huehnerhose
Olá!
Acabei de dar uma olhada em todos os produtos químicos que encontrei na escola. A receita para 13 litros de A300 parece ser a que mais me interessa ;)
Mas voltando à pergunta em si: tenho um “kit” de 1973 para revelação inversa em preto e branco. Não tenho nenhuma experiência com revelação inversa, mas, por curiosidade, com certeza gostaria de experimentar. Dá para “ver” de alguma forma se os produtos químicos ainda estão bons para uso? Ou há produtos químicos instáveis demais que se dissolvem com o tempo? Todos os saquinhos (exceto um) parecem estar em perfeitas condições e tudo ainda parece pulverulento — então acho que não entrou muita umidade.
O saquinho do revelador primário tem duas ou três manchas marrons e um dos saquinhos do banho reverso, que é feito de um tipo de plástico macio, contém uma substância marrom nojenta que, olhando de fora pelo saquinho, parece luvas de látex velhíssimas que se decomporam. Como os saquinhos do banho reverso estão selados dentro de um saquinho externo, ainda não dei uma olhada mais a fundo.
Minha pergunta: vocês acham que ainda dá para usar esse material? Será que alguém tem uso para exatamente esse kit de revelação reversa?
Atenciosamente
Sebastian
P.S. Vou listar novamente os nomes dos produtos:
A851 Fixador para revelação reversa
A842 Revelador secundário
A829 Revelador primário
A833 Banho reverso
A835 Banho de clarificação
kessler
Olá, Sebastian,
Acho que você ainda pode usar esse material. O chamado “banho reverso”, que na verdade é o banho de branqueamento no processo, deve ser dicromato de potássio e, se dissolver apresentando uma cor alaranjada, então ainda dá para usar. O banho de clarificação é sulfito de sódio puro.
Experimente, com certeza vai dar certo.
A propósito, para o filme Fomapan Diafilm, eu recomendaria um tempo de revelação inicial de cerca de 7 a 8 minutos.
Atenciosamente,
Martin
huehnerhose
Olá, Martin,
antes de mais nada, obrigado pela tua resposta e pela dica sobre o tempo de revelação do Fomapan. Como já disse, nunca fiz revelação inversa. Mas vou experimentar em breve. Acabei de usar um Fomapan T200 e revelei em D76 — não gostei muito do resultado à primeira vista. Por acaso você tem tempos de revelação para outros filmes “à mão”? Ou sabe onde eu poderia encontrá-los?
Muito obrigado,
Sebastian