Olá e obrigado a vocês dois!
Sobre o RODINAL: Ok, então foi porque não saiu mais nada que prestasse. Fiquei cerca de 1 hora ao telefone... Como meu RODINAL acabou depois de preparar a solução, não pude testar um segundo.
Resta, então, a pergunta: o que acontece com o filme quando se usa um revelador para papel?
Hrmmm.... Não entendo nada desses filmes — daí minha abordagem ingênua. Fiz uma ampliação. Tratei o filme como se fosse papel. A imagem/“diapositivo” (13x18) parece até razoável — até um pouco suave. (O negativo tem contraste extremamente forte, tive que ajustar todas as cópias para ~0,5-1 — exposição ruim da minha parte)
Revelei a coisa a olho nu e realizou a exposição de forma extremamente aproximada. Por isso, a observação sobre o contraste não é realmente significativa (?). Mas se esse material deve ser “mais acentuado do que filmes lith”, então algo está errado aqui — desde que eu esteja entendendo corretamente o que são filmes lith.
Conheço os litografados apenas como contrastes extremos, com negligência dos tons de cinza intermediários — será que nos filmes é parecido? O filme deveria, portanto, ser mais preto
e
branco do que preto/branco — ou seja, na verdade não possuir tons de cinza? Será que esse material é tão antigo que a emulsão (?) fica mais suave?
Simplesmente digitalizei o “diapositivo” com um fundo branco.
Dia
Se eu estiver entendendo algo totalmente errado aqui em relação à reprodução — me esclareçam ou me deem links onde eu possa encontrar algo sobre isso ou palavras-chave para eu pesquisar :lol: Obrigado
Atenciosamente
Sebastian