Canon-AE1
Olá a todos,
Alguém tem experiência com o RODINAL na diluição elevada de 1+100? Espero conseguir assim um grão mais fino e uma imagem mais bonita no geral. Como têm sido as experiências? Vocês têm tempos de revelação? Estou falando de revelação em frasco com agitação a cada 1 minuto e a 20 graus.
Tenho agora um rolo APX 400 NEW cheio e gostaria de revelá-lo amanhã com essa diluição. Também uso Ilford Delta 100 e Ilford HP-5.
Atenciosamente
Bonderer
Experiência sim, mas nada de bom. Já tentei uma vez, mas os negativos não estavam em condições de serem ampliados. Talvez seja possível em digital, mas não tenho como, só tenho laboratório. O RODINAL ou suas imitações acabam realçando o grão. Não dá para ignorar os princípios químicos. Dá uma olhada no Digitaltruth, lá nada é impossível, mas sem garantia.
Para um amigo, revelo seus filmes de reportagem — Kodak TriX em Rodi-Ado, seja lá o que for — e ele faz o push até não poder mais, porque quer grãos e contraste. É exatamente por isso que uso esse revelador.
Para menos grãos, eu recomendaria outro revelador, mas aí é uma questão de experimentar e descartar. Se ele perguntar aqui qual usar, vai receber tantas recomendações quanto respostas; só resta experimentar por conta própria.
Morte
É possível usar o RODINAL como “revelador a frio” (preparando-o alguns graus mais frio), o que torna o grão visivelmente mais fino. O Uwe Pilz tem bastante a dizer sobre isso, e também há informações em seu site.
http://home.arcor.de/piu58/fotoweb/ftechnik.html
€
Adendo: O PDF sobre o assunto também menciona a diluição de 1:100.
Pitt23
Não posso deixar de concordar com Uwe Pilz.
Nas minhas condições, que são bastante simples — 20 °C e com qualidade da água variável, mais bem-dura e rica em ferro:
A diluição 1:100 é trabalhosa: É necessária água fervida (devido ao ar dissolvido), tempos de revelação muito longos; com agitação normal: o revelador parece ficar inativo após 15-20 minutos; com revelação (semi)estática por 1-2 horas, há revelação e fluxos muito irregulares (e, às vezes, linhas de Eberhard), filmes sempre sem brilho, grão bastante grande e pastoso...
1:50 revelou-se a melhor mistura.
Se for mesmo para usar RODINAL.
É possível obter a mesma resolução e grãos menos pronunciados com Xtol e muitos outros reveladores.
O verdadeiro deserto de contraste e grãos: o revelador para papel consegue mais do que qualquer RODINAL, especialmente com um pouco de calor.
Boa sorte com os testes!
Wolfgg
Olá,
A título de informação, eis a minha experiência com RPX400 e RODINAL: 70 min em proporção 1+140 a 20 °C, em uma lata grande com espirais amplas (Jobo2000) totalmente cheia (sem ar), inclinando nos primeiros minutos, depois mantendo a lata de cabeça para baixo durante o primeiro terço do tempo e, em seguida, na posição vertical pelo restante do tempo. Dessa forma, obtém-se um revelamento suficientemente uniforme. As especificações se aplicam ao revelador N.
O resultado é um excelente efeito de bordas, ou seja, bordas muito nitidas, bom equilíbrio e, graças à alta diluição (= baixo valor de pH), nenhuma formação incômoda de aglomerados de cristais, como ocorre em concentrações mais altas. Além disso, esse tipo de revelação é muito prático.
Para reveladores, eu uso sempre água purificada (aparelho de osmose) por uma questão de consistência. Nada estraga, mesmo depois de 3 horas o RODINAL ainda revela com vigor (tudo já testado).
Atenciosamente, Wolfgang
Tandemfahren
Olá,
Pela minha experiência, o RODINAL não é nada adequado para filmes de alta sensibilidade. A sensibilidade não é bem aproveitada e o grão, que já é mais grosso, fica ainda mais acentuado — nada bom.
Não há muitos filmes que reajam bem com RODINAL em doses homeopáticas. O CHS25, por exemplo, é um deles.
De modo geral, um filme de baixa sensibilidade que, por natureza, tende a ficar esmaecido pode ser controlado dessa forma. Revele a frio (já tentei até 13 °C) e com pouca agitação.
Você pode evitar as manchas no revelamento estático agitando algumas vezes no início (após os habituais 30 segundos de agitação lenta e contínua) em intervalos mais longos, por exemplo, de 2 minutos, e só então deixando repousar.
Agitar “simplesmente assim”, de qualquer jeito, provavelmente não vai adiantar nada.
Frank
grommi
Não há tema mais polêmico do que o revelamento em banho estático com RODINAL na proporção de 1:100 e 60 minutos. Já fiz isso muitas vezes, agitando sempre suavemente, mas de forma contínua, durante todo o primeiro minuto, e nunca tive manchas de brometo. “Simples assim”... experimente você mesmo e não acredite em nada. Nem mesmo em mim ;-) Aprendi essa lição em fóruns.
michael-kielgmxnet
Até agora, só revelei filmes de baixa sensibilidade em RODINAL 1+100, sempre com bons resultados. Ao agitar, fazia-o uma vez por minuto, com bastante delicadeza.
Tive boas experiências com os seguintes filmes: Efke KB 25, Efke KB 50, Orwo NP 15 e ADOX PAN 25.
Dupliquei o tempo de revelação em relação à recomendação para 1+50, e sempre deu certo. Mas acho que, com a diluição, o tempo de revelação não é tão crítico assim.
Wolf_XL
... para qual tamanho você quer ampliar os negativos? Pode ser que, a partir de 1 m por x, realmente se vejam diferenças — ou pelo menos se acredite ver... Minha experiência com o RODINAL aponta mais para o fato de que, nos tamanhos com os quais costumo trabalhar — ou seja, até 30 x 40 —, sinceramente não consigo perceber nenhuma diferença, seja com 1:25, 1:50, 1:100, entre 16? – 24? ou se for agitado ou mexido...?
?
A esse respeito, há muita superstição envolvida...