Gast
Olá,
sei que há alguém da Ucrânia escrevendo aqui, então tenho uma pergunta: sou um cineasta apaixonado por 16 mm e quero filmar um longa-metragem, mas o material da Kodak é tão caro que simplesmente não tenho como arcar com os custos nessa escala.
(Não é por mesquinhez, é que simplesmente não dá!)
Um rolo de Ektachrome 100D de 122 m custa cerca de 200 euros, sem revelação, e seriam necessários cerca de 5 a 10 desses. Dá para conseguir algum negócio, seja diretamente com a Svema, seja por meio de uma loja de filmes cinematográficos na Ucrânia?
Se não me engano, o material tem 32 Gost e sensibilização à luz do dia.
O material deve custar apenas uma fração (35 dólares por rolo) do que custa aqui; nesse caso, eu mesmo prepararia o revelador, se necessário.
Muito obrigado
Jü
Gast
Você está falando de mim?
Não sei, preciso me informar, não é tão fácil dizer.
Acho que a Swema ainda produz filmes coloridos para cinema e, provavelmente, filmes negativos para filmagem em 35 mm.
Você quer o filme reversível Swema Color de 16 mm porque a Kodak é muito cara para você — se ainda existe, não faço ideia.
Na época, na escola, tínhamos uma câmera e um projetor de 16 mm, mas atualmente não entendo mais disso (é tudo teoria), já faz tempo que não filmo (antes usava Super 8).
Estou um pouco interessado, mas não consigo imaginar como você vai conseguir isso; você precisa de alguém que compre e envie para você.
Posso ligar para a Swema e perguntar o que eles acham disso.
Se me permite a pergunta: por que você não usa uma boa câmera de vídeo? Certamente é mais barato alugar do que comprar filme, não é?
Oleksander
Gast
Infelizmente, também não sei onde nem como conseguir, mas existe a alternativa da Kahlfilm: eles têm um filme de 16 mm para luz do dia de 50 ASA no processo E-6, que é mais barato que o da Kodak e, claro, também dá ótimos resultados quando revelado em casa.
Dá uma olhada no site www.kahlfilm.de. Ele também está disponível em rolos de Super 8, Doppel 8 e Doppel S8.
Atenciosamente,
MArwan
Gast
Jäg, Marwan,
Falei com a Swema por telefone; ainda há esse filme disponível, eles produzem algumas quantidades de vez em quando, não com frequência, apenas quando há demanda.
O preço direto da Swema fica em cerca de 30 euros por 120 m (122 m é o comprimento padrão nos EUA; na Swema, são 120 m). A sensibilidade é de 18 DIN para luz do dia.
Só é possível comprar diretamente na Ucrânia (ou também na CEI, se for um cliente regular); a Swema não envia 10 rolos extras para a Alemanha.
Em princípio, eu poderia conseguir e enviar para vocês, mas não tenho ideia de como lidar com o pagamento, a alfândega e o envio; além disso, teoricamente, algo pode se perder durante o transporte.
Vocês têm alguma ideia de como fazer isso? Acho que não é tão simples assim.
Oleksander
Aproveitem bem o seu hobby
Gast
Olá,
de certa forma, isso já beira o absurdo: recorrer a meios improváveis para conseguir na Ucrânia um filme de 16 mm que, como é sabido e já foi constatado mil vezes aqui, é péssimo.
O resultado final é uma imagem tremida e difusa com reflexos de luz incríveis, ou “a emulsão Svemachrome não adere ao suporte”, “depois de duas semanas tudo fica vermelho” etc.
Prefiro jogar 500 euros no lixo do que usar uma filmadora digital decente; às vezes realmente acho que este fórum é a RDA em versão intensificada.
Desculpem, mas isso precisava ser dito.
Markus
Gast
Olá,
de certa forma, isso já beira o absurdo: recorrer a meios improváveis para conseguir na Ucrânia um filme de 16 mm que, como se sabe — e já foi constatado mil vezes aqui —, é péssimo.
O resultado final é uma imagem tremida e esmaecida com superbrilhos horríveis, ou “a emulsão Svemachrome não adere ao suporte”, “depois de duas semanas tudo fica vermelho” etc.
Prefiro jogar 500 euros no lixo do que usar uma filmadora digital decente; às vezes realmente acho que este fórum é a RDA em versão intensificada.
Desculpem, mas isso tinha que ser dito.
Markus
[right][post="5934"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Excelente exemplo de um típico tagarela digital!
Gast
Um exemplo típico de fanático por analógico :ph34r: :blink: Só posso dizer: por que você acha que esse material é tão barato? Com certeza é porque tem uma qualidade excelente :D !
ChristianKolinski
Olá,
Agora vou ter que me dedicar a isso... Na minha opinião, 30 € por 120 m é um preço excelente.
