Stagirit
Alguém ainda tem a ficha técnica em PDF do RODINAL?
Infelizmente, a Agfa retirou-a da internet.
Preciso dos valores de pH para as diluições 1+25 e 1+50 e, se possível, também dos tempos de revelação para o Neopan 400.
Wolf_XL
...provavelmente ainda tenho isso guardado em algum lugar no laboratório — vou dar uma olhada hoje à noite.
cfb_de
Olá, Stagirit,
tabela de tempos
e dados técnicos dos produtos químicos SW.
Não tenho mais nada, mas talvez isso ajude.
Atenciosamente,
Franz
Stagirit
Muito obrigado!
Infelizmente, as fichas técnicas da Agfa não indicam os valores de pH.
Então vou usar água destilada e torcer para que dê tudo certo.
Quero revelar um Neopan 400 na sensibilidade nominal; se usar a curva do Super Prodol, o tempo de revelação é de 5 minutos e 45 segundos a 20 °C.
Isso é aceitável?
Normalmente, eu revelo o Neopan apenas em Microdol, mas meu “rabo de gato” acabou.
Wolf_XL
Olá, Stagirit,
Também não tenho o que você está procurando — só tenho a tabela em inglês, na qual também constam os tempos de 1+100. Não há valores de pH nessa tabela...
Wolfgg
Por que você quer saber o pH do RODINAL? Isso só é necessário, no máximo, na revelação do E6, para que a cor não se espalhe descontroladamente.
Stagirit
Quando abro uma garrafa velha que está aberta na geladeira há um ano (não era minha), prefiro verificar o valor do pH.
Quando preparo eu mesmo, faço isso por princípio.
Descobri o seguinte:
reveladores alcalinos como o RODINAL ficam entre 10 e 11
reveladores de grão fino como o MICRODOL ficam em 6,5
Imprimi as fichas técnicas imediatamente e as arquivei, muito obrigado mais uma vez por isso.
piu58
Quando abro uma garrafa bem velha que está aberta na geladeira há um ano (não era minha), prefiro verificar o valor do pH.
Quando preparo eu mesmo, faço isso por princípio.
[right][post="6150"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
O RODINAL contém potássio hidróxido concentrado. O concentrado deve ter valores de pH em torno de 13...14 e provavelmente decompõe a maioria das tiras de teste e substâncias.
Stagirit
O pH está entre 10 e 11; o rolo foi revelado e, à primeira vista, ficou muito bom. Só vou fazer as cópias no fim de semana, no mínimo.
Wolfgg
No entanto, o valor do pH não revela se o agente antioxidante presente no revelador (geralmente sulfito de sódio ou sulfito de potássio) conseguiu manter o oxigênio atmosférico afastado da substância reveladora propriamente dita até o fim. Isso só pode ser comprovado por um revelador de teste. Mas, pelo que li, você já obteve sucesso.
Wolf_XL
...bem, no caso do RODINAL, talvez eu ficasse preocupado se ele tivesse ficado parado por trinta anos... ;-)
Stagirit
Nunca se tem segurança absoluta. Isso já é proibido pelo santo Murphy.
Normalmente, não trabalho com RODINAL. Prefiro usar reveladores preparados por mim mesmo.
Mas vou levar um para as próximas férias; quero revelar o Ilford SFX logo, para que não fique guardado por muito tempo.
cfb_de
Olá, Stagirit,
No que diz respeito ao valor do pH, concordo plenamente com o Wolfgg e o Uwe. Se o concentrado realmente tivesse pH 13, seria de se esperar um pH de aproximadamente 11 para uma diluição de 1:100.
No entanto, as tiras de teste que vocês aparentemente utilizam apresentam um erro de quase +/-2 pH. Infelizmente, o olho humano é daltônico demais e tem pouca capacidade de distinguir contrastes.
Mas isso não significa nada, porque o valor do pH e o estado de oxidação da substância reveladora têm tanta correlação quanto o Papa em Roma com o ato prático de gerar filhos.
Meu RODINAL, que abri especialmente para vocês (está aqui desde 2003), tem — recém-titulado — pH 11,9. Mas isso também não diz muita coisa, já que, na prática técnica, uma variação maior é normal para esses produtos. Mas é sempre bom poder aplicar uma medida e voltar ao ofício que estudamos :-)
Sobre o Wolf_XL: um RODINAL de trinta anos, preto como carvão e com sedimentos no fundo, na verdade ainda deveria servir como novo. A situação só se torna crítica com mais de 60 anos. E mesmo essa garrafa, guardada no sótão desde o final dos anos 50, ainda servia tão bem quanto um R09 novinho em folha, com coloração significativamente mais clara e, consequentemente, menor oxidação. Acabei de usar essa herança e vendi a garrafa vazia, junto com o Reichsgeier, para a Grã-Bretanha. Por um bom dinheiro. Às vezes, vale a pena herdar até mesmo coisas que normalmente iriam para o lixo.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
Uma pergunta bem diferente, já que estamos falando do RODINAL. Vou viajar para o Egito no fim de semana. O laboratório especializado que escolhi lá apresenta bastante variação no processo SW, e os reveladores só são vendidos em tanques de 10 litros para grandes laboratórios, por isso vou levar meu próprio revelador.
Mas será que é permitido transportar no avião um produto tão alcalino quanto o RODINAL?
Afinal, há a advertência “corrosivo” na embalagem, e isso, na verdade, não pode ser transportado no avião. Caso contrário, eu usaria um revelador de equilíbrio menos agressivo, mas o RODINAL seria minha primeira escolha.
A propósito, meu manual de fotoquímica de 1957 afirma que o RODINAL, sem diluir, tem pH 12,3.
Samuli
Stagirit
Bem, o RODINAL não precisa estar necessariamente na garrafa original. :angry: