huehnerhose
Bom dia!
Estou pensando em comprar um medidor de luz. Uso caixas Praktika, uma com medidor de luz (MTL3) e outra sem (L). Até agora, nunca confiei muito no medidor de luz do MTL3 e sempre o usei apenas como uma orientação aproximada — e, na verdade, me saí bem com isso. Como geralmente uso apenas filmes de 100 ISO (antes de conhecer a Impex, antes de ter uma câmara escura) da Ilford (FP4+). Com eles, minha exposição “na mosca” sempre saía bem.
Mas, ao experimentar com filmes de 400, 200 e 1600, percebo cada vez mais que não posso confiar em estimativas aproximadas :)
Tenho ainda um corpo Nikon, no qual expus o 3200 Delta na época, confiei no medidor de exposição, e cerca de 1/3 das fotos ficaram terrivelmente mal expostas.
Daí a minha pergunta: vale a pena comprar um medidor de exposição manual? Se sim, qual modelo ou o que devo levar em consideração? Como costumo brincar com câmeras mais antigas (Reflekta II, Balda — dos meus avós) e, por outro lado, não tenho muita vontade de memorizar as características de cada medidor de exposição embutido, um aparelho “autônomo” seria bem legal para mim.
Atenciosamente
Sebastian
Gast
Sim, um medidor de luz de verdade vale o investimento.
O Profisix da Gossen, por exemplo, oferece excelentes resultados e pode ser adquirido usado em um conhecido site de leilões online. Uma alternativa seria o Lunalite.
O Lunasix, que é oferecido a um preço significativamente mais baixo, sofre, como muitos outros aparelhos, com as baterias de mercúrio utilizadas na época, que não podem ser substituídas diretamente pelas alternativas vendidas atualmente. Nesse caso, é necessário modificar o medidor de exposição, utilizar adaptadores bastante caros ou recorrer a baterias especiais igualmente muito caras (“Weincell”).
Não é recomendável usar medidores de exposição sem fonte de alimentação própria; as células de selênio incorporadas neles são, por um lado, bastante imprecisas e, além disso, envelhecem.
No entanto, os medidores de exposição manuais simples — e, sem acessórios, o Profisix também se enquadra nessa categoria — têm em comum o fato de calcularem um valor médio em um determinado ângulo de medição (geralmente 30°) e exibirem esse valor.
Para tarefas mais exigentes (objeto escuro contra fundo branco), recomenda-se reduzir o ângulo de medição. Para o Profisix, existe um acessório de foco bastante volumoso, capaz de avaliar vários ângulos de medição até 1°. É claro que um medidor de ponto de verdade é mais elegante, mas essas peças custam muito caro, mesmo usadas. Para o Lunasix, existe pelo menos um acessório de 15°/7,5°, com o qual já se consegue avançar bastante.
Problema: depois de ter um medidor de luz pontual nas mãos (recomendação: analógico, não digital), você provavelmente não vai querer mais medir com outra coisa.
Portanto, cuidado!
Gast
Olá, Sebastian
Não quero mais abrir mão do meu medidor de luz! Eu uso um Gossen DigiSix. Na maioria das vezes, quando tenho tempo, uso o DigiSix junto com minhas Canon, que têm um medidor de luz embutido. Com câmeras pinhole ou em modo manual (MF), não tenho outra opção.
Não quero te dar dicas na hora de escolher, pois a oferta é muito grande e cada um precisa de um conjunto de funções diferente. No entanto, se fosse comprar um medidor de luz agora, escolheria um que tivesse vários acessórios. Até agora, porém, trabalho apenas com a medição de luz e me dou muito bem com isso.
Se você também usa um flash, eu compraria logo um medidor de luz que leve o flash em consideração.
Para mim, o tamanho foi importante, pois assim posso levar o medidor de luz sempre comigo no bolso da calça.
Além disso, no futuro você poderá verificar os medidores de luz da sua câmera e, com sorte, obterá um valor preciso, para que um Delta 3200 não seja mal exposto novamente.
Boa luz
Andreas
Stagirit
Eu recomendaria um medidor de luz da Gossen.
Pode ser o Profisix ou o Lunasix F; ambos funcionam com pilhas de 9 volts.
O que fala a favor dos aparelhos analógicos da Gossen é a possibilidade de calibrá-los por conta própria (conforme descrito detalhadamente no manual de instruções).
