DieterSchuld
Prezados membros do fórum, estou me familiarizando com o revelamento do Efke 25 e me deparei com a recomendação de usar Hüter. Li "adicionar um pouco de Hüter", "adicionar 1%" e, na embalagem da Tetenal, está escrito "adicionar 25 ml por litro". O que devo fazer agora?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
cfb_de
Olá, Dieter,
por mais duro que possa parecer: adicione “um pouco” e vá testando a quantidade necessária. Na pior das hipóteses, isso custará exatamente dois rolos.
Nenhuma instrução de revelação de nenhum rolo pode dar recomendações absolutas.
*Com* Hüter, porém, você terá que fixar de três a cinco vezes mais tempo e enxaguar por um período significativamente mais longo.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: No R50, eu ignoro todas as recomendações do Hüter. Simplesmente não uso nada. No entanto, também não uso aquelas pinças de tortura para retirar o filme.
fotohuisrovo
O uso de estabilizadores prolonga os tempos de fixação e lavagem. Como as emulsões Efke são muito sensíveis e podem causar arranhões durante o revelamento, esses filmes devem ser manuseados com mais cuidado.
Como o estabilizador tem um pH baixo, é importante que a solução concentrada de revelamento seja preparada na proporção correta primeiro. Só depois é que o material estabilizador deve ser adicionado e misturado lentamente.
Outra vantagem é que a planicidade do filme melhora. A desvantagem são os tempos de processo mais longos.
Boa sorte com suas experiências.
Atenciosamente,
Robert
Renate
Olá,
Há algum tempo venho me dedicando ao problema do “retentor”. Infelizmente, não há muita informação sobre isso na literatura.
Desaconselho veementemente o uso do Geladur como retentor. Ele deve ser um aditivo para o revelador. O Geladur contém basicamente ácido acético, e esse ácido não tem nada que estar no revelador. A atividade de um revelador é controlada pelo valor do pH. O valor do pH no revelador está sempre acima de 8. O ácido acético reduz o valor do pH e, consequentemente, a atividade do revelador. Se o Geladur for adicionado conforme as instruções, o filme ficará completamente não revelado. Por que o Geladur contém ácido acético é um mistério para mim. O agente de retenção, o glutaraldeído, não necessita do ácido acético como coadjuvante. Segundo a literatura, o glutaraldeído é um excelente fixador que pode ser adicionado ao revelador.
Atualmente, estou utilizando meu estoque de Geladur como interruptor com efeito fixador. Utilizo 20 ml de Geladur para 500 ml de água. Não posso avaliar a eficácia do efeito fixador, pois até o momento não encontrei nenhum teste adequado para avaliar esse efeito.
Os fixadores inorgânicos utilizam compostos de cromo ou alumínio para a fixação. Isso só funciona em soluções ácidas, sendo necessário, no entanto, ajustar um valor de pH ideal para a fixação. Mas ainda não realizei experimentos com isso e a literatura apenas afirma que é possível, sem explicar como. Também na Tetenal não consegui encontrar até agora nenhuma indicação realmente útil sobre o fixador comercializado.
Durante o revelamento, meus filmes geralmente não riscam. Além disso, a emulsão nunca se soltou até agora. O risco de arranhões só surge na ampliação. Mas, até o momento, tenho pouca experiência com os filmes ADOX. Não tenho tempo para testes sistemáticos.
Atenciosamente,
Renate
Gast
Olá, Deter,
Há anos que uso o Tetenal Hüter para o ADOX 25.
25 ml para um litro de fixador está bom.
Nunca tive problemas com arranhões ou durante a lavagem.
A propósito: quem foi que inventou essa história da garota do banho de parada ruim?
Até agora, tratei todos os Efke 25 com o banho de parada Indicet sem descascamentos de camada ou outros desastres!