Você conseguiu descobrir na Swema qual é o processo de revelação?
E6? Ou algo totalmente próprio?
Com filme estreito de 16 mm e 18° DIN, um alarme soa na minha cabeça — se for material E6 — isso explicaria a origem do material vendido em outros lugares por 50 € / 30 m...
Quanto ao envio — não pode ser tão complicado assim, se eu olhar para a quantidade de FEDs e Zorkis que atravessam a fronteira via eBay.
E, por outro lado:
Recomendar uma filmadora digital como substituto para o filme de 16 mm é, sem dúvida, uma piada. Uma boa ampliação de 16 mm também pode ser exibida em uma parede maior... as ridículas 600 linhas de uma filmadora DV são de dar risa. Ela já tem que disputar acirradamente com uma câmera de 8 mm para não perder por uma diferença abismal.
Gast
Christian,
cada vez mais gente está se interessando por isso. Acho que o filme reversível da Swema é um Agfa-Color bem antigo; talvez agora seja E-6 também, não perguntei.
Com certeza não é T-Kristall, nem nada do tipo; se for E-6, então é material soviético modernizado com os meios mais simples.
Se o Swema é melhor que o Camcorder, bem, não sei, com certeza não é tão bom quanto o Ektachrome da Kodak.
É normal que haja um pouco de variação e que a imagem mude levemente de cor; você ainda não viu nenhum filme soviético?
Gosto das cores, bem pastéis e um pouco frias.
O preço baixo é o que define a Swema, senão ninguém compraria.
Dá uma olhada aqui, é revenda na Rússia.
http://www.foto-rdm.ru/production_2_8.html
O filme de 298 m, por exemplo, tem 26 DIN, é negativo preto e branco e custa 107 dólares, caso você não saiba russo.
Oleksander
Talvez eu consiga descobrir mais alguma coisa, vamos ver, só que não é tão fácil quanto na Alemanha, a Swema nem sequer tem site.
Não sou cineasta, mas também me interesso por isso, assim como pela língua alemã e por álbuns de fotos, por isso estou escrevendo aqui.
MirkoBoeddecker
Markus,
que filmadora você usa que se aproxima da resolução do material 16 mm DIN 18?
Qual é o diâmetro do sensor?
Você já segurou uma Arri 16 mm nas mãos e trabalhou com ela alguma vez na vida?
Isso, é verdade, sem levar em conta as características do material Svemachrome (que eu nunca usei).
Mas gosto do espírito aventureiro do Jörg. Por que não, afinal? Piratas de DV já existem em cada esquina, mas quem é que filma em Svemachrome!
Jörg, nós te ajudamos com o transporte e a importação, se a Svema disponibilizar as quantidades de que você precisa.
Atenciosamente,
Mirko
Schwedenstahl
Olá, Mirko,
Se o Svema de 16 mm der certo e for possível conseguir os produtos químicos necessários para o revelamento caseiro, eu também faria um pedido maior de 16 mm imediatamente. Se vocês também tiverem DS8 ou Super 8, estou dentro.
Também seria interessante divulgar tudo isso nos fóruns de cinema de largura reduzida, pois com certeza conseguiríamos um número considerável de interessados mediante pagamento antecipado.
Atenciosamente,
Marwan
Schwedenstahl
Ah, sim, voltando ao Markus,
devo dizer que é preciso ter um pouco de moderação; acho que esses ataques a pessoas que simplesmente não querem usar uma filmadora — seja porque dão importância a um certo estilo visual ou, no caso dos filmes da Kodak, à qualidade — são totalmente inadequados.
Logicamente, com esse argumento, também se poderia rotular todos aqui que se dedicam à fotografia analógica como pessoas antiquadas. Gostaria de observar que eu uso filmes de 16 mm e também Super 8, e quero deixar bem claro que não existe alternativa digital para eles, nem em termos de aparência nem de qualidade. Quem gosta do resultado digital, que o use e seja feliz com isso. Considero inadequadas as ofensas com comparações com a RDA.
Atenciosamente,
Marwan
Gast
Oleksander, Marwan, Mirko,
agora estou um pouco constrangido; não imaginava que todos se empenhariam tanto nisso. Acabei conseguindo comprar material Kodak com prazo de validade nominal a um preço inesperadamente baixo (não esperava por isso) e, por isso, na verdade já não preciso mais de filme.
Muito obrigado por toda a gentileza de vocês, especialmente ao Oleksander, pela ligação.
Espero não ter causado muitos transtornos a ninguém.
Boa luz
Jü
Gast
Joerg,
Não há problema, era só um interesse meu. Parabéns pela sua compra; afinal, não é tão complicado quanto enviar da Ucrânia.
Vamos ver... Na verdade, eu ainda queria descobrir se a produção atual é boa ou se o filme não é algum estoque que foi encontrado no depósito.
