Gast
Olá, pessoal do fórum,
Alguém aqui já teve experiência com o Fomabrom Variant, que chegou recentemente ao mercado, e com o Splitgrade da Heiland? Com quais configurações é possível obter rapidamente a primeira tira de teste (útil!)?
Infelizmente, só poderei testá-los daqui a algumas semanas...
Atenciosamente!
Johannes
fotohuisrovo
Ainda não, mas pedimos ao Jürgen Heiland para testar o Fomaspeed Variant III e o Fomabrom Variant no Split Grade da Heiland. Ele fará isso na versão 2.5. Além disso, também foram testados alguns tipos de papel: Agfa MCP-MCC, Kodak etc.
Atenciosamente,
Robert
cfb_de
Olá, Robert,
Tenho uma opinião diferente sobre a questão da retirada dos documentos. Afinal, não sou só eu que provavelmente ainda tenho alguns MCP/MCC guardados.
Por favor, peça ao Sr. Heiland para esperar um pouco mais antes de retirar os documentos. Embora, na verdade, isso não me importe, já que (ainda?) não tenho um Splitgrade.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Até o verão, ele ainda não tem tempo para isso. Agora vou verificar se as emulsões são idênticas, pois com muitas variações isso não adianta nada.
O estoque do Split Grade está bem cheio, então ter menos papéis no mercado só dá trabalho a mais.
Atenciosamente,
Robert
P.S.: É claro que não é obrigatório fazer uma atualização; isso também depende dos papéis que você usa.
Gast
Olá a todos do fórum,
Fiz algumas experiências (sem pretensões científicas):
Com a configuração de graduação de divisão para o papel AGFA-PE, consegue-se chegar bastante perto dos tempos de exposição e da graduação do Fomabrom Var.III; no entanto — e isso deve ser o essencial da calibração — as alterações nos tempos não se ajustam às mudanças na graduação (deveriam). Mas, pelo menos, obtém-se logo de cara a primeira tira de teste (aceitável) — o resto é só um ajuste fino.
Atenciosamente,
Johannes
WolfgangMoersch
Configuração: Outros – sensibilidade média
NEUTOL WA 1+12: T -0,4 G +0,7
SE2 1+12: T -0,2 G +0,7
SE6 1+12: T -0,4 G +0,6
Tempo de revelação de três minutos em cada caso. Estes são os valores da minha prática, não uma calibração exata. Os valores estão tão próximos uns dos outros que formulações comparáveis permitem esperar valores de correção semelhantes.
Gast
Sr. Moersch,
Muito obrigado por nos fornecer esses valores!
Com os melhores cumprimentos de Salzburgo!
Johannes