Gast
Oi! :)
Gente, tem mesmo algum motivo para eu não levar meu rolo de filme preto e branco à loja de fotografia para revelar os negativos...? Na verdade, prefiro muito mais passar meu tempo no ampliador e não sou muito boa em revelar filmes. O que poderia acontecer, na pior das hipóteses? Ou até que ponto eles podem estragar meu filme na loja?
Muito obrigada!
E muitas fotos bonitas...
Anja
hambo
Olá, Anja,
Bem, eles provavelmente não vão estragar o filme. Existem duas possibilidades: ou o revendedor o envia para um laboratório de grande porte (saudações à CeWe Color), onde o filme geralmente é revelado em uma máquina de revelação em massa com um revelador de compensação de grão fino, como o D76 ou o ID11, e classificado de acordo com os tempos de revelação. Como os clientes de P&B são exigentes, você pode contar com uma qualidade bastante boa; a revelação forçada também é oferecida.
Ou você tem uma loja de fotografia tradicional com tanque de revelação no porão, onde uma vez por ano (sério, ainda existe) é preparado um novo revelador. Até a Páscoa, o técnico de laboratório precisa de revelador “suave” e “extra suave”, e por volta do Natal, “extra forte” para cópias :D .
Também os operadores de minilabs às vezes ainda têm um revelador SW em funcionamento, mas, por falta de utilização e controle, a qualidade é bem ruim. :)
Apenas com filmes exóticos como o Kodak Recording ou similares é que o laboratório grande fica sobrecarregado com o revelador padrão; aí, só te resta o revelador caseiro.
Atenciosamente, Jürgen
Gast
Oi, Anja,
como o Jürgen escreveu, a Radio Eriwan diz: “Em princípio, sim”.
Minhas razões para revelar em casa foram:
- Tempo (enquanto o filme fica pendurado para secar, eu nem consigo chegar na hora de entregar). Se você ainda toma um café com calma junto com sua modelo, já dá para pelo menos terminar de revelar o filme enquanto isso. (Também funciona muito bem assistindo TV, trocando o banho durante o intervalo comercial.)
-Influência no revelamento. Normalmente, você pode esquecer pedidos além do push/pull.
-Preço. Mesmo com reveladores tão caros quanto o Neofin Blau, o custo da lata de revelador se paga rapidamente.
-Se algo der errado, não preciso discutir com ninguém.
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
Bem, infelizmente tenho que discordar dessas histórias assustadoras e desses elogios do Jürgen.
Não sei se ele tem um primo que trabalha em um grande laboratório, mas a lenda de que lá revelariam os filmes P&B com especial cuidado, ou mesmo em D76, contradiz tudo e todos que já recorreram a um laboratório desse tipo e compararam os resultados.
E o “fino” antes do grão também pode ser tranquilamente riscado.
Eles passam tudo por um banhho de compensação superpotente em três tempos universais.
Seja o que for, o importante é que todos os filmes sejam revelados de forma bem equilibrada, para que depois possam ser impressos sem problemas em papel colorido ou papel universal.
Mais de três tempos, na verdade, não dá para organizar e, por um preço de 50 centavos, também não se pode esperar mais do que isso.
A relação custo-benefício é excelente e quem não vai além de 13x18 cm nem percebe a diferença.
Para um HP5 e um FP4, tudo isso ainda pode ser aceitável, mas todos os filmes P&B mais incomuns não podem, de jeito nenhum, ser entregues lá.
Se um laboratório especializado com uma máquina de tanque Hügert no porão regenerar bem e tiver um bom filtro, é perfeitamente possível manter a química constante por mais de um ano.
Se o rendimento for muito baixo e a quantidade de regeneração, portanto, insuficiente, é claro que é preciso preparar uma nova solução.
Nós preparamos uma nova solução a cada mês.
Se isso não for feito por motivos de economia, os negativos ficam mais duros e não mais macios (o que também contradiz a afirmação de Jürgen), a menos que o técnico de laboratório seja incapaz de regenerar E incapaz de controlar os tempos de processo.
Nesse caso, é claro que tudo está perdido e o laboratório industrial é de fato preferível.
De qualquer forma, porém, um revelador de um laboratório especializado em P&B de verdade deve ser sempre muito melhor do que o laboratório industrial. Mais adequado ao tipo de filme e com grãos mais finos.
É verdade que nem sempre fazemos tudo certo — onde se trabalha artesanalmente, há pessoas envolvidas, e elas podem ter um dia ruim e estragar filmes, mas pelo menos não há problemas estruturais que levariam a que certos filmes fossem sempre revelados de forma errada ou que todo filme 400 saísse como se os grãos de prata tivessem sido colocados individualmente à mão sobre a emulsão.
Além disso, oferecemos, naturalmente, ajustes básicos de contraste (push/pull) e revelamos também um TMZ 3200 ou efke KB 25 com o tempo correto.
É claro que você também não pode fazer isso sozinho. Vários tipos de laboratórios especializados oferecem serviços totalmente manuais sob encomenda individual do cliente. No entanto, eles cobram 10 euros por revelação pelo tempo dedicado.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Se você “não é muito bom em revelar”, provavelmente é tão bom quanto um laboratório bastante competente, pela simples razão de que você revela *seus* filmes. Eu continuaria revelando em casa — já fiz as duas coisas e, antigamente, em Berlim, também costumava levar filmes para laboratórios especializados, mas tive experiências ruins (o moderador do fórum não precisa se sentir alvo disso, não é a ele que me refiro ;-) )
Atenciosamente,
unadodox
Gast
Olá, Anja,
Não hesite em revelar você mesma;
com a câmara de revelação à luz do dia da Jobo, é muito fácil:
coloque o rolo de filme no meio, gire, despeje o revelador,
e pronto. Custa cerca de 10 a 15 euros no eBay; infelizmente, já não se encontra nova.