Atenciosamente,
Wolfgang
DieterSchuld
Caros participantes do fórum,
muito obrigado pelas suas mensagens úteis. Vou testar por conta própria. Ainda não sei exatamente como, mas acho que os arranhões que surgirem vão me dar uma pista. Muito obrigado!
Dieter Schuld
camerafreak
Franz,
o que impediria de utilizar o processo de fixação com um sistema de fixação em dois banhos modificado?
Ou seja:
1. Etapa de fixação: fixador normal sem aquecimento adicional, tempo de fixação normal, eventualmente 30% mais curto
2. Etapa de fixação: banho de fixação com aquecimento, tempo de fixação normal
Ainda não testei esse procedimento na prática, mas para mim seria a maneira mais viável (embora eu também seja um usuário de filmes em preto e branco).
Por isso, também não tenho medo de um tempo de lavagem prolongado (são apenas mais dois toques no botão :-))
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
A questão da emulsão macia não é realmente um problema, desde que se trabalhe com cuidado.
Nós mesmos revelamos milhares de filmes Efke por ano, sem protetores e sem arranhões, apesar do raspador.
As advertências no catálogo existem porque alguns espertinhos sempre insistiam nos fóruns da internet que os filmes ADOX arranham mais facilmente do que os da Ilford.
Eles usaram isso como pretexto para concluir que:
1) A FOTOIMPEX é uma empresa desonesta que engana seus clientes
2) A Ilford e a Kodak produzem imagens melhores porque basta olhar para o revestimento da camada, etc.
Acho que nem o primeiro nem o segundo podem ser associados a uma relação causal direta com o revestimento, mas, em algum momento, eu simplesmente me cansei e incluí todo esse alvoroço como aviso no catálogo, atribuindo à ADOX dois pontos em relação à complexidade de manuseio.
Desde então, tudo está tranquilo e as vendas não foram afetadas de forma alguma, ao que parece :)
Quem usa um filme exótico não o faz para obter uma imagem da maneira mais fácil e rápida possível, mas para criar imagens que sejam diferentes da média.
Pequenos desvios no processamento simplesmente fazem parte do processo.
Não tenho nenhum problema em alertar sobre tudo isso com antecedência e, se houver perguntas, elas serão respondidas aqui.
Há anos venho alertando que o futuro será cada vez mais turbulento. Quem não estiver disposto a experimentar um pouco terá que migrar para o digital, mais cedo ou mais tarde. Todos os materiais apresentarão maiores variações e teremos que resgatar muito do antigo conhecimento fotográfico de meados do século XX para contornar esses obstáculos.
Naquela época, era normal molhar e secar (água), clarear brevemente como reforço de fixação, e, em qualquer caso, tonificar e fazer um teste de lavagem, e assim por diante...
Tudo isso deixou de ser necessário desde o início dos anos 70, porque os materiais foram estabilizados com um imenso esforço tecnológico a ponto de dar certo mesmo com duas folhas e sem pensar duas vezes.
Com o colapso do mercado de massa, esse esforço não será mais financiável a longo prazo.
Isso, é claro, não significa que as fotos agora ficarão piores!
Pelo contrário!
Desde sua introdução, a fotografia tem sofrido uma constante queda na qualidade em troca de maior facilidade de uso e adequação ao mercado de massa.
Vamos agora reverter essa troca e nos dedicar mais ao processo; assim, teremos mais fotos de qualidade :)
Faremos o nosso melhor para comunicar esse conhecimento em relação aos nossos materiais.
Além disso, é divertido quando se consegue aplicar com sucesso algo que se aprendeu e se tem nas mãos uma impressão rica e brilhante do filme em rolo ADOX CHS 50, que acabou de ser branqueado de forma específica e passou pela sua primeira viragem ao selênio.
Isso é muito mais legal do que uma impressão PE comum do filme cromogênico C41 de um laboratório industrial.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Michael,
isso parece plausível. Mas, nesse caso, eu dispensaria o segundo fixador e faria logo um banho de filtro antes da fixação. Mas, como já disse, eu não uso filtro algum e não tenho problemas com camadas de filme moles.
