poderiam ser úteis para preparar reveladores ou fixadores!?
Problema: os frascos estão vazios, mas aparentemente não foram lavados. Alguém sabe o que significam os seguintes termos?
mixt. sulfuric. acid.
sol. ammon. chlor 1=5
baryum chlorat.
nat. sulfur.sicc.
tinct. aromat.
tinct.pimpinell
Já procurei na Wikipedia e no Google, mas não encontrei nada de concreto.
Será que não é recomendável usá-los?
Atenciosamente, Philipp
Gast
Bem, é preciso fazer uma limpeza completa.
Na seguinte ordem:
ácido sulfúrico diluído
solução de cloreto de amônio
clorato de bário
enxofre natural seco
e mais duas tinturas
Se não for possível fazer uma limpeza realmente completa, não se deve usar as garrafas.
No entanto, mesmo ao usar apenas produtos fotoquímicos, recomenda-se uma limpeza completa sempre que as garrafas forem reabastecidas...
cfb_de
Bem, quem estudou latim e fez um estágio em uma farmácia pode, depois disso, impressionar seus colegas com legendas precisas e não terá suas medidas roubadas no estágio de análise.
(Entre parênteses, as instruções de limpeza.)
> mixt. sulfuric. acid.
ácido sulfúrico diluído (1)
> sol. ammon. chlor 1=5
Solução de cloreto de amônio a 5 mol/l (1)
> baryum chlorat.
Cloreto de bário (2) com erro ortográfico
> nat. sulfur.sicc.
Enxofre seco (3) com erro ortográfico
> tinct. aromat.
Algum extrato alcoólico de alguma coisa (1a) (*)
> tinct.pimpinell
extrato alcoólico de pimpinela (1a)
(1):
- Enxaguar com água. No caso do ácido sulfúrico: cuidado. As gotas na roupa só aparecem depois de uma semana. Mas, infelizmente, na forma de um buraco.
- Águas residuais: ralo
- Enxaguar duas vezes com água destilada; as garrafas ficam praticamente como novas.
(2):
- O conteúdo é tóxico. Os sais de bário solúveis são utilizados como veneno para ratos.
- Compre na farmácia ácido sulfúrico diluído a 5% e lave a garrafa com ele.
- Filtre e descarte o filtro como lixo tóxico.
- Para o restante, consulte (1).
(3):
- Em pó? Remova o pó. Sujeira -> lixo doméstico.
- Para o restante, consulte (1).
(1a):
- Enxágue com etanol (álcool etílico é suficiente e barato).
- Despeje no ralo
- Se ainda cheirar mal depois disso: repita duas vezes como em (1a).
- Sem cheiro: repita mais duas vezes como em (1).
- (*) Se necessário, coloque depois na lixeira de vidro.
A propósito: que tipo de corte têm as garrafas? Aqueles grossos, que parecem cinzentos? Nesse caso, eu não colocaria revelador lá dentro, pois as rolhas de vidro com certeza vão grudar e não são nada herméticas.
Ficou tudo claro mesmo para quem não é químico? Se não: pergunte aqui, eu leio regularmente.
Atenciosamente,
Franz
PhilippReichmuth
No entanto, é preciso pensar se vale a pena o esforço. As novas garrafas de litro da Aponorm com tampa custam, pelo menos por aqui, menos de três euros.
Philipp
Richard
Olá,
Gostaria de me juntar às perguntas sobre limpeza. Alguém aqui sabe o que é a “print flattening solution” da Kodak? O que pode ser isso e como se poderia limpar os frascos?
Atenciosamente,
Richard
Gast
Olá,
Que garrafas Aponorm vocês costumam usar?
As com rolha de vidro e boca cônica, ou as com rolha de plástico?
Atenciosamente,
Peter Pan
Gast
Olá!
Acabei de lavar uma garrafa seguindo as instruções, e ela parece estar bem.
Infelizmente, as tampas são do tipo mais resistente; ao abri-las, estavam bem emperradas.
É possível encontrar as garrafas Aponorm na farmácia?
Muito obrigado pela ajuda!
Atenciosamente, Philipp
PhilippReichmuth
É possível comprar as garrafas Aponorm na farmácia?
Sim. São as mesmas em que a farmácia enche seus próprios produtos químicos para venda, por isso também são relativamente baratas.
Tamanhos acima de 1 litro podem ser difíceis de encontrar, mas abaixo disso há várias opções, bem escalonadas.
Philipp
Gast
Então posso encher o A49 diretamente em frascos individuais; sempre o uso como revelador de uso único.
Obrigado!
Philipp
cfb_de
Olá, Richard,
Parece ser algum tipo de atenuador. Consulte a instrução de limpeza 1), seguida da 1a), da minha primeira postagem aqui.
Atenciosamente,
Franz
cfb_de
Olá, Peter Pan,
aquelas com tampa de rosca vermelha e colarinho.
Atenciosamente,
Franz
arothaus
Então posso encher o A49 diretamente em frascos de dose única; sempre o uso como revelador de uso único.
[right][post="6320"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
É exatamente isso que eu faço. Tenho alguns frascos de 100 ml e alguns de 250 ml. Encho os de 100 ml até a borda (cuidado, podem estourar!), ficam com 125 ml e também não preciso mais do Protectan. Nos de 250 ml, coloco ainda um pouco de gás inerte. Com uma diluição 1+1, chego assim a 250 ml para um rolo de filme KB ou 500 ml para dois rolos de KB ou rolos de filme em rolo (calculado para o Jobo 1500).
O A49 não chega a completar 6 meses comigo no momento; até lá, não observei nenhum problema de estabilidade.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
Então acho que vou comprar várias dessas novas garrafas.
@ Andreas: Por quanto tempo, no máximo, você já guardou o revelador nessas garrafas?
Atenciosamente, Philipp
arothaus
Olá, Philipp,
Bem, 3 a 4 meses não foram problema algum. Armazenamento sem luz, a uma temperatura entre 18 e 20 graus. Como já disse, acho que 6 meses também não são problema; pelo menos foi o que ouvi dizer de outras pessoas, talvez até seja possível por mais tempo.
Atenciosamente,
Andreas R.
skahde
A "solução de nivelamento de impressão da Kodak" contém principalmente água, além de um pouco de etilenoglicol e glicerina, e serve para nivelar a cópia, e não tanto sua gradação. :P
Atenciosamente,
Stefan