vizzo
Olá,
Comprei papel de tom quente da Bergger. Revelo em um laboratório que normalmente usa reveladores de papel Agfa NEUTOL ou Ilford Id-11. Agora, minha dúvida é se consigo obter esse tom quente com esses reveladores ou se preciso usar um revelador específico para conseguir esse efeito marrom. É possível obter esse efeito marrom com o Dokumol? Se não, quais reveladores posso usar?
Atenciosamente,
David
Gast
Olá, David!
O ID-11 não é um revelador para papel; ele é usado para revelar filmes...
E mais: o Dokumol não é um revelador de tons quentes!
O tom quente é obtido (em emulsões de clorobromossilver, ou seja, “papéis de tom quente”) com um revelador especial para tons quentes, por exemplo, o Agfa NEUTOL WA; a Amaloco também tem um, assim como a Moersch, etc. Na maioria das vezes, isso permite obter um tom de imagem quente, com uma leve tendência para o esverdeado ou para o acastanhado. De modo geral, o tom da imagem em papéis de tom quente é muito mais fácil de controlar através do revelador. Também os tons frios são mais facilmente obtidos com reveladores de tom frio especiais (por exemplo, LP Brom 3, Moersch Cold, etc.) em papéis de tom quente (e não, como seria de se esperar, em papéis de tom neutro e frio, que reagem muito menos bem a diferentes reveladores).
Pessoalmente, até agora tenho gostado muito de trabalhar com Forte Polywarmton ou Agfa MCC111 com Agfa Neutol WA — ambos deixarão de existir em breve (os estoques restantes ainda estão à venda, mas ATENÇÃO! — os preços, pelo menos do papel, estão muito inflacionados devido a especulações comerciais.
Nosso anfitrião aqui tem, além de belos papéis de tom quente, também toda uma linha de reveladores adequados!
Cordialmente, Johannes
Roman
Johannes, por que a linha Polywarmtone da Forte vai deixar de ser comercializada em breve?
David, a maioria dos papéis de tom quente (como o seu Bergger, que também é da Forte) tende a ficar com um tom levemente verde-oliva nos reveladores de tom quente comuns (esse é o tom clássico que geralmente se descreve como “preto quente”). Para tons marrons, recomenda-se uma tonalização posterior com sépia ou uma viragem ao selênio.
No entanto, também existem reveladores especiais (por exemplo, da Moersch) que produzem diretamente tons marrons.
Roman
WHZ
O que você quis dizer com “em breve, nenhum dos dois vai existir mais”? Isso se referia ao Forte ou apenas ao Agfa com NEUTOL? O NEUTOL poderia continuar existindo, se a a&o achar que faz sentido.
Abraços,
Wolfgang :angry:
MirkoBoeddecker
Especificamente:
Moersch Warm
Moersch Sepia
Moersch Separol WA
Tetenal Variospeed W
Fomatol
Agfa NEUTOL WA (desde que esteja disponível no momento).
Como alternativa de papel para Forte ou Bergger: ADOX Polywarmton.
Preste atenção ao tempo de revelação/temperatura nos papéis Warmton!
Se você não mantiver esses parâmetros constantes, o tom muda e as imagens ficam diferentes.
Atenciosamente,
Mirko
vizzo
Olá,
antes de mais, obrigado. Então isso significa que, se eu usar outro revelador, como indicado aqui, esse tom quente não terá efeito.
Atenciosamente
Gast
Roman,
é claro que me referia ao MCC111 e ao revelador NEUTOL, e não ao papel Forte; espero que esse continue sendo vendido por muito tempo ainda!
Um abraço! Johannes
Gast
Então isso significa que, se eu usar um revelador diferente do indicado aqui, esse tom quente não terá efeito.
Não é bem assim. Cada combinação de papel e revelador tem um resultado um pouco diferente.
Assim, o papel de tom quente ficará diferente no revelador de tom neutro do que o papel de tom frio no mesmo revelador.
Mas se você quiser uma diferença bem visível, use um dos que o Mirko mencionou.
Atenciosamente
Martin
Wolfgg
Vizzo: o melhor é você ganhar experiência com as combinações que o Mirko mencionou. Depois, você mesmo pode fazer suas próprias experiências. Eu, por exemplo, gosto muito do Polywarmtone com um revelador neutro; isso resulta em um tom quente suave.