SimonWeber
Não tem nada a ver diretamente com materiais fotográficos e seu processamento, mas talvez possa interessar a outras pessoas também.
Gostaria de saber se há estudos sobre o quanto o manuseio de produtos químicos, a inalação de vapores químicos etc. podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Tenho 22 anos e trabalho há dois anos e meio em diversos laboratórios fotográficos. Em casa, com pouca ventilação, na universidade, em um laboratório com ventilação, etc.
Alguém que já trabalha há muito tempo com fotografia analógica em preto e branco tem experiências pessoais ou talvez até estudos sobre isso? Existem relatos de outros fotógrafos? Às vezes fico enjoado no meu laboratório caseiro mal ventilado, quando fico lá mexendo nas coisas por horas a fio.
Gostaria apenas de saber se, após 30 anos de trabalho fotográfico (em 2033... será que ainda existirá fotografia analógica? ;) ), terei arruinado minha saúde, ou se, com um manuseio adequado (o que seria isso?), tudo isso é controlável (espero que sim...).
Só por falar nisso.
Simon
Manfred
Olá!
Trabalho na Duka há mais de 40 anos. Se seguir as instruções, não acontece nada, mas é absolutamente necessário ventilar o ambiente. Trabalhar com dores de cabeça ou tonturas certamente não é saudável a longo prazo.
Atenciosamente,
Manfred
MirkoBoeddecker
Olá, Simon,
Trabalhar na DUKA é, na verdade, relativamente seguro, desde que se tomem todas as precauções necessárias.
A inalação dos odores do revelador não é diretamente prejudicial à saúde, e sua dor de cabeça provavelmente se deve ao fato de você trabalhar concentrado por horas a fio em um espaço pequeno e mal ventilado.
Há uma diferença entre inalar odores e ter contato direto com todos os produtos químicos. Talvez um médico ou o Franz saibam mais sobre isso?
No entanto, existem coisas que podem ser perigosas e, infelizmente, ainda são muito pouco levadas em consideração.
Por isso, aqui vai uma breve lista (sem garantia de exaustividade).
1) Limpeza, limpeza, limpeza! Se você não limpar os resíduos de revelador e fixador, eles secam e se transformam em pó fino. Se, além disso, a ventilação for ruim, há grande risco de você inalar esse pó e, então, não terá apenas odores, mas sim produtos fotoquímicos com todas as substâncias nos pulmões. Isso causa o mesmo efeito que se você mergulhasse os dedos no revelador. A limpeza também ajuda a manter os processos estáveis, a prolongar a vida útil dos produtos químicos e a evitar que poeira caia nas suas fotos.
2) Alguns reveladores podem causar alergias. Pessoalmente, como alérgico, eu sempre usaria luvas de látex (disponíveis em farmácias ou lojas de produtos de higiene) ao revelar filmes. Isso não custa quase nada e oferece proteção de quase 100%. Como alternativa, você também pode trabalhar com reveladores que não contenham substâncias alergênicas. Eles são um pouco mais caros, mas, se calcularmos o custo por filme, não é tão ruim assim.
3) Metais pesados, como compostos de seleneto, podem realmente se depositar e se acumular no tecido adiposo e, ao longo de muitos anos, prejudicar a saúde. Outras substâncias podem te envenenar imediatamente e/ou são eliminadas do corpo. É por isso que sempre recomendamos que a viragem ao selênio seja feita apenas em locais bem ventilados e que não se toque no revelador com os dedos.
No entanto, existem milhares de fotógrafos no mundo que tiveram dedos e manchas na pele literalmente pretos devido ao seleneto e ao amidol, que passaram a vida inteira manuseando reveladores e morreram de morte natural em idade avançada.
Isso só para que vocês não fiquem “hipocondríacos”. Sugar gasolina de um cano com a boca também é perigoso, mas só se você tiver gasolina na boca por anos é que surgem danos.
4) Dissolução de produtos químicos em pó. Ponto importante!
A dissolução de produtos químicos em pó não é brincadeira. Se você derramar o saco com força na água a partir de uma altura de 50 cm, uma nuvem de pó fino de produtos químicos se espalha por um raio de até 1,5 metro. E você acaba respirando toda essa sujeira.
É por isso que os químicos usam aquelas campânulas ventiladas para manusear produtos químicos em pó. Recomendo mesmo o uso de máscara e uma mistura LENTA e cuidadosa. Alternativa: usar produtos químicos líquidos.
5) Usar pinças de laboratório. Não tocar diretamente nos produtos químicos nem usar luvas de látex (talvez devêssemos incluí-las no nosso sortimento).
