ultra8
Oi!
A emulsão dos dois papéis ADOX, Easy-Print e VarioClassic, é idêntica, exceto pelo suporte?
Atenciosamente, Jü
MirkoBoeddecker
Olá, Jörg,
pode me explicar o contexto da sua pergunta?
Antes de responder “sim”, por favor, leve em consideração o seguinte:
1) Você não pode, de forma alguma, fazer testes de exposição com PE e depois esperar que os valores se apliquem ao papel baritado.
2) O papel PE tem menos emulsão por metro quadrado, pois o suporte revestido absorve menos — por isso, ele requer menos luz e menos tempo de revelação, além de apresentar menor profundidade de campo e menor gama tonal.
3) O tom da imagem é obtido, exceto no caso de pretos profundos, pela mistura de branco e preto. O branco, nos papéis PE, é o branco do suporte plástico, e no papel barita, o da camada de barita.
Por isso, você nunca pode pendurar os dois lado a lado e esperar que tenham a mesma aparência.
Conclusão: Em princípio, sim, mas isso não importa, pois o papel se comporta de maneira diferente mesmo assim; o único aspecto comparável é o comportamento sob a luz da câmara escura (teste de véu).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
O motivo é o tempo de revelação mais longo. Eu só queria saber se preciso deixar o papel PE de molho na solução por 3 minutos, assim como o Baryt, para a revelação.
Estou testando agora o seu papel tot-matt. É preciso se acostumar com ele... Mas já está me causando uma boa impressão. No entanto, ainda tenho dificuldade em alisar o Baryt.
Atenciosamente, Jü
MirkoBoeddecker
Infelizmente, essa questão da secagem é uma característica dos papéis baritados.
Os tempos de revelação do PE são um pouco menores devido ao menor teor de prata.
Na verdade, você deveria dizer: ... se eu POSSO revelar o PE por tanto tempo quanto o barítico :-)
Você pode parar a qualquer momento a partir de 90 segundos, se quiser, e obterá um resultado semelhante ao de papéis com menor teor de prata, mas quanto mais tempo ele ficar na solução e quanto mais “revelado” ficar, melhor ficará a sua foto :)
Atenciosamente,
Mirko