Ambos custam cerca de 75 €, e o acessório de foco pontual, que custa entre 7,5 € e 15 €, é bem barato.
Até que ele foi roubado, eu trabalhava com um Lunasix 3s; as pilhas duram cerca de 5 anos, com o adaptador apenas cerca de 3 anos, e ele é muito preciso, especialmente em exposições prolongadas.
Wolf_XL
...você consegue fazer medições precisas com qualquer fotômetro — desde que tenha a marca Gossen... ;-) Eu tenho quatro aparelhos da Gossen em uso — dois Lunasixe, um Lunalite e um Digiflash. Eu uso os Lunasixe quando os tempos de exposição ficam mais longos. O Lunalite tem a vantagem de funcionar com uma pilha normal de 9 V e de permitir incluir facilmente fatores de filtro com seu disco ou seguir os passos de São Anselmo com sua divisão em zonas... ;-) O adaptador de teleobjetiva se encaixa nos dois medidores, podendo reduzir o ângulo de medição para até 7,5°.
O Digiflash é minha mais recente aquisição — ele sempre vem comigo quando saio com um dos meus carros antigos. Além disso, também posso usá-lo para fazer uma medição de flash. E quando estou na estrada com a GF, é extremamente prático ter um termômetro e um cronômetro à mão, caso queira fazer rapidamente um Pola.
piu58
Uma boa dica, se você não quiser gastar muito: o Weimarlux CdS. O meu praticamente não apresenta desvio em relação à luz de rua. A pilha de mercúrio pode ser substituída por uma LR 44 comum; basta usar um adaptador mecânico (que pode ser feito com a pilha antiga). Os 1,35 V não são usados como referência interna.
Gast
Olá, Sebastian,
infelizmente, abaixo do limite do “muito caro”, não existe um que sirva para tudo.
Comprei recentemente no eBay um Bewi Zoom Spot, que na verdade é um aparelho genial (principalmente pelo preço). Abrange quase todos os ângulos de medição de 1 a 30 graus.
Bl?: sem medição de luz, sem medição de flash.
Mas, em troca, dá para levar um Digiflash ou um Profisix na bolsa.
Para mim, o Bewi tem a vantagem de ser muito mais compacto do que o Profispot ou o Profisix e de exibir o ponteiro, mesmo que sem escala.
Mesmo assim, pense primeiro no que você precisa. Na minha opinião, é imprescindível:
Medição de luz e do objeto. Preste atenção à faixa de medição se você quiser tirar muitas fotos noturnas. Para mim, essa função era do Profisix.
Flash apenas quando necessário. O Digiflash é suficiente para mim e é superpequeno, por exemplo, para levar para a Tessina.
Spot apenas para o sistema de zonas. Agora é o Bewi que faz isso.
Temperatura de cor irrelevante, salvo exceções.
Se, mesmo assim, estiver “Sim” em todos os itens, deve ser mesmo um Starlight (ou o modelo correspondente da Sekonic ou Minolta. Eles têm temperatura de cor?). Infelizmente, ele é caríssimo.
Atenciosamente
Martin
huehnerhose
Ótimo! Muito obrigado pelas várias respostas.
Acho que a temperatura de cor não é muito relevante para mim, assim como o flash. (Já que raramente fotografo em cores e não tenho um flash “decente”, nem pretendo comprar um.)
O que me interessou especialmente foi a questão da medição pontual. Acho que dá para ajustar/medir bem os contrastes com isso. Mas isso deve demorar um pouco, não é?
Acho que a combinação de um desses aparelhos comuns com um acessório de medição pontual parece flexível e fácil de usar para mim.
Vou dar uma olhada :)
Então, mais uma vez, obrigado!
Atenciosamente
huehnerhose
P.S.: Ao pesquisar, percebi que existem acessórios de laboratório para o Profisix. Posso usá-lo como um ampliador comum com isso? (Porque também não tenho nada desse tipo)
ManfredAnzinger
Olá, huehnerhose,
Se você pretende fazer medições pontuais, 15° não surtem grande efeito; o adaptador de 5° para o Variosix talvez tenha uma utilidade limitada. Para fazer medições pontuais de verdade, por exemplo, para um sistema de zonas, você deve optar por 1°.
Atenciosamente, Manfred
cfb_de
Olá, Sebastian,
Acessórios de laboratório para o Profisix? Posso usá-lo como um aparelho de ampliação comum?