Oleksander
Gast
Joerg,
se você acha que não consegue fazer isso ou que os vídeos estão ruins demais e não tem coragem de dizer — tudo bem :ph34r: .
Oleksander
Gast
Olá,
Não tenho nada contra o 16 mm, mas, sinceramente, quando vejo 16 mm na TV, raramente a imagem fica totalmente livre de granulação.
Sem falar que se trata de um material cinematográfico tecnicamente ultrapassado; conheço os filmes da URSS em Sovcolor, tipo os de 1950.
Mas nem preciso assistir a nada disso, basta um episódio bem comum de Tatort dos anos 1970, que não chega nem perto da imagem de TV atual – apesar dos scanners modernos.
Parece que o Jörg percebeu isso e voltou atrás.
Markus
arothaus
Não tenho nada contra o 16 mm, mas, sinceramente, quando vejo 16 mm na TV, raramente a imagem fica totalmente livre de granulação.
Sem falar que se trata de um material cinematográfico tecnicamente ultrapassado; conheço os filmes da URSS em Sovcolor, tipo os de 1950.
Mas nem preciso assistir a nada disso, basta um episódio bem comum de Tatort dos anos 1970, que não chega nem perto de uma imagem de TV atual – apesar dos scanners modernos.
[right][post="5961"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Olá, Markus!
Sobre o tema do grão: dizem que há pessoas que também usam isso como recurso de composição.
Além disso, você também sabe que os filmes dos anos 70 hoje têm uma aparência diferente daquela que tinham na época? Palavra-chave: arquivamento e estabilidade do negativo.
É claro que naquela época eles também tinham uma aparência diferente dos filmes atuais, mas o que é melhor ou pior depende sempre do ponto de vista de quem observa.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
Jörg,
acho estranho isso acontecer do dia para a noite; inventa desculpas melhores, por favor, ou só pergunta se tiver certeza.
Senão, os outros vão se dar ao trabalho à toa, para nada.
Ou será que o bom do Markus fez um trabalho de merda e estragou o Svema para você?
Roland
Gast
Olá, Jäg,
Você poderia me indicar a fonte? É claro que também estou interessado no material da Kodak. Que tipo de material você conseguiu?
A propósito, gostaria de continuar falando sobre o material da Svema. Alguém teria interesse em organizar algo assim comigo???
Atenciosamente,
Marwan
ChristianKolinski
Olá,
não tenho nada contra o 16 mm, mas, sinceramente, quando vejo 16 mm na TV, raramente a imagem fica totalmente sem granulação.
[right][post="5961"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Quando você assiste TV, em 90% dos casos nem percebe que está vendo material em 16 mm. Com exceção de algumas telenovelas e novelas, a maior parte das produções televisivas ainda é feita em 16 mm. Incluindo episódios atuais de Tatorte, sitcoms e séries de ação.
E para a HDTV — bem, aí a proporção de 16 mm (mais precisamente Super16) é _ainda_ maior — porque o equipamento necessário não estava disponível em quantidade suficiente nem a preços aceitáveis. Isso só está melhorando aos poucos.
Sem falar que o material fílmico está tecnicamente ultrapassado; conheço os filmes da URSS em Sovcolor dos anos 1950.
O Ektachrome Professional não presta para nada; conheço diapositivos de 1957, totalmente com tonalidade de cor e desbotados, realmente horríveis. Eu nunca fotografaria com um material tão ruim?
BMW? Eu nunca compraria, conheço o Isetta de 1955, totalmente frágil e sem zona de deformação. E ele também não tem ABS.
Tecnologia cinematográfica roubada de antes da guerra (e isso era “Sovcolor” de 1950. Acho que você se refere, por exemplo, aos filmes de garotas dos anos 50/60, conhecidos também aqui no Ocidente) após, em alguns casos, mais de 50 anos de armazenamento duvidoso (isso custa dinheiro, como se sabe, e isso não existe mais, pelo menos desde 1991...) com material fílmico meio desatualizado, não é justo comparar. Também na União Soviética houve mudanças nesse sentido.
Mas eu nem preciso assistir a nada disso, basta um episódio normal do “Tatort” dos anos 1970, que não chega nem perto da imagem de uma transmissão de TV atual — apesar dos scanners modernos.
Isso também é um problema de armazenamento. Dá para ver muito bem, se você tiver gravações de vídeo de uma transmissão mais antiga. Ambos envelheceram — e de maneiras muito diferentes, mas típicas do meio.
Além disso, muitas vezes dá para perceber, pelos erros típicos de filme (arranhões, poeira), que se trata da mesma cópia de exibição que circula de emissora em emissora. 30 anos de idade e passada 50 vezes.
Além disso — que scanners modernos? Você não acredita que nas salas de transmissão dos canais regionais hoje haja um telecine de 16 mm diferente do de 1980?
Christian