seba
Oi, pessoal,
Comecei há pouco tempo a trabalhar com revelação digital. Junto com o equipamento de laboratório, recebi um pacote de MG4 e um bloco de 50 folhas de TTVC (que, pelo que sei, também é MG4), que já estão quase acabando (no momento, ainda estou usando bastante material). Estou muito satisfeito com os resultados (de acordo com o meu nível de conhecimento) e provavelmente vou continuar com PE/RC por um tempo, até me acostumar. Por isso, não quero mudar muito na minha configuração, mas gostaria de fazer mais; porém, com os preços da Ilford, isso é um pouco demais para o meu bolso no momento. Então, por enquanto, provavelmente vou usar ADOX ou FOMA. Tenho mais algumas perguntas:
- O suporte dos papéis mencionados também é de gramatura média (190 g) ou apenas de gramatura normal? Não encontrei nada sobre isso no catálogo.
- E quanto à iluminação? Tenho uma Dukalux SL, que fica a cerca de 1 m da bandeja e a cerca de 2,5 m do ampliador, e que ilumina o teto. A lâmpada é vermelha, mas já é bem forte. Para o processo até a fixação, levo cerca de 4 minutos. Existe algum risco potencial?
- A única coisa que falaria a favor da Ilford no momento é a disponibilidade, mesmo em pequenas quantidades, já que não posso investir muito de uma vez para estocar o papel. Como fica a situação com os papéis mencionados?
- Há alguma recomendação? O Fomaspeed parece (segundo o catálogo) ser um pouco mais quente e sensível do que o ADOX. Na verdade, também não quero ter muitas coisas diferentes espalhadas por aqui. Prefiro decidir por um e me contentar com ele por enquanto, até chegar aos limites.
Não tenho experimentos planejados por enquanto, talvez experimentar um papel de tom quente algum dia, mas isso pode esperar.
Muito obrigado desde já pelas respostas e pela paciência,
cu seba
MirkoBoeddecker
Seba,
Com o Dukalux, com certeza não vai dar certo com o ADOX, e quanto ao Foma, você teria que testar.
O Tetenal antigo é um papel da Agfa.
O Foma é vendido em embalagens menores.
Os papéis PE são sempre produzidos em um suporte de papel resistente, revestido com PE em ambos os lados. As diferenças de gramatura são quase imperceptíveis (exceto no caso do Ilford Portfolio, um papel especial).
O Foma tende a ser mais “adequado para iniciantes” do que o ADOX Vario, mas você deve conseguir se virar bem com os dois :)
Atenciosamente,
Mirko
seba
Mirko,
Obrigado pela tua resposta rápida
> Com a Dukalux, com certeza não vai dar certo com a ADOX, e a Foma você teria que testar.
Ok, então, em caso de dúvida, é melhor pedir logo uma lâmpada Philips junto?
> A Foma é vendida em embalagens menores
Bem, > deve dar uns 40 euros :)
> A Foma tende a ser mais “adequada para iniciantes” do que a ADOX Vario, mas você deve conseguir com ambas
Bem, então vou experimentar a FOMA, talvez ainda dê certo com a Dukalux. Além disso, prefiro o acabamento semibrilhante.
Até mais, Seba