Wolfgg
Mesmo que não se encaixe totalmente no tema do fórum de laboratório, vale a pena conferir. Já em 1909, um russo imortalizou seu país em cores, registrando, como era a única maneira possível na época, imagens RGB em três placas em preto e branco. Imagens incríveis:
http://www.damninteresting.com/?p=245
http://www.loc.gov/exhibits/empire/
Wolfgang
dr_megavolt
Obrigado pelo link, é realmente muito interessante; é incrível o que dá para extrair desses discos de 100 anos...
A propósito, acho que se encaixa muito bem — se um dia os rolos de filme Diaroll deixarem de existir, vou recorrer a isso... ;)
Roland
Gast
Isso é especialmente interessante, já que, na nossa imaginação, tudo naquela época era cinza ou cor de lama. Como a gente pode se enganar!
SamuliSchielke
O que aprendemos com isso? O presente deve ser fotografado em preto e branco para criar um efeito de distanciamento, mas o passado deve ser documentado em cores para parecer atual?
Stagirit
Com o diapositivo, não tenho as mesmas possibilidades de edição no laboratório que tenho com o preto e branco.
De resto, eu gostaria de trabalhar mais com cores, mas isso implica aceitar compromissos consideráveis e acaba se aproximando quase de uma simples fotografia amadora.
O melhor material colorido, o CIBACHROME (agora Ilfochrome), já não é mais processado. E, como filme, já não existe há décadas.
Gast
O melhor material fotográfico, o CIBACHROME (agora Ilfochrome), já não é mais utilizado.
É curioso, a PPS em Hamburgo ainda tinha uma máquina em funcionamento no outono passado. Mas só com bobinas da Lamda.
E a concorrência em Hatten supostamente tem estoque disponível, mas sei que sacos de 5 litros são um pouco difíceis de manusear para uso doméstico.
Atenciosamente
Martin
Gast
A propósito,
as imagens parecem, de alguma forma, suspeitamente boas em termos de cores.
A qualidade com que as cores primárias eram geradas para a projeção naquela época provavelmente permanecerá um mistério...
Atenciosamente
Martin
Stagirit
Sobre o CIBACHROME: foi também por isso que joguei fora o Colenda.
Como a projeção dos diapositivos em preto e branco faz uma mistura aditiva, na verdade deveria funcionar muito bem, já que as fontes de luz individuais não precisam ser tão intensas.
Talvez ele tenha usado lâmpadas de carboneto para isso, que são extremamente intensas.
Gast
Na minha opinião, o mais genial desse processo é que a informação de cor está, por assim dizer, codificada nas três imagens em preto e branco; assim, tem-se a durabilidade de arquivo de um filme em preto e branco e, ainda assim, a informação de cor, que pode ser recuperada tanto por projeção, ampliação óptica ou digitalização e pós-produção digital. No que diz respeito à durabilidade, isso deve estar muito à frente dos filmes coloridos atuais.
dr_megavolt
Não estou conectado... já que há dois Rolands aqui... o de cima era eu... ;)
uworischki
"Fotografia colorida:
... é qualquer fotografia que tenha como objetivo a reprodução em cores (geralmente fiel ao original). Para isso, utilizam-se os atuais filmes negativos multicamadas ou filmes coloridos reversíveis, os antigos filmes ou placas de grade de lentes, grade de linhas ou grade de grãos, bem como materiais pancromáticos normais atrás de filtros de separação de cores, por exemplo, em câmeras de divisão de feixe e no processo de Lippmann. ..."
Fonte: FOTO-KINO-Lexikon, Fotokinoverlag, 1ª edição 1960, página 113
Portanto, o assunto não é exatamente O grande sucesso, pois:
Wilhelm Bermpohl fabricava a câmera Bermpohl de 3 cores desde 1899. A câmera funcionava com espelhos semitransparentes e filtros de separação de cores instalados a montante....
Se alguém estiver interessado, posso digitalizar um esboço do princípio de funcionamento e uma foto da câmera e enviar.
uwe.
