AlexFischer
Olá,
Fiz um teste com um filme Kodak Ektagraphic, expondo-o e revelando-o com Acutol, mas infelizmente obtive apenas um rendimento de cerca de 3 ASA.
O resultado, no entanto, é digno de nota e não fica atrás do Copex e similares.
Vocês já realizaram testes semelhantes? Quais são suas experiências?
P.S. Coloquei na galeria uma foto que, admito, não ficou muito boa, e um recorte ampliado cuja qualidade não é muito superior; talvez isso incentive alguém a experimentar.
Atenciosamente,
Alex
MirkoBoeddecker
Infelizmente, com um rendimento de apenas cerca de 3 ASA
é por isso mesmo que se precisa do Gigabit, do Nanospeed ou do ADOTECH.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Alex,
Você já tentou revelar o Ektagraphic no revelador Nanospeed? Nesse caso, ele deveria, em teoria, atingir os 11 DIN (10 ASA).
De resto, concordo com o Mirko.
Roland
AlexFischer
@Roland
@Mirko
Vou levar em conta o revelador Nanospeed no meu próximo pedido e testá-lo.
3 ASA é, claro, pouco. Mas, se considerarmos a área de aplicação do Copex e similares, ou seja, imagens de alta resolução de paisagens e arquitetura, esses 3 ASA ganham um novo sentido.
Afinal, o tripé e o disparo antecipado do espelho são obrigatórios de qualquer maneira. E se a foto for tirada em 1/30 s ou em 1/2 s, isso não faz muita diferença.
O máximo que pode causar problemas é a sensibilização ortocromática, mas talvez seja justamente esse visual especial que se deseja.
De qualquer forma, é uma alternativa.
Atenciosamente,
Alex
Gast
Alex,
tudo bem, mas o verdadeiro mérito do Gigabit, dos conjuntos de faixas ou do ADOTECH é conseguir levar esses filmes para 20 ou 40 ASA com perfeita precisão de tons intermediários e contraste normal.
O Acufine ou o HC 100 simplesmente não conseguem isso, mesmo que seja possível suavizar o filme com eles, como você diz.
O material fotográfico em si não é mais barato na Kodak do que na Copex.
Se você gosta do visual da Kodak e quer mais sensibilidade, experimente o Imagespeed ou o Nanospeed.
Fora isso, estamos do mesmo lado. Eu também escrevo sobre o CMS que a sensibilidade não deveria ser maior, pois só com abertura de f/1,4 uma lente consegue resolver aproximadamente o que o filme consegue e, com luz normal, eu já chego a 1/500 de segundo...
Atenciosamente,
Mirko
Gast
O tripé e o disparo antecipado com espelho são, então, necessários e obrigatórios. E se a foto for tirada em 1/30 s ou em 1/2 s, isso não faz muita diferença.
[right][post="6252"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Surge então, naturalmente, a questão de se deve tentar a todo custo extrair o máximo desempenho de um selo ou se não seria melhor montar uma câmera de formato um pouco maior no mesmo tripé. Com 6x6 ou mais, você supera qualquer documentário, por mais incrível que seja, sem nenhum esforço.
Martin
MirkoBoeddecker
Martin,
é por isso que oferecemos o CMS apenas em filme 35mm.
Esses processos (alta resolução) são para quem não quer nada além de MF.
Afinal, as câmeras MF são mais pesadas e maiores, e capturam menos imagens no rolo, etc.
Portanto, quem decidiu extrair o máximo do filme 35 mm usa esses rolos.
Quem não se importa em carregar MF ou GF dá risada disso.
Sem esquecer: quem tem apenas um scanner de 35 mm não pode trabalhar com MF.
Atenciosamente,
Mirko
Stagirit
Mas, em caso de emergência, posso me proteger atrás da minha Mamiya.
Quando se amplia uma foto de formato 35 mm para 24x30 (o que daria um fator de ampliação de 100:1), ela perde bastante contraste; filmes com baixa sensibilidade ficam logo de fora.
Gast
Martin,
A honra a quem a honra é devida (formato médio e grande), mas também acho simplesmente maravilhoso quando consigo ampliar negativos de 35 mm para 30x40 sem notar granulação significativa do filme.
Estou pensando em caminhadas, festas populares etc., onde esse tipo de material é praticamente ideal.
Roland
Stagirit
É claro que dá para exagerar.
Quando saíamos para caminhar com meu pai, às vezes levávamos a Nikon F3 com suas lentes, uma Mamiya 645 e, ocasionalmente, a Master Technika. É aí que ter três filhos (ou mulas) faz toda a diferença.
E, claro, a “queridinha” para os galhos que aparecem na foto.
Um grão fino é ótimo*, mas o negativo ainda precisa ser imprimível e, em algum ponto, a densidade e o ampliador chegam ao limite.
Uma SLR de dois olhos é ótima para caminhadas e festas populares. Só posso recomendar; depois de um breve período de adaptação, é muito divertido.
*Mas eu, pessoalmente, gosto justamente de um grão elegante, que dá às fotos um charme especial. Que vejam, então, que se trata de uma fotografia, com todas as suas imperfeições e sem ser perfeita demais.
AlexFischer
Olá,
Não era minha intenção iniciar uma discussão acalorada sobre MF, GF, etc...
Pessoalmente, tenho cerca de 40 câmeras; há de tudo, desde a Canon Demi até a Mamiya C330.
O material fotográfico vai desde o filme de tela de raio-X Orwo, passando pelo antigo Foma F21, até materiais de alta tecnologia como o Imagelink.
E eu sempre acho fascinante como é possível tirar excelentes resultados (e fracassos totais) de todos esses materiais.
Aí a gente tenta coisas como suavizar o Ektagraphic ou aumentar a sensibilidade do HP5 para 6400.
E não consigo conter um sorriso malicioso quando um fotógrafo digital (Yakumo 5000 megapixels com zoom de 12x) vê uma cópia tirada com uma câmera de 5 euros comprada no eBay.
Embora o Stagirit tenha, naturalmente, toda a razão ao dizer que nada pode ser substituído por um formato ainda maior. :lol:
Atenciosamente,
Alex
Wolfgg
Quem tem um carro sabe que, para obter o máximo desempenho, a maneira mais fácil e também a mais saudável ainda é aumentar a cilindrada. Nossos antepassados já sabiam: quem quer levar o melhor material de base para o laboratório deve escolher a câmera que ainda consiga carregar. Cada um precisa ter clareza do que almeja. Quem se importa apenas com a nitidez pode usar de forma direcionada “pastores de imagens” como grão e alto contraste e, por exemplo, ficar satisfeito com TMax400/RODINAL e KB. Quem, por outro lado, é apaixonado por Polywarmton e quer literalmente inundar o observador com os tons ocultos ali, para esse a regra é implacável: para filmes em torno de 21 DIN, escala máxima de ampliação de 4 linear; para filmes de traço habilmente suavizados, no máximo 8 linear. Aqui, o formato mínimo de captura é sempre determinado pelo tamanho do produto final, e o usuário de KB chega ao limite dos “filmes normais” já a partir de 13x18 cm.