rocka
Olá a todos,
ganhei um segundo ampliador e gostaria de saber se posso ligar os dois a uma régua de tomadas por meio de um temporizador.
Isso pode causar alguma sobrecarga?
Desculpem, não entendo nada de eletrônica.
Atenciosamente,
rocka
Wolf_XL
...não vejo sentido nisso — ligar dois ampliadores a um temporizador. Afinal, você provavelmente só vai colocar papel sob um dos aparelhos... Na pior das hipóteses, primeiro você queima os contatos do relé, já que eles provavelmente não foram projetados para essa potência, e, segundo, você também pode ter problemas com a luz do segundo ampliador. Se trocar os cabos for muito trabalhoso para você, deveria pelo menos instalar um interruptor em cada cabo de conexão — assim, você pode usar uma tomada múltipla. No entanto, esse esforço dificilmente faz sentido...
Stagirit
Tenho que concordar com o Wolf_XL, isso não faz sentido.
Além disso, depende do consumo de energia dos ampliadores (ou seja, a potência das lâmpadas); o valor máximo que o temporizador pode suportar está indicado na parte inferior ou diretamente na saída. Então, você precisa somar a potência das duas lâmpadas e, assim, poderá avaliar se isso é viável ou não.
Se fizer sentido instalar os dois ampliadores (por exemplo, um P&B com condensador e o outro com cabeça de mistura de cores), eu compraria um segundo temporizador.
Richard
Olá, rocka,
Não posso deixar de concordar com os comentários anteriores. Usar dois ampliadores ao mesmo tempo não faz sentido. Além do problema da luz difusa, considero um absurdo expor duas folhas de papel simultaneamente. Afinal, os negativos deveriam poder ser revelados com o mesmo tempo de exposição. Nesse caso, trocar o negativo em um único ampliador não seria um fator de tempo tão significativo.
Deixar o segundo ampliador funcionando em “vazio” simplesmente não faz sentido devido à luz difusa desnecessária que isso gera.
Se for uma questão de trocar as conexões, monte um painel de comutação com tomadas de parede ou simplesmente instale interruptores intermediários nos cabos de alimentação. Assim, você não precisa mais se preocupar com o seu temporizador, que será sempre acionado apenas por um ampliador. Embora, na verdade, eu ache isso um desperdício de tempo.
Atenciosamente,
Richard
Oleksander
Olá,
O temporizador suporta uma carga de cerca de 6 A, então não vai queimar nada; fora isso, não acho que seja uma boa ideia.
Basta conectar uma régua de tomadas ao temporizador e desconectar o amplificador que você não vai usar; talvez o amplificador também tenha um interruptor, e nesse caso não haverá nenhum problema.
Oleksander
Gast
Oi, Rocko,
Presumo que os dois ampliadores não estejam ligados ao mesmo tempo. Nesse caso, não há problema; às vezes isso faz sentido, por exemplo, quando se ampliam formatos de filme diferentes, pois não é preciso trocar sempre a lente, o condensador, a mesa de negativos etc.
Atenciosamente
Hal