Foi uma semana frustrante. Já fotografei a maior parte do Fomapan 400 e estava um pouco preocupado.
Comecei a suspeitar do ATM49, a única outra variável na minha configuração. Nunca tinha usado o ATM49 antes.
Eu estava até a ter manchas com o filme ADOX 400, que supostamente é o HP5, um filme que uso muito e com o qual nunca tive esse tipo de resultado. Definitivamente, não ficou tão evidente com o ADOX 400. Os filmes FOMA deram muito trabalho para limpar. Com o ADOX, não foi assim.
Então, hoje fotografei e revelei um rolo em HC110. Claro, não é de grão fino, mas os negativos ficaram impecáveis. Há algo aqui que não combina bem com o ATM49. É uma pena, porque, fora isso, os resultados são realmente bons.
Acho que não gostaria de usar o HC110 como revelador padrão para o Fomapan 400, embora já tenha impresso algumas fotos e elas tenham ficado ótimas. O grão está presente, mas isso não me incomoda muito.
Provavelmente vou experimentar o D76 e o Xtol. Não vou usar o Xtol se ele não puder ser diluído.
Mesmo assim... gosto desse filme. Fiquei satisfeito ao ver que o problema das manchas não era inerente ao filme, mas sim resultado de uma combinação de fatores.
[font=Garamond]
Olá, sou novo neste fórum e estou muito feliz por tê-lo encontrado. Também tenho pensado em experimentar o Fomapan 400, como substituto do APX 400. Seus resultados no ATM49 parecem realmente impressionantes. Assim como você, não acho que o HC-110 seja a melhor opção para ele.
Experimentei o Fortepan 200 no HC-110 (1:50 a partir da solução concentrada) e, embora o grão não tenha sido um grande problema, os tons simplesmente não me agradaram. Talvez eu devesse ter tentado o RODINAL ou (meu padrão) o RODINAL Special (também conhecido como Studional). Esse revelador é simplesmente maravilhoso. Grão fino e tons lindos.
Em que papel você está imprimindo? Estou com apenas 10 folhas restantes de Agfa MCP 16x20 e tenho testado o Foma; embora ele certamente não tenha o contraste inerente, ou “agressividade”, há alguns detalhes de sombra interessantes que ficam melhores com ele.
Aqui está um exemplo do Fortepan em HC-110. A câmera é uma Rolleiflex 3.5E Planar 75 mm.
Rolleijoe