Gast
Olá,
Como os rolos grandes para filmes em rolo em preto e branco também não estão melhorando, gostaria de começar a revelar meus próprios rolos de filme em rolo.
Já consegui enfiar um ou outro no carretel. :)
Vocês, profissionais, têm algum conselho (além de muita prática...) sobre a maneira mais fácil de enrolar o filme, sem que ele torça e, consequentemente, risque? A película protetora na parte inferior deve permanecer no filme pelo maior tempo possível?
Atenciosamente
Holger
Gast
Olá,
Eu enrolo diretamente do rolo. Desenrolo alguns centímetros do papel protetor (que acaba se enrolando sozinho de novo) e deixo simplesmente solto. Enrolo o filme inteiro (cortando os cantos em ângulo) e, em seguida, corto a fita adesiva na parte de trás. O filme fica então no carretel, e o papel protetor e o carretel de filme sobram.
Atenciosamente,
Ronald
Gast
Talvez também ajude usar carretéis diferentes para as caixas de revelação ou outras caixas. Eu uso uma caixa Jobo muito antiga (do início dos anos 70), que é bem maior do que os modelos atuais.
(Infelizmente, não consigo lembrar o nome exato no momento)
Desvantagem:
É necessária uma quantidade bem maior de líquido.
Vantagem:
É muito fácil colocar o filme, pois há bastante espaço entre as voltas, o que provavelmente também favorece o revelamento, já que o líquido consegue se distribuir melhor.
Eu já revelava filmes em rolo com essa lata quando tinha vinte anos e, mesmo naquela época, nada ficou riscado. Os negativos parecem horríveis, mas isso se deve às manchas de secagem que, na época — por ignorância minha —, eu não consegui controlar.
Gast
Olá, Holger,
Se você usa carretéis Jobo, aqui vai mais uma dica:
Vistas de fora, os carretéis têm um degrau, ou melhor, um segmento circular em que a borda está “recessada”. Nesse ponto, você pode tocar na borda do filme por fora e continuar “puxando”. A vantagem é que você empurra no máximo uma volta de cada vez, o que faz uma diferença considerável, especialmente no final do filme.
Eu também já tive filmes que ficaram ondulados depois de serem inseridos e que não foram revelados nem fixados nos pontos onde duas camadas se tocavam.
Quanto aos cantos, como o Ronald já mencionou, é muito importante que estejam secos.
Portanto, para o segundo filme, seque bem a espiral e a lata novamente e não use as mãos molhadas.
Atenciosamente
Martin
Gast
... manter tudo seco é realmente importante. Lembre-se também da possibilidade de embaçamento (por exemplo, ao levar uma lata da adega fria para o banheiro quente ou ao tirar o filme da geladeira). Nesse caso, ajuda bastante colocar a lata sobre o aquecedor com antecedência e deixar o filme em temperatura ambiente por algum tempo antes de enrolá-lo.
E pratique, à luz do dia, usando um filme que você possa sacrificar para isso.
Atenciosamente,
Ronald
SamuliSchielke
...e é preciso tomar cuidado para que não fique muito quente. Eu tinha o hábito de secar carretéis de Jobo em cima da torradeira. Achando que isso sempre daria certo, tentei fazer o mesmo com meus carretéis AP, e eles derreteram na hora.
S.
piu58
... manter seco é realmente importante.
Eu sempre coloco as bobinas em cima do aquecedor. É, por assim dizer, o local normal onde elas ficam guardadas. *Uma* gota de água e o filme com certeza vai emperrar.
Urnes
Olá, Holger,
vai ser mais fácil lidar com as espirais Jobo se você cortar os cantos do início do filme em ângulo; assim, o filme não fica preso no carretel e desenrola mais facilmente.
Atenciosamente, Sven.
Hobbyknipser
Olá, pessoal,
Acabei de revelar meus três primeiros rolos de 120.
Acho que os filmes de 35 mm são mais fáceis de enrolar, mas
esse truque aqui foi bem legal: no início,
dobrar o filme cerca de 1 cm para fora, na direção contrária à curvatura da bobina.
Assim, ele desliza com muita facilidade para dentro da espiral, quando
conseguirmos encaixá-lo inicialmente.
E foi assim que fiz: simplesmente desenrolei o papel até
o filme começar, depois dobrei um pouco o filme, desenrolei mais 20 cm
e, ao mesmo tempo, deixei o papel “pendurado”.
Em seguida, encaixei o filme no carretel e, quando ele já estava alguns centímetros dentro,
basta deixar o rolo de filme com o papel pendurado para baixo e
empurrar o filme para dentro do carretel. Tenho caixas bastante antigas da Alemanha Oriental (Plastimat),
onde os carretéis têm uns grampos engraçados com os quais se pode segurar o filme
e, girando as metades do carretel para frente e para trás,
enrolar o filme com relativa facilidade. Acho que nos Jobos
deve haver um mecanismo parecido... Depois, no final,
tateie a fita adesiva e corte o filme um pouco antes dela. Em seguida,
enrole o resto, coloque na caixa, feche a tampa – pronto :ph34r:
Atenciosamente – Henryk