Canon-AE1
Olá a todos.
?
Tenho uma dúvida sobre os tempos de fixação:
É possível fixar um filme por tempo demais, por assim dizer? Ou seja, se a concentração for de 1+4, mas, por exemplo, por falta de indicação, forem usados os tempos de 1+9? Sei que é uma pergunta boba, mas estou um pouco inseguro.
?
Obrigado, abraços
Lichtjahr
Não existem perguntas bobas, apenas respostas sem sentido.
€
Durante a fixação, o brometo de prata não exposto — que não escureceu durante o revelamento — é removido da camada do filme.
Quando ele se vai, se vai de vez; não dá para fazer mais nada. Com fixadores rápidos, só se ganha tempo; o resultado permanece o mesmo.
Portanto, é totalmente irrelevante se você fixar por 5 ou 10 minutos. Siga as instruções do fabricante e você estará do lado seguro.
É importante uma lavagem suficientemente longa para que o brometo de prata dissolvido e os produtos químicos do fixador sejam eliminados.
Uma fixação muito longa, porém, pode causar descoloração na emulsão. Mas isso nunca aconteceu comigo, só conheço isso pelos livros especializados.
€
Atenciosamente, Edi
Urnes
Você pode testar o tempo de revelação. Basta colocar um pedaço de filme exposto no fixador e observar quando ele ficar totalmente transparente. Depois, multiplique esse tempo por dois e você terá o tempo correto.
Atenciosamente, Sven.
TR
Se você fixar por tempo demais, pode acabar removendo elementos que, na verdade, deveriam permanecer (luzes no positivo; sombras no negativo). Nesse caso, ele age como um alvejante, o que, porém, só acontece após uma aplicação muito “agressiva”. O termo “fixador” é, na verdade, totalmente incorreto. Aqui não se fixa absolutamente nada; pelo contrário.
Wolfgg
Olá,
A fixação, em sentido figurado, consiste em fixar a imagem, tornando-a resistente à luz. Na fotografia, muitos termos têm quase 200 anos.
A melhor maneira de proceder é observar o tempo de clarificação, ou seja, o tempo que leva para o filme perder sua opacidade. Quando se usa uma solução de fixação nova, esse tempo já é conhecido; caso contrário, é preciso testá-lo uma vez com um pedaço de filme à luz. Após esse tempo, abra a lata e verifique se o filme está claro, determinando assim o tempo de clarificação para esse tipo de filme e o grau de utilização do fixador. Considere então o dobro do tempo de clarificação como tempo total de fixação. O tempo de clarificação aumenta com a utilização, o que é imediatamente compensado por esse método. E assim também não ocorre a superexposição.
A propósito, não precisa ter medo de abrir a lata alguns segundos antes da hora e estragar o filme. Após a lavagem com água e o enchimento com o fixador, todos os eventuais resíduos de revelador já estão garantidamente mortos e enterrados após 30 segundos.
Atenciosamente, Wolfgang
PeterVolkmar
Os filmes de alta resolução e os documentários são muito sensíveis. Muitas vezes, basta um minuto. Também há diferenças significativas entre os filmes clássicos e os de cristal T ou D. Portanto, teste com antecedência!
Rolf-Werner
Na minha juventude, já tentei fazer isso com papel. Depois de horas, o fixador começou a corroer as partes reveladas da imagem, que foram desaparecendo aos poucos. Mas o que são algumas horas comparadas aos poucos minutos que dura normalmente o processo de fixação...
Rolf
Bonderer
O excesso nunca é bom. Isso já aconteceu comigo por acidente e não sobrou nada no filme para ampliar. Mas ficaram 3 a 4 horas na diluição 1+4.
jonny
Se o que tenho observado em várias postagens do tipo “O que deu errado aqui?” nos fóruns for representativo, então a fixação excessiva NÃO é o problema em 99,9% dos casos. Por outro lado, a fixação insuficiente devido a tempo muito curto, agitação insuficiente, fixador velho etc. é um problema recorrente entre os novatos em fotografia analógica. Em caso de dúvida, portanto, fixar por um tempo um pouco mais longo é sempre melhor do que fixar por pouco tempo. Para causar danos, é preciso exagerar bastante. Toda essa discussão é, na verdade, desnecessária, pois existe um método simples e seguro para determinar o tempo correto de fixação e a capacidade do fixador. Mas, aparentemente, ninguém mais o utiliza hoje em dia — provavelmente porque não existe como “app” para smartphone ;)
grommi
Na verdade, toda essa discussão é desnecessária, pois existe um método simples e seguro para determinar o tempo correto de fixação e a capacidade do fixador. Mas, aparentemente, ninguém mais o utiliza hoje em dia — provavelmente porque não existe como “app” para smartphone ;)
É assim mesmo.
€
Apenas no caso de filmes técnicos com emulsão muito fina é preciso ter cuidado e, de preferência, realizar uma diluição ainda maior do fixador, mas isso já foi mencionado e também seria percebido imediatamente no teste de clarificação.