O manual de instruções é muito simples de seguir.
Se for mesmo preciso usar o Großabor, eu recomendaria o Ilford XP2 Super
(muito fácil de usar, mas, pessoalmente, não gosto tanto dele
quanto do FP4+)
Boa sorte com o revelamento!
Gast
Olá, Anja!
Então, enviei meu primeiro rolo de filme P&B para um laboratório fotográfico por meio de uma loja de fotografia. O resultado foi — resumindo — inaceitável. Depois disso, durante cerca de um ano, fotografei e realizei a exposição de alguns rolos de P&B com a intenção de revelá-los eu mesmo. Mas, na maioria das vezes, faltava-me a motivação necessária para isso. Em algum momento, enviei os trabalhos acumulados para a Impex, e o resultado foi muito aceitável. Hoje em dia, revelo meus filmes principalmente por conta própria e estou encantado, desde o primeiro filme. Sem ter qualquer parentesco ou laço familiar com o diretor da FOTOIMPEX, posso recomendar essa alternativa a você de forma imparcial, ainda mais porque você paga aproximadamente o mesmo preço do serviço de revelação em grande escala. (+frete, talvez?) Mas, como já disse, também passei a gostar de revelar meus próprios filmes.
Atenciosamente, Phil
Gast
Olá, Anja,
Se o rolo de filme tiver principalmente fotos em tom baixo ou muitas áreas escuras, recomendo que — caso você não revele o filme por conta própria — não o leve para revelar de jeito nenhum. Caso contrário, você pode ter surpresas desagradáveis.
Atenciosamente
Holger
Wolfgg
Na verdade, só passei a achar a fotografia um hobby realmente incrível a partir do dia em que revelei meu primeiro rolo de filme sozinho. E ainda me lembro perfeitamente de como, cheio de ansiedade, abri a lata após o fixador para ver “se tinha alguma coisa lá”. Graças ao RODINAL, tudo saiu perfeito. Desde então, faço tudo sozinho (exceto o enchimento do rolo, mas quem sabe), até mesmo preparar reveladores a partir de produtos químicos brutos é divertido, por exemplo, o revelador de potássio para suavizar filmes de traço.
Gast
Concordo com o Mirko. No caso de filmes em preto e branco, é importante verificar com antecedência se e como eles serão revelados. Em geral, um filme em preto e branco, mesmo que se trate de modelos versáteis como o FP e o HP5, deve ser entregue a profissionais qualificados. É uma sensação muito gratificante tirar o filme revelado por conta própria da lata, mas nem todo mundo que quer fotografar em preto e branco precisa se preocupar com o processo de revelação.
Quem procura um pouco geralmente encontra o que é ideal para si.
Dá uma olhada na internet em www.ehrleprint.de
Gast
Anja?
Talvez a Anja E.-St.?
Se não for ela, tudo bem.
Minha recomendação também é revelar por conta própria, a menos que haja um laboratório especializado de confiança nas proximidades. No caso das fotos coloridas, até pouco tempo atrás eu sempre ficava apreensivo, imaginando o que iria receber de volta, até que a questão do laboratório grande chegou ao fim.
No preto e branco, nada supera o revelamento caseiro, já que permite ajustar a exposição e o revelamento de forma coordenada.
Além disso, assim tenho certeza de que meus filmes estão devidamente fixados e enxaguados. Em alguns motivos, pode ser que eu me arrependa daqui a 10 anos se o filme não durar. E não se esqueça da possibilidade de usar reveladores diferentes para finalidades distintas.
Na pior das hipóteses, você recebe o filme em tiras de quatro, que horror...
Justamente no P&B, seria uma pena abrir mão de um processo tão simples. Para um filme (único; mais rápido se forem vários), cerca de meia hora, incluindo arrumar, desarrumar, limpar etc., não é muito, considerando quantas horas você pode passar revelando fotos desse único filme.
Boa luz!
Roman
Se você revelar mais do que, digamos, um rolo por mês e, como é recomendável, se concentrar em um ou dois tipos de filme, é possível otimizar o processo de revelação simplesmente comprando um tanque maior, por exemplo, para 4 rolos, e revelando vários rolos de uma vez.
... mas geralmente sou curioso demais para esperar tanto tempo e sempre revelo meus filmes o mais rápido possível! :unsure:
Roman
mattes
Na verdade, já foi dito tudo. Se você não quiser revelar seus próprios filmes e mora em Berlim, pode mandar revelá-los na Impex. É uma oferta bastante razoável.
Eu não moro lá; ir a um laboratório especializado é complicado, ou então só dá para enviar pelo correio. Por isso, eu mesmo revelo meus filmes.
O revelamento caseiro é frequentemente descrito como a única opção para filmes em preto e branco, mas tem suas armadilhas, que muitos autores se esquecem de mencionar. Os negativos KB são ampliados em grande escala, com o efeito colateral desagradável de que as menores contaminações ficam bem visíveis. Partículas podem chegar à superfície do filme através da água ou durante a secagem. Nem todo mundo que quer tem a possibilidade de providenciar os tratamentos adequados.
É verdade que é possível revelar um filme com uma lata, Nescafé, bicarbonato de sódio e fixador. O esforço real é bem maior. Para a água, existem filtros de partículas; além disso, deve-se manter o processo úmido o mais curto possível e, se possível, usar filmes com emulsões bem endurecidas. Particularmente importante: um ambiente livre de poeira para a secagem.
Gast
por que se torturar se você já admitiu para si mesmo que isso nunca vai dar em nada? :) Eu mandaria fazer no laboratório e investiria meu tempo em algo melhor. :)