SamuliSchielke
Acho que o Mirko deveria providenciar a alteração da informação no catálogo que diz que o Fomabrom Variant é “condicionalmente apto para lith” e que é preciso contar com 30 minutos. Acabei de fazer hoje a primeira impressão lith com o Fomabrom Variant, e o resultado é simples, rápido e bonito. A 24 graus, a impressão leva menos de 4 minutos.
O Fomabrom Variant revela em lith de forma muito semelhante ao Fomabrom Festgradation. Luzes bonitas e discretas (na gama bege-ocre-umbra) e, dependendo da diluição e da exposição, sombras finas e diferenciadas ou grossas e intensas. As proporções de mistura e os fatores de exposição podem ser adotados diretamente do Fomabrom Festgradation, mas os tempos de exposição não, pois o Fomabrom Variant é um pouco mais rápido que o Festgradation (500 ISO em vez de 400).
Moersch Lith Masterset, 1000 de água, 25 de A e 25 de B, nada de C nem D. Superexposição de 1 1/3 a 1 2/3 de stop (1 2/3 = luzes mais intensas, 1 1/3 = mais contraste). Com essa combinação, as sombras ficam muito bem detalhadas, o grão ainda é muito fino, mas as luzes já apresentam uma bela coloração. Eu revelei uma folha em Variant e outra em Festgradation normal, com o mesmo tempo de exposição. No Variant, as sombras parecem ter um grão um pouco mais fino do que no Festgradation, mas isso também pode ser devido à diferença de sensibilidade. Para sombras extremamente intensas, pode-se tentar com 750 de água, 25 de A e B, 2,5 de C e 10 de D, para realizar uma superexposição de 4 stops. Ainda não tentei no Variant, mas no Festgradation isso resulta em sombras extremamente intensas.
Conclusão: recomendo vivamente. Adequado também para iniciantes!
Samuli
WolfgangMoersch
É verdade, acho que é especialmente adequado para iniciantes. Um papel muito fino, que oferece grande versatilidade no processo, desde um resultado nítido e definido até um acabamento sem granulação. Ao contrário da versão PE (que tenho aqui, já um pouco antiga), não requer sulfito, pelo menos não quando se trata de uma solução recém-preparada. Após a quinta impressão, pode-se adicionar um pouco de sulfito, se quiser que permaneça sem granulação; porém, com mais de 5 ml (20%) por litro, o resultado já não fica tão bom. Só com um excesso de A (ou solução esgotada) é que o resultado pode ficar forte. Em comparação direta, o Baryt parece ligeiramente menos colorido que o PE, mas é possível — se desejado — alterar o tom para Nuances mais quentes com tempos de revelação mais longos, por meio de uma quantidade ligeiramente maior de luz e uma diluição mais forte do revelador, ou através de uma adição maior de D.
Em comparação com a gradação fixa do Fomabrom, a diferenciação das sombras me parece mais fácil, sem precisar abrir mão das sombras profundas. No geral, temos aqui um papel que só exige que você faça de tudo de cabeça para baixo se quiser que dê errado.
Este papelzinho é extremamente agradável, inclusive para a técnica convencional!
MirkoBoeddecker
gerado.
Vou fazer essa alteração e testar novamente na próxima semana.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Samuli!
Além do meu e-mail particular mais detalhado, gostaria de fazer mais um comentário “público”:
Mais uma vez, muito obrigado pela sua ajuda amigável! Entretanto, consegui revelar em lith com o fomabrom usando a sua receita. Meu erro foi, obviamente, a temperatura do processo: a 24 graus funciona rápido e bem, a 20 graus demora um pouco (parece que minha paciência me abandonou nas primeiras tentativas!). No entanto, consigo (novamente com paciência!) o mesmo resultado com o revelador Calbe lith (e não preciso de aditivos). E se for para ficar sem granulação, basta adicionar um pouco de sulfito de sódio (que tenho aqui em casa).
Também achei interessantes suas observações sobre o comportamento do Fomabrom Variant na litografia — dá vontade de experimentar!
Atenciosamente, Johannes
Roman
Já há exemplos em fotos? A diferenciação de sombras é tão boa quanto a do Fomatone? Há algum tempo venho procurando algo com menos cor (que o Fomatone), que não tenha um contraste tão forte (como o Maco RC-F), mas que, ao mesmo tempo, não se perca completamente nas sombras (como o Polywarmtone).
