Canon-AE1
Olá a todos.
?
Como vocês medem exatamente a temperatura do revelador? Hoje, depois de dez minutos de revelação, coloquei o termômetro dentro do tubo da lata e percebi que a temperatura subiu de 18 graus, quando comecei a encher, para 21 graus! No verão, coloco sempre a minha lata sobre uma bolsa de gelo grande durante os intervalos de agitação, o que aparentemente não adianta nada.
Como vocês lidam com isso?
?
Abraços
Bonderer
Tenho o processador TAS e, por isso, não manuseio as latas diretamente. Quando perguntei à AGFA, me disseram que os primeiros minutos são decisivos e que o revelador certamente não vai aquecer tão rápido assim. O importante é a temperatura de enchimento. Afinal, como se poderia manter a temperatura constante durante um revelamento por inclinação?
Se isso fosse tão dramático, só seria possível manusear os filmes em condições de câmara climatizada e com luvas térmicas, o que seria mais do que impraticável.
Revelador com RODINAL, mas, graças ao TAS, sem contato manual. Meu laboratório fica bem quente no verão e bastante frio no inverno, porque não é muito aquecido. Não notei diferenças, e também não posso me dar ao luxo de fazer isso pelo meu amigo, já que ele é fotojornalista.
Eu diria que os processos fotográficos hoje em dia são tão estáveis que tais variações para mais ou para menos, depois que o revelamento já começou, não têm nenhum efeito ou têm apenas efeitos mínimos.
highscore
Bem, concordo com a experiência da Analoger
Aqui em casa, no verão, as temperaturas costumam chegar a 30 °C!
Mas tudo bem.
Quando a minha lavagem atinge os 20 °C, eu a revelo.
No entanto, não notei diferenças entre o verão e o inverno.
Isso certamente seria detectável por meio de medições.
Mas seja como for, vamos ao segundo ponto.
A compensação ocorre inconscientemente durante o aumento.
E eu não faço revelações de longa duração com, por exemplo, RODINAL homeopático de qualquer maneira.
(mas revelação de cores à temperatura ambiente?? hmmm, eu deveria tentar isso)
Atenciosamente,
highscore
ThomasPauly
Normalmente, trabalho a 24 graus. Essa temperatura é fácil de manter mesmo na estação quente. É mais fácil aquecer o ambiente no inverno do que resfriá-lo no verão. Não notei nenhuma diferença de qualidade em relação aos 20 graus nos reveladores que utilizo (D-76, Perceptol, SILVERMAX). A redução do tempo de revelação, geralmente de 25 a 30%, é um efeito colateral agradável.
€
Atenciosamente
€
tepe
grommi
Acho que um banho de água fria em uma tigela pequena já ajuda bastante no verão. Assim, dá para fazer isso sem precisar de nenhum equipamento sofisticado. Fora isso, compenso o tempo de revelação em 10% por cada grau de variação, o que, para mim, é preciso o suficiente.
jonny
Suponho que se trate do RODINAL (por que mais alguém iria querer revelar a 18 graus?) em combinação com tempos de revelação superiores a 10 minutos. Esse problema poderia ser evitado ajustando-se o tempo de revelação à temperatura ambiente (por exemplo, 20 graus na primavera/outono/inverno, verão, se necessário, 24 graus) e o ajuste correspondente dos tempos, ou simplesmente “deixar a temperatura flutuar” (T-entrada 18° -> T-saída 22° = tempos como para 20?), mas o RODINAL deve/precisa, aparentemente, ser revelado a frio para que suas vantagens sejam valorizadas. Portanto, se for mesmo necessário manter uma temperatura constante de 18 graus, você deve levar em conta o seguinte:
A bolsa de gelo não adianta nada, porque a transferência de calor da bolsa para a lata é ruim. A área de contato é pequena e o ar é um mau condutor de calor. Além disso, você resfria a lata de forma desigual (pela parte de baixo). Você precisa de um recipiente o maior possível (pia de cozinha, melhor ainda uma cuba de plástico menor) com água fria a cerca de 18 graus (no meu caso, a água da torneira ainda sai a 17 graus e eu não moro em Hamburgo) ou água gelada (cubos de gelo), no qual você coloca a lata, se não estiver prestes a desmaiar. Isso deve ser suficiente para manter a temperatura estável. Um teste sem filme (com carretéis e água no lugar do revelador) pode fornecer mais informações, se necessário.