dkwrt200
Caros membros do fórum,
existem alguma orientação sobre a quantidade mínima de revelador a ser utilizada? Para o revelamento de rolos de filme P&B, prefiro usar minha velha caixa de revelação à luz do dia Rondinax 60. Um aparelho maravilhoso — por que, afinal, não se fabricam mais coisas assim hoje em dia? Enrolamento à luz do dia sem vedar o banho, sem poeira, sem respingos, sem problemas de enrolamento! Além disso, ela funciona com uma dose de 130-150 ml de revelador.
Isso significa que, com RODINAL 1:50, são necessários apenas 3 ml de produto químico e, de um frasco de 125 ml, saem nada menos que 41 filmes, o que reduz significativamente os custos de revelação.
Agora, acho que me lembro vagamente de um aviso da Agfa de que, para um RF, é preciso manter uma quantidade mínima de 10 ml de produto químico. Claro que dá para usar menos, mas quando é que realmente fica curto?
Com o A49, especialmente quando já passei alguns rolos, uso a caixa basculante de meio litro por precaução. Fora isso, com Ilford/ADOX CHM 125, efke 100 e Foma, até agora só tive experiências positivas com a Rondinax usando 3 ml. Apenas um Lucky falhou uma vez, mas isso não deve ter sido por causa da quantidade reduzida de produto químico.
Na verdade, eu gostaria de continuar usando o Rondinax com RODINAL 1+50 (ou R09), mas em breve farei algumas fotos com o efke 25. A quantidade de revelador ainda será suficiente para isso?
Atenciosamente,
Rainer
fotohuisrovo
Não, isso não é suficiente. Além disso, com essa quantidade mínima, você fica dependente do motivo do filme. Isso, naturalmente, se torna muito arriscado.
A quantidade mínima oficial para o RODINAL é de 10 ml por filme (135-36 ou filmes em rolo de 120). Sabemos, por vários testes, que com 5 a 7 ml por filme ainda dá certo, SEMPRE.
Portanto: volte para 1+25, pois não há problema nisso. Sim, a desvantagem é que o granulado fica um pouco mais acentuado, mas o grão se tornará menos problemático.
Todos os reveladores têm isso: por exemplo, AM74/LPSupergrain/RHS: 20 ml por filme a partir de uma diluição de 1+7. Pode ser usado até 1+19. 1+9 provavelmente ainda vai dar certo com o Rondinax 60.
A propósito, costumo usar RODINAL 1+100 com um Jobo 1540 (até 1 litro). Portanto, não há problema. :rolleyes:
Atenciosamente,
Robert
Gast
O filme requer uma quantidade mínima de revelador, independentemente da diluição. Isso pode se tornar um problema em doses pequenas e diluições mais elevadas. Se o fabricante indicar uma quantidade suficiente para 10 filmes em uma solução de 1 litro, deve-se garantir que, mesmo com diluições, ainda haja 100 ml de revelador. A certa altura, a diluição deixa de fazer sentido devido ao tempo de revelação cada vez mais longo. Muitas vezes, faz sentido prolongar o tempo por meio da diluição quando o tempo de revelação só pode ser estimado. Se, em um tempo de 15 minutos, se prolongar a revelação por mais três minutos, o impacto será menor do que em um tempo de revelação de 5 minutos.