SimonWeber
Olá,
existem outros agentes umectantes além do Sistan que contenham rodaneto de potássio e, portanto, tenham o mesmo efeito estabilizador que o Agfa Sistan? O Adoflo ou o Mirasol são semelhantes ou iguais? (Embora eu tenha ouvido dizer que o Mirasol contém formaldeído!)
Só pergunto porque, após a falência da Agfa...
Devo então comprar 10 frascos desse produto e me abastecer para os próximos anos ou, caso o Sistan não esteja mais disponível, posso mudar para outra marca? (Enxágue final com barita para garantir a estabilidade de arquivamento.)
Atenciosamente, Simon
RomanJRohleder
Simon
>Existem outros agentes umectantes além do Sistan que contenham rodaneto de potássio e, portanto, tenham o mesmo efeito estabilizador que o Agfa Sistan?
Sim. O “Ag Guard” da Fuji. Mas ele não é comercializado fora do Japão.
>O Adoflo ou o Mirasol são semelhantes ou iguais?
Não.
> (Embora eu tenha ouvido dizer que o Mirasol contém formaldeído!)
Entre ouvir dizer e ser verdade... <G>
Não, o Mirasol não contém _nenhum_ formaldeído. Se você está interessado em formalina, compre um Stabibad para E6/C41, que também é útil no laboratório de preto e branco.
> Só estou perguntando porque, depois da falência da Agfa... ?
A fábrica de produtos químicos continua funcionando e, aparentemente, o novo proprietário está interessado no nicho de mercado dos “laboratórios amadores”.
> Então, devo comprar 10 frascos desse produto e me abastecer para os próximos anos
Para isso, provavelmente já é tarde demais — ou a produção foi interrompida e você chegou tarde demais, ou ela continua e o seu estoque só ajuda a congelar o preço, assumindo o pré-financiamento do seu consumo nos próximos n anos.
>Saudações, Simon
Um moselano no exílio? Na vizinhança havia/há um tal de Simon Weber por aí.
Roman
SimonWeber
Hum... bem, então acho que vou comprar só uma garrafa por enquanto...
@Fotoimpex
Ou esse Sistan no catálogo de vocês ainda é um “produto antigo” e deve ser comprado logo?
E MAIS uma pergunta para a FOTOIMPEX: caso o Sistan fique indisponível por um longo prazo, vocês conseguiriam o Fuji Ag Guard como substituto?
Atenciosamente,
Simon
PS: Não, infelizmente não sou um moselano exilado, mas sim alguém que divide o tempo entre a Inglaterra (universidade) e Frankfurt... fora isso, sou de Frankfurt “desde sempre”. Desculpem :)
SimonWeber
Enviei o seguinte e-mail para a A&O; vamos ver o que eles respondem:
"Em relação à recente aquisição das instalações de produção de minilaboratórios e produtos químicos da Agfa pela sua empresa, gostaria de saber se a sua empresa continuará a produzir algum dos produtos químicos da Agfa para o processamento em preto e branco, tais como reveladores de filme e papel, agentes umectantes, banhos de parada e fixadores. Se sim, quais marcas vocês pretendem usar para esses produtos químicos, como e quando eles estarão disponíveis? Estou especialmente interessado no destino do Agfa Sistan, que parece ter sido um produto único no mercado europeu; o único produto comparável, o Fuji Ag Guard, está disponível apenas no Japão e em algumas regiões dos EUA.
Atenciosamente,
Simon Weber"
MirkoBoeddecker
Simon,
A A&O é uma empresa alemã. Não é preciso escrever para eles em inglês :)
Também existem outras opções na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Atenciosamente,
Mirko
SimonWeber
Ah. :) O site estava em inglês, então pensei que...
Bem. Se houver alternativas, ótimo! Como usuário comum, claro que só conheço o Sistan e o Ag Guard...
Atenciosamente,
Simon
Gast
Olá,
Tenho uma dúvida (puramente conceitual). O Sistan foi mencionado aqui como um agente umectante. É isso mesmo? Na minha cabeça, eu classificava o Sistan de outra forma. Afinal, o Sistan é um “protetor contra alterações na prata fotográfica”, como o Google acabou de me confirmar. Dá para chamá-lo de agente umectante?
Atenciosamente
unadodox
Gast
Olá, Unadox
Na verdade, é as duas coisas. O Sistan é um excelente estabilizador de prata fotográfica — sem alterar o tom da imagem —, mas, ao mesmo tempo, também possui as propriedades de um agente umectante.
Portanto, eu realmente não gostaria de ter que abrir mão do Sistan e espero que alguém continue produzindo essa mistura no futuro :-)
Atenciosamente,
Martin
Gast
Acabei de falar ao telefone com a a&o. Lá me garantiram que toda a linha de produtos químicos da Agfa continuará sendo produzida. Ou seja, o Sistan também. Estão trabalhando no momento para atualizar o site. Já é possível fazer pedidos diretamente com a a&o. MAS: não peça apenas um frasco avulso; é preciso adquirir pelo menos uma caixa original, ou melhor ainda, um palete inteiro.
E como nem todo mundo tem esse volume de consumo, agora cabe novamente aos revendedores entrarem em ação.