Gast
Olá!
Tenho dois rolos de Fuji Neopan 400, um com uma exposição de 800 e outro com uma exposição de 1600.
Alguém poderia me recomendar um revelador que trate bem as sombras e não produza muitos grãos?
Muito obrigado!
Atenciosamente, Phil
skydl
Olá,
Posso recomendar o Amaloco AM74 para você.
Atenciosamente
Thorsten
PhilippeGrunchec
Os dois Neopans (400 e 1600) que eu gosto de usar costumam apresentar poucos detalhes nas sombras! Não exagere na revelação!
É verdade, o LP Supergrain / Amaloco AM74 é muito adequado.
Um revelador de dois banhos (Emofin, Diafine, MZB) também é altamente recomendado.
Gast
Microdol em plantio de mudas.
Roman
Para revelar com aumento de sensibilidade, não há nada melhor do que o A49 (por exemplo, aqui na loja) — ele tira o máximo de sensibilidade de qualquer filme com grãos muito finos e combina especialmente bem com o Neopan!
Minha segunda opção seria o XTOL (mas só está disponível em embalagens relativamente grandes e apresenta problemas de “morte súbita” quando preparado com água da torneira).
Não recomendo o Microphen para aumentar a sensibilidade do Neopan — ele produz um grão brutal com um contraste muito alto.
Gast
Muito obrigado pela dica!
Acho que vou tentar com A49 ou Xtol. Pelo menos com o A49, consegue-se um Neopan 400 com exposição normal muito bonito.
Atenciosamente, Philipp
PhilippeGrunchec
Como é o grão? O que muitas vezes me incomoda nos Neopans é o grão um pouco difuso ;)
Roman
Então experimente o RODINAL — ele produz um grão superdefinido, mas sem ser muito grosso, muito parecido com o TriX (EI 250, 20 °C, 9:30 min., agitação de 1 minuto).
O A49 produz, naturalmente, um grão levemente difuso (mas, por outro lado, muito fino); eu o usaria apenas para retratos na sensibilidade nominal, mas para aumentar a sensibilidade ele é ótimo, especialmente no formato médio, onde o grão fica praticamente invisível, e com o motivo certo, quando o desenho das sombras um pouco mais fraco não chama tanta atenção, mal se percebe que a sensibilidade foi aumentada. Eu gosto bastante de usar a combinação NP400 em EI 800, revelada em A49 1+1, 18 min. (20 °C, 1 min. de agitação) para retratos espontâneos com a Rolleiflex.
PhilippeGrunchec
Você está se referindo ao RODINAL 1+50?
Stagirit
Quando se trata de grãos com nitidez e aumento de sensibilidade, só posso mesmo recomendar o Microdol-X.
Fiz algumas fotos no museu e aumentei a sensibilidade de 400 para 800; o resultado ficou realmente excelente.
O Neopan revelado com RODINAL não me convenceu; a densidade ficou um pouco medíocre.
Também desaconselho o Microphen.
Aqui está um
exemplo
Roman
Sim, RODINAL 1+50 — desculpa, tinha esquecido que também existem outras diluições (mas que eu nunca uso... ;))
Gast
Olá!
Recebi hoje o meu tão esperado A49. Já dei uma experimentada e, à primeira vista, parece muito bom. Amanhã vou contar mais e colocar aqui uma foto digitalizada.
Muito obrigado desde já pelas respostas!