fototiger
Tenho uma dúvida: na loja FOTOIMPEX, há a seguinte observação sobre os fixadores, que li com atenção pela primeira vez.
“Se ocorrerem sedimentos ou um cheiro de enxofre, o concentrado do banho de fixação não pode mais ser utilizado.”
O meu problema, porém, é que os concentrados (Adofix, Tetenal, Ilford,...) que usei até agora têm todos um cheiro a enxofre. Não é necessariamente um cheiro forte, mas é perceptível. Também não consegui notar nenhuma diferença real entre as diferentes marcas. Todos “cheiram a enxofre”, mesmo quando os compro novos e abro pela primeira vez. Mas nunca tive problemas com a fixação em si.
Como não acredito que todos os fixadores que comprei na vida estivessem estragados, quis saber o que significa essa indicação. Não quero começar a reclamar dos fixadores e devolvê-los à FOTOIMPEX, embora sejam bons, só porque estou inseguro.
highscore
Oi, Tiger
Acho que todo fixador tem um cheiro próprio muuuuito leve. Talvez você seja bem mais sensível a odores do que eu?
Cheiro de enxofre?
Interpreto isso como se fosse cheiro de ovo podre!
Mas nunca senti isso.
fototiger
Ok, ainda estou bem longe de comer ovos com cheiro de enxofre! Obrigado!
highscore
Bem,
Por enquanto, vou esperar pelas respostas dos outros.
Alguém sabe se estou certo?
MirkoBoeddecker
Deve cheirar muito a enxofre. O X-tiossulfato, claro, sempre tem um cheiro leve, mas quando se decompõe, temos enxofre puro.
fototiger
Tudo bem, muito obrigado pelas respostas!