6) Em princípio, comprar produtos que não contenham hidroquinona e outras substâncias nocivas minimiza o risco de danos à saúde. Infelizmente, os aceleradores substitutos são mais caros e nem todos os resultados desejados podem ser obtidos com outras receitas. Portanto, isso é uma boa opção para laboratórios escolares quando se quer jogar pelo seguro, mas não é realmente uma alternativa para tudo.
Como já disse, tudo o que está acima não tem garantia de exaustividade e, claro, sem qualquer responsabilidade.
Seria ótimo se outras pessoas pudessem contribuir com algo para este post.
Afinal, não sou farmacologista.
Atenciosamente,
Mirko
RomanJRohleder
Simon, Mirko,
antes de mais nada: feliz Ano Novo.
>Trabalhar na DUKA é, na verdade, relativamente seguro, desde que se tomem todas as >medidas de precaução necessárias.
Exatamente. É como dirigir, nadar em piscina ao ar livre e assar pãezinhos.
>Inalar os odores do revelador não é diretamente prejudicial à saúde e >sua dor de cabeça provavelmente se deve ao fato de você trabalhar concentrado por horas em um espaço pequeno >com pouca ventilação.
Certo. Conheço isso da minha primeira DUKA, 3 m² sem entrada e saída de ar deixam a gente bastante exausto depois de 3, 6 ou 9 horas. Naquela época, eu sempre tinha a sensação de que estava ficando gripado...
>Há uma diferença entre inalar odores e ter contato com todos os produtos químicos. Será que um médico ou o Franz sabem mais sobre isso?
É verdade.
O principal problema no processo SW convencional é, na minha opinião, o dióxido de enxofre — introduzimos uma solução de ácido acético, reconhecidamente diluída, no fixador por arrastamento (e arrastamento do revelador para o banho de parada), e com o tempo isso libera SO2. E isso causa, entre outras coisas, dor de cabeça.
Solução para o meu problema: uma câmara escura maior com uma bomba de calor ar/elétrica dentro — com a seção transversal de exaustão que tem, essa coisa dá para ventilar um ginásio menor. ;-)
Alternativa: instalar ventilação, fazer pausas regulares para respirar com ventilação cruzada simultânea na câmara escura, além de sacudir bem a folha após o banho de parada. Ou jogar fora o banho de parada ácido e substituí-lo por água corrente.
O Calbe FX-R também se mostrou eficaz como fixador; agora não cheira mais a ácido, mas tem um odor de amônia. Não importa.
>É por isso que os químicos têm aquelas campânulas ventiladas sob as quais manuseiam >produtos químicos em pó. Recomendo mesmo o uso de máscara e uma mistura L E N T A E >CUIDADOSA. Alternativa: usar produtos químicos líquidos.
Corte o saco, coloque o canto debaixo d’água e deixe escorrer. Depois de “esvaziar quase tudo”, enxágue o saco com um gole de água e, assim que estiver vazio, leve-o direto para a lixeira.
Bem, isso pode causar estresse com alguns sacos da Calbe; uma vez eu tive dois sacos de 10 l de N113 em que os cantos não estavam bem selados e a mistura escorreu na minha direção de um jeito engraçado. <g>
>5) Use pinças de laboratório.
Já existe algum substituto para as pinças com revestimento plástico? Essa solução de mergulhar em plástico líquido não foi tão legal assim; a massa ainda gruda mesmo depois de um ano, e só o movimento de abertura da pinça já causa problemas.
> Não toque nos produtos químicos nem use luvas de látex (talvez devêssemos incluí-las no nosso estoque).
Mas então vamos até o fim: o látex pode ser encontrado em qualquer farmácia, mais barato, no local e com maior disponibilidade (espalhe!), mas nem todo farmacêutico tem nitrilo na prateleira.
>6) Em princípio, comprar produtos que não contenham hidroquinona e outras substâncias nocivas minimiza o risco de danos à saúde.
Não vejo isso como um problema; é o mesmo debate sobre as partículas finas, só que no âmbito da segurança do trabalho.
>Seria bom se outras pessoas pudessem contribuir com algo para esta discussão.
>Afinal, não sou farmacologista.
Eu também não. <g>
>Atenciosamente,
>Mirko
Igualmente, um bom final de 2006,
Roman
Gast
Olá,
Já trabalho na câmara escura há três anos, muitas vezes de forma intensiva. E, para minha surpresa, ainda estou vivo. Durante muitos anos, também manuseei os produtos químicos com as próprias mãos. Isso não me causou nenhum problema. Só me faltava uma terceira mão para segurar o papel fotográfico recém-revelado.