SamuliSchielke
Desculpe, gostaria de enviar exemplos em imagem, mas não tenho um scanner disponível. O resultado é menos colorido (na verdade, bem do meu gosto) e não chega a ser agressivo (a menos que seja essa a intenção), mas não se consegue um traçado de sombras tão delicado quanto no Fomatone. O Fomabrom, pelo menos na minha impressão de teste, sempre parece um pouco áspero. Digamos que as sombras sejam relativamente diferenciadas.
Gast
Olá, Samuli!
Já existem valores (de referência) para o Fomabrom Variant na química Moersch Easy-Lith? Ou talvez também para o Fomabrom-Festgradation?
Se você ainda não experimentou, com qual proporção de mistura você começaria? Afinal, o Easy-Lith já contém, por padrão, mais brometo do que a química do Masterset. O que você faria: a mesma diluição que você indicou para o Masterset, mas com uma superexposição mais forte???
Agradeço antecipadamente pelas suas respostas! É claro que também fico feliz com as respostas e opiniões dos outros participantes do fórum; ficaria especialmente contente com um comentário do Sr. Moersch!
Com os melhores cumprimentos! Johannes
SamuliSchielke
Johannes,
Pelo menos no Masterset, consegui aplicar diretamente as configurações da gradação fixa para o Fomabrom Variant.
A propósito, não recebi nenhum e-mail seu. Será que se perdeu no caminho?
Samuli
PhilippReichmuth
Só para esclarecer uma dúvida: na revelação em lith, faz alguma diferença se eu uso papel de gradação fixa ou de variação de contraste?
Philipp
Gast
Pergunta interessante do Phillipp.
Nunca fiz uma série de testes propriamente dita. No papel de conversão de contraste (Foma), revelo em lith sem filtro; nunca testei se a filtragem produz resultados diferentes.
Já o papel bárico (com as mais diversas gradações, desde os mais antigos até os relativamente antigos) mantém sempre o mesmo caráter, mesmo com a mesma composição química. As mudanças visíveis são mais marcantes devido a diferentes tempos de exposição ou composições químicas do que por diferentes gradações. Todas as afirmações se referem ao Easy-Lith.
Como disse, nunca testei isso de verdade, são apenas observações baseadas na experiência. Mas talvez alguém tenha se dado ao trabalho de fazer isso.
Atenciosamente,
Ronald
Gast
Olá, Samuli,
Olá a todos do fórum!
Uma pergunta básica: vocês realizam a exposição do papel de gradação variável para o processo de litografia com filtro ou com luz branca?
Agradeço desde já pelas respostas!
Atenciosamente, Johannes
WolfgangMoersch
Normalmente, não é necessário usar filtros. Somente no caso de negativos muito finos é que pode ser vantajoso usar um filtro magenta.
Gast
Sr. Moersch,
Muito obrigado pela resposta rápida!
Mais uma pergunta: quais são as recomendações de diluição para o Moersch Easy-Lith e o Fomanrom Variant?
Atenciosamente!
J.R.
WolfgangMoersch
Ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas as primeiras impressões sobre este artigo são animadoras (para dizer o mínimo). É claro que tudo isso não é necessariamente comparável a relações interpessoais, pois uma confusão hormonal provavelmente está praticamente descartada; no entanto, a expectativa e a disposição para se envolver são certamente muito altas diante das raras inovações, e isso pode levar a uma cegueira parcial na euforia inicial — assim como na vida real.
Em comparação com a graduação fixa, os resultados da litografia já são muito semelhantes. Na litografia, um papel VC não apresenta, na verdade, grandes vantagens. Se o Variant é realmente melhor do que a graduação fixa, ainda não posso avaliar, pois a graduação fixa com a qual (ainda) trabalho está aqui há cerca de oito anos — e não piorou nesse período. Portanto, não se pode descartar que a vantagem da emulsão Variant se deva apenas a uma variação de fabricação perfeitamente normal. Parece (portanto) que a variante Variant tem um grão um pouco mais fino; fora isso, o comportamento no processo e o tom da imagem resultante são praticamente os mesmos. A vantagem estaria, portanto, (apenas) na versatilidade. Usei a gradação fixa quase exclusivamente para revelar em lith; o VC é uma alternativa para trabalhos convencionais.
