Gast
Olá, estou com o seguinte problema: a bateria da minha Minox C acabou bem no meio da Arábia Saudita — a famosa px 27 de 5,6 volts. Em casa, ainda tenho três delas guardadas... sim, sim, eu sei, sempre preciso ter uma sobressalente à mão. Hoje percorri todos os souks, mas infelizmente não encontrei nada. Nem preciso perguntar sobre o adaptador da Minox. Agora estou com 10 rolos de filme, mas sem bateria, que belo problema. Mas talvez haja uma alternativa com outras baterias que possam ser conectadas em série e que também sirvam??? Alguém tem alguma sugestão?
Saudações do país onde um tanque de gasolina custa apenas 8 €.
Gast
Olá,
Com um pouco de habilidade, fita adesiva, papel-alumínio e quatro pilhas botão de 1,5 V do diâmetro adequado, dá para fazer um substituto razoavelmente aceitável e funcional para a PX. Não sei como funciona o medidor de luz da Minox, mas para a minha velha Praktica VLC eu mesmo fiz algo parecido e funciona sem problemas. No site www.abcde.de, é indicado como substituto um UNICELL U27PX, mas este tem 21,5 mm de comprimento.
Atenciosamente, Uwe
seba
Oi,
A PX27 também tem apenas 4 pilhas botão com placas de contato. Se você retirar a cobertura metálica, aparece um compartimento de plástico (cuidado com as peças pequenas!), que você pode preencher com 4 LR43 ou SR43; é assim que estou fazendo no momento com a minha GL. Normalmente, você deveria ajustar o exposômetro com a configuração ISO, se tiver uma comparação; caso contrário, eu simplesmente faria uma superexposição de um stop “por segurança”. Mas eu não faria isso com diapositivos.
Boa sorte,
Até mais, Seba
PhilippReichmuth
Oi, Marwan,
Outra opção: não sei onde você está na Arábia Saudita, mas tente entrar em contato com um clube de fotografia local. Em Riad, por exemplo, há um clube chamado “Cameraderie” que é bastante ativo. Talvez isso possa render alguns contatos interessantes?
Conheço bem o costume de passear por souks e lugares do tipo. Uma vez, passei um dia inteiro em Tashkent tentando encontrar um leitor de cartão SmartMedia. Sem sucesso. Por experiência própria, sei que não se consegue nada procurando e tudo através de contatos.
Ou você faz como algumas pessoas da Embaixada da Alemanha, que, durante um jogo de futebol entre Alemanha e Arábia Saudita, ergueram um cartaz com os dizeres “Mandem aspargos” e, em seguida, foram generosamente abastecidas pela Associação Alemã de Aspargos. Já pode ir preparando um cartaz com “Mandem pilhas PX27” :rolleyes:
Philipp
Gast
Olá,
muito obrigado pelas dicas,
acho que estou em Jeddah; leitores de cartão não são problema algum por aqui, nem as pilhas para as câmeras digitais comuns. Os vendedores reconheceram que eram pilhas para câmera, mas, encolhendo os ombros, disseram que eram para uma câmera antiga.
Bem, é assim mesmo: viemos do Ocidente moderno e carregamos esse tralha velho conosco :rolleyes: .
Vou tentar essa combinação improvisada; acho que a sobretensão não vai afetar o equipamento.
Saudações do deserto.
Marwan
Gast
Olá,
Experimentei hoje e comprei quatro pilhas botão. Espero que a ligeira sobretensão não afete o sistema eletrônico e que as fotos fiquem razoavelmente bem expostas. Como é um filme em preto e branco, espero que o resultado não fique muito forte. Pelo menos agora tenho algo para fotografar. Aqui não é totalmente isento de riscos, já que as pessoas reagem de forma um tanto alérgica ao fato de serem fotografadas. A Minox não chama tanta atenção, embora da última vez eu tenha conseguido fotos geniais com minha Leica e uma lente de 20 mm com ISO 800, tirando fotos de improviso.
Mais tarde vou contar como ficaram as fotos com a sobretensão.
Atenciosamente,
Marwan
Stagirit
Desde que a câmera não use a bateria como valor de referência, não deve haver problema algum, e a pequena sobretensão (0,4 V) não vai danificar os componentes eletrônicos.
O único modelo que me vem à mente agora é a Lunasix, que usava os 1,35 V da PX-625 como tensão de referência.
A Minox 35 GT (na verdade, o exposímetro) dá problemas com pilhas novas: o exposímetro fica travado e as fotos ficam com a exposição errada. Quando se sabe disso, dá para resolver com uma batidinha leve ou simplesmente deixando a pilha em uso por alguns dias.
Gast
Olá!
É exatamente o que aconteceu comigo em Nova York: fomos assistir a um exercício único de proteção civil no Aeroporto John F. Kennedy e adivinhem só? Esqueci de levar os rolos de filme extras... A vida às vezes pode ser tão cruel!
Aliás, só estou acessando esta página porque, bem ao meu lado, está uma Minox C — recém-carregada com pilhas novas! Exatamente — a vida às vezes é uma das coisas mais difíceis!
Divirtam-se lá embaixo!
Peter Eilers