Em uma câmara escura feia, a concentração elevada de dióxido de carbono é provavelmente o maior problema. Portanto, faça uma pausa a cada hora e areje o ambiente. Também não há nada de errado em usar produtos químicos líquidos e evitar a hidroquinona. Pinças evitam impressões digitais do fixador nas fotos, e as mãos secas ficam livres para a arte do sombreamento.
Tenho pinças de aço inoxidável da Mirko, revestidas de plástico na ponta. Elas são ótimas. As pinças de plástico quebram com frequência.
Stagirit
Em uma sala de trabalho sem ventilação, a falta de oxigênio acaba se tornando desagradável com o tempo; por isso, é importante arejar bem de vez em quando.
Com a fotoquímica (e também outros produtos químicos), minha pele nas mãos ficou um pouco danificada; preciso passar creme com mais frequência, especialmente no inverno.
Luvas de vinil são muito mais confortáveis para quem tem alergia do que as de látex, e as de látex costumam ficar com pequenos buracos e rasgos, pelos quais os produtos químicos acabam penetrando nas luvas.
Além dos aceleradores (fenidona e outros), a fotoquímica em si não é mais prejudicial à saúde do que um almoço no McDonald’s.
O revelador e o banho de branqueamento são outra história, com eles eu tomaria cuidado. Embora o selênio em si não seja tão tóxico, em condições normais de laboratório não é possível absorver quantidades prejudiciais à saúde. O selênio é até mesmo um oligoelemento importante no corpo. Os pulmões podem ser diretamente prejudicados por grandes quantidades, o que se manifesta como uma rinite por selênio, um indício de intoxicação aguda.
O bicromato de potássio no banho de branqueamento me preocupa mais.
cfb_de
Oi,
algumas dicas bem práticas, sem muito teorema, que eu quero dar para o ano novo (Simon, sou químico e perito; só para você entender o meu alemão padrão).
- Perigo. Ele está em toda parte e ameaça as pessoas das mais diversas maneiras: ao dirigir, ao comer, no trabalho na Duka, até mesmo com um “raio caindo enquanto se está no banheiro”.
- Minimização de riscos. A maneira como o ser humano inteligente lida com o perigo. Por exemplo, por meio de reação de fuga, ação consciente dos riscos ou ignorância (frequentemente observada ao dirigir).
Você deve praticar a minimização de riscos. Muito bem e muito certo. Portanto, preste atenção à ventilação regular também do seu laboratório fotográfico em casa: De vez em quando, saia, deixe a porta aberta, permita a renovação do ar (o cheiro de vinagre do banho de parada não faz mal, o que é mais crítico são as emissões de dióxido de enxofre/hidrogeno sulfureto do revelador/fixador/toner e — especialmente — a falta de oxigênio que acaba surgindo — aí você fica cansado ou produz apenas impressões ruins).
Portanto:
- Procure usar o mínimo possível de misturas em pó: ao preparar a mistura, sempre há um pouco de poeira, e você sempre inala um pouco. Se não quiser isso, use uma máscara com filtro (loja de materiais de construção, os filtros de tecido não tecido são suficientes).
- Armazene seus produtos químicos de forma adequada! Ou seja, não na geladeira ao lado do ketchup e das batatas. Não em garrafas velhas de suco de maçã com gás (o Eukobrom antigo tem uma aparência parecida e já houve casos de problemas na farmácia...).
- Mantenha suas pinças limpas! Pinças de papel não são uma invenção desnecessária e a hidroquinona *pode* (mas não necessariamente!) causar mutações genéticas.
- Use toners de enxofre “fedorentos” apenas em locais com ventilação muito boa!
- Evite preparar toners de selênio a partir de selênio metálico.
- Use luvas para certas coisas (cromatos, por exemplo). Leia sempre as fichas de dados de segurança (disponíveis no fabricante de produtos químicos, na internet ou, se necessário, por correio mediante solicitação) e siga-as da melhor maneira possível.
- Não se preocupe! A maior parte dos casos de “intoxicações” e “alergias ocupacionais” é simplesmente imaginária e de origem psicológica.
- Abandone a daguerreotipia com revelador em vapor de mercúrio.
Há X décadas/quase dois séculos, trabalha-se com um mínimo de produtos químicos no laboratório fotográfico. E não se constata nenhuma diferença significativa na expectativa de vida dos fotógrafos. Exceto, é claro, no caso dos idiotas que bebem essa porcaria ou se asfixiam/queimam no laboratório. Ou daqueles que (como é comum entre artistas) se entregam ao suicídio com uma probabilidade correspondentemente maior.