Sim, mas não acho a construção tão incrível assim.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Minha recomendação: Gossen Starlite. É caro, mas vale a pena. A medição pontual de 1 euro às vezes é muito útil em fotos de paisagem, mas a medição de luz é muito melhor quando o ponto central fica a uma curta distância :-)
Wolf_XL
...cuidado com um medidor de luz pontual puro — você precisa saber exatamente o que está fazendo com ele; caso contrário, a frustração é garantida. A menos que você esteja seguindo os passos de Santo Anselmo, um medidor de luz pontual não é a melhor opção. Prefiro usar o adaptador de teleobjetiva da Gossen — assim consigo ver onde estou medindo sem correr o risco de colocar todo o negativo na “zona errada”. Em situações de iluminação difíceis, quem não tem experiência geralmente se sai melhor com uma medição de luz do que com uma medição pontual.
huehnerhose
Mais uma vez, obrigado a todos. Acabei de comprar uma Lunasix com teleobjetiva e adaptador de laboratório. As possíveis 20
arothaus
E eu estava justamente pensando em te recomendar um Gossen Polysix. Nele, dá para ajustar o ângulo de medição para 10, 20 ou 30 graus. Não é um medidor de ponto, mas permite fazer medições seletivas com bastante precisão. O legal é que o aparelho tem um visor que mostra exatamente o que estou medindo. Acho que o Lunasix não tem isso, né?!? E ele ainda usa pilhas AA normais. Só o visor com diodos é um pouco estranho no começo.
Mas, se possível, eu faço uma medição de luz mesmo, então o “spot” não importa.
De qualquer forma, divirta-se com o Lunasix!
Atenciosamente,
Andreas
Gast
O "acessório de teleobjetiva" para a Lunasix possui um visor com dois círculos concêntricos impressos, um vermelho e um verde — que correspondem ao círculo de medição atualmente ajustado por meio de um controle deslizante. E no medidor analógico há três marcações para ajustar o valor de luz determinado — uma amarela (funcionamento sem acessório), uma vermelha e uma verde, dependendo do ângulo de medição selecionado.
Assim, mesmo com o acessório simples para a Lunasix, é possível ver o que está sendo medido; basta ter cuidado ao operá-lo para ajustar o valor de luz no valor analógico na marcação correta, caso contrário, a medição ficará um ou até dois valores de abertura errada.
Gast
A respeito de difusores e acessórios...
O difusor Profispot (que, no entanto, só se encaixa no Profisix e, creio eu, também no Luna F, mas apenas nesse modelo, não no 3, nem sem acessórios adicionais) oferece ângulos de 10/5/1 grau, mas, como mencionei acima, na minha opinião é muito difícil de manusear.
Como já disse, em termos de difusores spot e de preço acessível, só conheço o Bewi.
Atenciosamente
Martin
PeterVolkmar
Além do Bewi, também há um Soligor bem barato. Mas ele tem apenas uma função: luz contínua. Já o Bewi tem o problema dos Queckis (por acaso ainda tenho um Bewi com Queckis, caso alguém esteja procurando). Quanto à Gossen, ouvi várias vezes que os acessórios não são muito estáveis.
Atenciosamente, Peter
cfb_de
Olá, Peter,
Com a Gossen, tenho notado com frequência que os acessórios não são tão estáveis.
Meu Profisix, incluindo o adaptador para microscópio (não preciso mais dele, alguém quer?), já completou pouco mais de dez anos em ambiente profissional, sem dar nenhum problema e sem balançar. O aparelho continua firme como no primeiro dia.
Pode ser um caso isolado, mas não acredito nisso.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Para quem está começando a usar o sistema de zonas, o Variosix F com o acessório de 5° é altamente recomendável. Ele é fino, leve, funciona com bateria de 9 V (também recarregável) e permite todos os tipos de medição, exceto a temperatura de cor. Os medidores pontuais de 1° precisam de uma lente frontal bastante grande ou apresentam baixa sensibilidade à luz. E o ângulo de medição de 5° evita erros de principiante, como colocar a Zona I em um “buraco negro profundo” ou a Zona IX em um ponto de luz que, na realidade, está muito mais alto. É necessário procurar zonas de medição suficientemente amplas, que também possam ser interpretadas a olho nu. É assim que se aprende mais rápido.
E com o ajuste de EV, é possível medir diretamente as curvas de densidade.
Wolfgang