Mirko,
*essa* é exatamente a razão pela qual gosto de trabalhar com filme e não fico sentado na frente do computador com imagens digitais. E também não é tão problemático assim, se a gente simplesmente aceitar que a fotografia é um ofício, que não pode ser levado à perfeição em três minutos. Não é à toa que existe um curso profissionalizante ou uma graduação para isso.
Na culinária, na colocação de papel de parede, na direção (ok, infelizmente cada vez menos), nas línguas estrangeiras, todo mundo aceita que é preciso aprender primeiro.
Atenciosamente,
Franz
Gast
O “problema” com as emulsões mais macias geralmente só ocorre quando se trata de filmes planos. Na espiral para filme em rolo ou K.B., o resultado ainda é bom com tempos de revelação e transições normais. Só em temperaturas de processamento mais altas é que pode haver um problema.
Dependendo de como se revelam os formatos grandes, pode ser aconselhável usar protetores.
Pinças de raspagem sujas e duras sempre dão errado, com qualquer filme. O melhor é não usar nenhum contato mecânico entre as emulsões de filme molhadas. Mas até eu, às vezes, raspo um filme. Existem vários métodos de processamento para revelar um filme de forma rápida, sem arranhões e limpa.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Mirko,
não exagere, eu fotografo desde 1960 e nunca fiz nada do tipo que você descreve (desculpe), meu pai já fazia ampliações nos anos 30 e também nunca fez nada disso (os negativos ainda estão intactos), tudo o que está descrito aí.
Se a gente tomar um mínimo de cuidado e não tratar os filmes com força bruta, isso não é necessário — guardar, conter, clarear, tonificar, teste de lavagem etc. — isso também não se encontra na literatura contemporânea.
Quem ainda vai comprar seus produtos se você escreve coisas como as acima?
Isso não vai acontecer; talvez cada emulsão tenha um tempo de exposição diferente, mas e fora isso?
Roland
PS: Não quero ser maldoso, mas o que o cliente deve pensar quando o vendedor (que quer ganhar dinheiro) conta histórias de terror como essas?
MirkoBoeddecker
Roland,
Hmm, isso não me pareceu uma história de terror, e ainda há bastante sobre o assunto na literatura dos anos 90.
Afinal, não é à toa que o Hüter faz parte do catálogo de qualquer fabricante de produtos fotográficos, assim como o Calgon e o Selentoner.
A dúvida sobre se a escolha foi a correta também preocupa muita gente, e o fato de o revelador demonstrar exatamente isso e, além disso, estabilizar a imagem é, sem dúvida, indiscutível.
Todos esses fatores juntos são possíveis estabilizadores do processo.
Portanto, primeiro amaciar a água (ou realizar a diluição de 1+1 com água destilada) antes de preparar o revelador; depois, se necessário, proteger a emulsão no fixador ou no banho de parada (também para que o negativo não se risque durante a ampliação); selecionar cuidadosamente e (também por causa da proteção) testar a lavagem; e, se necessário, fazer uma breve tonificação com selênio para ter certeza...
Se você fizer tudo isso, na verdade nada mais pode dar errado.
O que é necessário em cada caso específico deve ser decidido na hora.
Bem, eu não acho isso particularmente complicado; trabalho há anos com uma ou mais etapas da lista apenas para ter certeza.
Isso vale, aliás, para todos os materiais. Não especificamente para os nossos.
Com isso, certamente não queria assustar ninguém. Obrigado pela observação :)
Quando se tem experiência suficiente, como você, dá para ignorar a maior parte disso, porque se sabe como as coisas funcionam.
Mas quem tem menos experiência precisa confiar no processo, e um processo o mais estável possível ajuda nessa situação, a menos que a complexidade seja excessiva. Aí, é claro, a coisa fica sem saída.
Atenciosamente,
Mirko