A influência de cinco porções de batata frita ou dez sopas instantâneas na sua expectativa de vida provavelmente é maior do que a de vinte anos de laboratório fotográfico operado corretamente. E, no caso de batatas fritas e sopas instantâneas, ninguém tem pensamentos maliciosos, nem os consumidores, nem o legislador. Vou simplesmente afirmar que um pacote de batatas fritas equivale a cerca de dez horas diretamente sobre a cuba de viragem ao selênio. E você dificilmente conseguirá passar dez horas diretamente sobre a concha dentro da sua expectativa de vida, pois a sua razão se opõe a isso. Ao contrário do que acontece com as batatas fritas.
Isso ficou alemão o suficiente? Espero que sim. Não tenho muita vontade de deduzir os respectivos riscos potenciais com essas doses de exposição absurdamente baixas.
O dano mais grave para a sobrevivência da espécie humana causado pelo trabalho com Duka deve residir no fato de que as longas noites de Duka viciam e, assim, quase não sobra tempo (ou vontade do parceiro) para a procriação ;-)
Atenciosamente,
Franz, hoje com um tom minimizador ao estilo alemão :-)
SimonWeber
Que ótimo, isso tudo me tranquiliza bastante. Eu já imaginava que o envelhecimento causado pelos vapores de produtos químicos no laboratório fotográfico fosse mais de natureza psicossomática do que uma intoxicação aguda com alterações genéticas e experiência de quase morte ;) . Mesmo assim, vou seguir as sugestões do Mirko, do Franz e do Roman, especialmente no que diz respeito à química em pó (Emofin!).
Roman (ou também Franz, como químico): será que ajudaria contra o dióxido de enxofre usar um banho de parada à base de ácido cítrico? (Eu tive aulas de química, mas...)
De qualquer forma, muito obrigado por todos os seus relatos!
No começo, eu também não tinha planos de fazer daguerreotipia :P... Prefiro ficar com Fox Talbot e seu processo positivo-negativo. E já comi McDonald’s demais... provavelmente é melhor mesmo não ir mais lá e investir o dinheiro economizado em toners de selênio, urânio ou plutônio.
Atenciosamente,
Simon
E, claro, feliz ano novo de 2006!
cfb_de
Olá, Simon,
> Será que usaria um banho de parada à base de ácido cítrico para combater o dióxido de enxofre?
Não, isso não adianta absolutamente nada. Sim, o cheiro de vinagre desaparece. Mas um banho de parada diferente não altera em nada a química básica do sulfito no revelador ou no fixador.
Embora, normalmente, a exalação de sulfito dos fundos permaneça bastante baixa e seja tornada mais do que desagradável pela ventilação normal do laboratório.
Isso se você tiver/fizer a ventilação do laboratório.
Atenciosamente,
Franz
piu58
Roman (ou Franz, como químico): Será que usaria um banho de parada com ácido cítrico para neutralizar o dióxido de enxofre? (Eu tive aulas de química, mas...)
E, claro, feliz Ano Novo de 2006!
[right][post="5666"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Pelo menos se você estiver trabalhando com papel PE, dá para se virar muito bem com água como banho intermediário. O PE revela em 60 a 90 segundos e depois permanece (essencialmente) assim. 10 segundos a mais de (meio) revelação não alteram o resultado da imagem.
Para não levar tanto revelador e hidróxido para o fixador, troque a água de vez em quando. Por exemplo, durante a pausa para ventilação, que é necessária de qualquer maneira. E compre uma bandeja grande para a água; eu uso uma de 30x40.
Stagirit
Para evitar reações aos sulfitos no laboratório, também ajuda não comer feijão nem repolho antes. ;)
cfb_de
;) :) :D
Gast
Bom dia,
mais uma observação:
A formação de mofo em um laboratório amador também pode ser considerável. Afinal, os laboratórios fixos (amadores) são, na maioria das vezes, pequenos espaços fechados, à prova de luz e, portanto, também herméticos. Sem ventilação, o ar não consegue circular e fica totalmente saturado de umidade devido ao manuseio de líquidos. Essas são condições ideais para a sobrevivência de esporos de mofo.
Depois que Howard Carter abriu a câmara funerária de Tutancâmon em 1922, alguns trabalhadores morreram de infecções misteriosas no período seguinte. Estudos científicos plausíveis sugerem que a maldição do faraó pode ter sido causada por esporos que se acumularam ao longo de 2.000 anos.
Embora uma câmara escura seja, em geral, aberta com mais frequência, na minha opinião, deve-se também garantir uma boa ventilação entre as sessões.
Atenciosamente,
Dierk