Stagirit
Sim, sim, e a fotografia colorida já existe, na verdade, desde cerca de 1870, com sais cromados, só que não era possível fixá-las.
De qualquer forma, acho os trabalhos de Produkin impressionantes mesmo assim; quase ninguém se deu ao trabalho de fazer fotos coloridas, e ele ainda mantinha uma composição de imagem bem cuidada.
Então, não era nada bobo.
E a foto na sala de turbinas de uma usina de energia... que alguém tente reproduzir isso com um filme de diapositivo.
dr_megavolt
Uwe, era exatamente esse trecho do dicionário que eu estava procurando ;-). Mas você poderia enviar o esboço? Com certeza seria interessante...
Não foi o próprio Goethe quem desenvolveu a teoria das cores? Dizem que ele também era um grande fotógrafo amador (“Mais luz!”).
A sala das turbinas também me impressionou, esse reflexo no piso de azulejos e o brilho das janelas, a foto tem atmosfera...
Ótima também a capela de madeira na tundra contra um céu quase branco, tem um quê de Becher-Schule...
Não vou desperdiçar banda larga com meu entusiasmo, vou parar por aqui ;-)
Roland
PhilippReichmuth
E as imagens de Buchara são praticamente a única coisa que temos em cores da Ásia Central (tirando as pinturas de Vereshchagin e os cartões-postais coloridos posteriormente).
Philipp
mephisto
E ainda querem me dizer que os russos estão nos perseguindo! Essas imagens são um verdadeiro deleite para os olhos. Obrigado, Wolfgang, por esse link. Só o encontrei hoje, então, para mim, é um presente de Páscoa atrasado! :ph34r:
Wolfgg
Curiosamente, há um aspecto que permanece inalterado até hoje: se quisermos deixar para a posteridade fotos coloridas que durem séculos (talvez até mil anos), a única opção é exatamente esse princípio, ou seja, três separadas de cor em material preto e branco. Provavelmente, a durabilidade máxima é alcançada quando se produz, a partir de cada uma dessas três separadas, uma impressão em platina.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Um bom toner de enxofre já dá conta do recado. O resultado é, do ponto de vista eletroquímico (ou seja, em relação às influências ambientais), até melhor do que uma impressão em platina, e o sistema também funciona bem com as separadas de cor. Basta levar em conta o toner de enxofre na reprodução.
Eu não faço nada disso, o preto e branco já me basta.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
A gelatina não é também um dos fatores que limitam a durabilidade (em termos de séculos)? Ou existe algum processo com sulfeto de prata que não utilize gelatina? Pelo que sei, os processos de impressão com metais preciosos consistem atualmente apenas em um suporte (por exemplo, papel de algodão) e uma imagem de metal precioso, como a platina, fixada sobre ele. Mas também nunca trabalhei com isso.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
a gelatina não é também um dos “fatores que limitam a durabilidade” (pensando em termos de séculos)?
Sim. É suscetível a bactérias e mofo e, pelo que sei, não é substituível no processo de prata (embora: papel de colódio úmido? Na verdade, deveria funcionar).
Mas eu estava falando de outra coisa: no processo de tonificação com enxofre, forma-se sulfeto de prata. Nesse caso, a prata está oxidada e, portanto, protegida de todas as outras influências. O que não se pode dizer da impressão em platina (e a platina também não é tão inerte assim).
No entanto, o que limita a durabilidade em ambos os casos deve ser o suporte.
Atenciosamente,
Franz
perforiert
O melhor material colorido, o CIBACHROME (agora Ilfochrome), já não é mais processado. E, como filme, já não existe há décadas.
Isso, porém, não é verdade. O filme Ilfochrome está disponível em 16 mm (sem perfuração) e 35 mm (com e sem perfuração), em duas gradações cada. O material é utilizado na área de arquivamento para reproduções. Para a fotografia “normal”, porém, ele não é adequado devido à sua sensibilidade extremamente baixa. A durabilidade deve ser de pelo menos 300 a 500 anos.