SamuliSchielke
Olá, pessoal,
desde que o Agfa Agefix deixou de ser vendido por aqui, passei a usar o fixador inodoro (o que, claro, é jargão publicitário, mas ele realmente tem um cheiro muito suave) da Amaloco. Quando li o manual de instruções, percebi que a Amaloco recomenda que os filmes de cristal plano sejam fixados por mais tempo e com uma concentração mais forte (nesse caso, se não me engano, 4 minutos em 1+4 em vez de 3 a 5 minutos em 1+7). O Fomapan 200 é um filme de cristal plano, mas a ficha técnica da Foma indica os mesmos tempos de fixação para todos os filmes. Então, vocês que têm experiência e entendem um pouco de química, o que acham?
a. Isso está certo? Nesse caso, preciso me preocupar com a durabilidade dos meus negativos T200.
b. Isso é bobagem e deve-se fixar normalmente?
c. Outra coisa?
Tudo de bom,
Samuli
RomanJRohleder
Samuli,
>desde que o Agfa Agefix deixou de ser vendido por aqui,
Isso pode mudar em breve.
>mudei para o fixador inodoro (o que, claro, é jargão publicitário, mas ele realmente tem pouco cheiro) da Amaloco.
Sim, os fixadores (disfarçados) para filmes coloridos, como o Calbe FX-R, o Agfa UniFX e outros, são muuuuito bons; eu prefiro o cheiro discreto de amônia ao cheiro azedo e de enxofre dos fixadores rápidos clássicos (o que a Foma inclui no Diakit é um exemplo bem extremo; acabei de jogar fora as sobras de uma raclette, junto com uma maionese feita pela minha mãe — que tinha um cheiro muito parecido. <g>).
>O Fomapan 200 é um filme de cristal plano, mas a ficha técnica da Foma indica os mesmos tempos de fixação para todos os >filmes.
A Foma é bem tranquila no que diz respeito a fichas técnicas.
>a. Isso é verdade? Então preciso me preocupar com a durabilidade dos meus negativos T200.
Não se preocupe. Se até agora não apareceu nenhum véu, é de se supor que tudo continuará bem.
>b. Isso é bobagem e deve-se fixar normalmente?
Sim. Fixe tudo como sempre — solução forte (1+4 em vez das diluições econômicas idiotas), determine o tempo de clarificação, com base nisso faça uma fixação em dois banhos... e tudo ficará bem.
>c. Outra coisa?
Sim, outra coisa: você acabou de chegar em MZ? O Philipp mencionou algo sobre isso de passagem...
Roman
Gast
Olá, Roman,
Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada nos negativos antigos e, se tudo correr bem, seguirei como sempre fiz.
Diz-me uma coisa, sempre segui à risca as instruções do fabricante quanto ao fixador e tenho que admitir minha ignorância. Como se determina o tempo de clarificação?
Sim, agora estou mais frequentemente em MZ, mas não sempre; eu e o Philipp podemos dar um pulo aí, já que você fica mais ou menos no caminho.
Samuli
RomanJRohleder
Samuli,
>Como se determina o tempo de clarificação?
Coloque um pedaço de filme não revelado — como, por exemplo, a ponta cortada — na solução de fixação e observe-o. O tempo de clarificação é aquele em que o filme fica claro e o suporte fica transparente, sem manchas.
Multiplique esse tempo por dois, ou por três no caso de filmes de baixa densidade, para obter o tempo de fixação — no fixador de dois banhos, o tempo será o dobro do dobro.
>Sim, agora estou mais frequentemente, mas não sempre, em MZ; podemos dar uma passada com o Philipp,
Claro!
>Você fica mais ou menos no caminho.
Se eu estiver em casa; caso contrário, podemos fazer uma sessão fotográfica em grupo em Rheinhessen ou algo assim.
>Samuli
Roman
Gast
Olá, Roman,
Mais fácil do que eu imaginava. Repetindo, só para ter certeza de que entendi direito:
Emulsões clássicas: 2 vezes o tempo de clarificação
Cristais planos: 3 vezes o tempo de clarificação
Banho de dois estágios (banho 1 e 2): 2 vezes o tempo de clarificação em cada um?
Samuli
RomanJRohleder
Samuli,
>Mais fácil do que eu pensava. Repete, só para eu entender direito:
>Emulsões clássicas: 2 vezes o tempo de clarificação
>Cristais planos: 3 vezes o tempo de clarificação
>Banho duplo (banho 1 e 2): 2 vezes o tempo de clarificação cada?
Sim.
Roman
fotohuisrovo
O T200 é muito semelhante ao Acros 100 da Fuji no que diz respeito ao fixador.
O tempo de fixação 3X estará sempre dentro do intervalo correto e nunca me causou nenhum problema com o Fomapan T200. Este filme não é sensível a problemas de fixação como, por exemplo, o Ilford Delta 400, que certamente dará errado se for usado com um fixador que esteja no fim da validade.
Atenciosamente,
Robert