A diluição dos reveladores lith (independentemente da origem) parece não ter grande influência no resultado. É claro que, também aqui, quanto mais luz e quanto mais diluído o revelador, mais colorido fica o resultado, embora a amplitude de variação do tom da imagem em papéis de brometo de prata seja bastante reduzida. O quadro é diferente no que diz respeito à gradação: quanto mais diluído o revelador, mais acentuado é o efeito de litografia — o que também é normal.
Em comparação com a gradação fixa (madura) e, especialmente, com a variante de emulsão PE, a variante de barita VC (testada) tem duas vantagens: ela tem grãos mais finos (se for necessário um efeito mais forte, basta usar um leve excesso de solução A) e a gelatina é menos sensível a tempos de revelação longos (minha primeira impressão!). No tempo de revelação superior a 9-10 minutos, observa-se na gradação fixa (da que tenho em mãos) uma tendência à formação de rachaduras na gelatina (manchas transparentes no estado úmido); na variante VC, isso parece ocorrer de forma significativamente menos intensa.
Eu realizo a diluição do Easylith de acordo com minha preferência, de 1+10 a 1+40. À temperatura ambiente (18-21 °C), o tempo de exposição deve ser calculado de forma que o processo de revelação leve de 7 a 10 minutos. Ao aumentar a temperatura para 26 até no máximo 30 °C, os tempos ficam entre 4 e 6 minutos, sendo que não é essencial manter a temperatura, pois o revelamento é feito a olho nu.
Assim como em todos os outros papéis, não é necessária a filtragem de gradação se a amplitude de contraste do negativo estiver dentro de uma faixa razoavelmente normal (G 0 a G 4). Em negativos duros, um excesso de B ajuda; em negativos finos e sem contraste, um excesso de A. Em casos extremos (finos/sem contraste), pode-se filtrar com magenta; em negativos muito densos/duros, uma superexposição correspondentemente forte e um excesso de B podem ser a solução ideal, mas se isso não for suficiente (pois as sombras ficam difusas), recomenda-se um revelamento em dois banhos. Primeiro revelador Lith (forte) com tempos de revelação de 3 a 5 minutos para as sombras e, em seguida, um revelador normal diluído (1+20 a 1+300, dependendo do tipo) por um a três minutos.
Atenciosamente
wm
Gast
Sr. Moersch,
Muito obrigado pela sua resposta competente e detalhada! Isso mais uma vez demonstra a sua competência e a excelência da sua empresa!
Atenciosamente,
Johannes Rambauske
Gast
Olá a todos,
Agora também fiquei curioso sobre o banho duplo e gostaria de saber em que proporção devo realizar a diluição do Eukobrom.
Mais para 1:20 ou mais para 1:300??
Qual seria então o tempo de revelação? A revelação ainda é feita a olho nu, certo?
Por último:
Fiz uma pequena sessão de litografia no fim de semana e fiquei irritado com a minha falta de habilidade ou com o “Maco Multispeed brilhante” (Agfa MCP).
O MCP semibrilhante revela em lith um resultado excelente, mas com o Maco brilhante o tempo de exposição foi de apenas cerca de 10 segundos.
Aumentei a diluição para 1:27 (temperatura de cerca de 25 °C).
O resultado foram manchas escuras e muita dinâmica indesejada (escurecimento onde não deveria haver).
Eu realizei a superexposição em cerca de 2 a 3 stops.
Será que o erro está do meu lado ou o papel é assim tão caprichoso?
Obrigado pelas respostas
Patrick
Roman
Patrick,
se o MCP revela em lith ou não depende muito do acaso (ou do lote) — eu tinha um MCP bem antigo que não funcionava de jeito nenhum, depois, de vez em quando, um pacote que funcionava (conforme descrito no site da Moersch — foi por isso que me veio a ideia de tentar), e meu último pacote (comprado há cerca de um ano) também não funcionou...
SamuliSchielke
Há exemplos de imagens muito representativas de impressões lith em Fomabrom Variant no site
http://www.moersch-photochemie.de/
, na seção “Galeria” e, em seguida, “Exemplos de imagens em papel”.