SimonWeber
* * *
Antes de falar sobre a minha dúvida: muito obrigado ao Mirko e à FOTOIMPEX simplesmente por existirem. Pelo menos uma loja de fotografia que 1. entende do assunto, 2. tem uma seleção incrível e 3. ainda se preocupa de verdade com seus clientes e produtos.
* * *
Olá,
Tirei fotos na nossa festa de Réveillon — com HP5+ sem flash. Tempo de exposição de 1/60 ou 1/30 de segundo (ou às vezes um pouco mais ou menos) com MUITO, muito, muito pouca luz, com abertura de f/1.8 a f/3.4. (Meu Sekonic variava de f/1.0 a f/3.4 no visor). Mais tarde, lá fora, com fogos de artifício e fumaça, só por intuição... ou seja, exposições completamente descoordenadas.
Em outras palavras, eu forcei bastante algumas fotos até o limite e, em relação a outras, provavelmente superexpuse bastante. Como o HP5+ fica bastante duro mesmo com alguns degraus de superexposição, mas ainda é aceitável em gradação baixa (pela minha experiência, até 3 degraus de superexposição ainda são bem “imprimíveis”), achei melhor revelar com forte push do que com pouco. Com o XTol, já consegui levar o filme até 3200 ASA com resultados aceitáveis (um pouco chato de revelar bem, mas o resultado final foi razoável). Portanto, é um filme bastante tolerante.
Agora eu queria perguntar: qual revelador? Eu pensei
A - Fomatone Excel, já que é como o XTol;
B - Moersch MZB, faz sentido usar um revelador de dois banhos (como esse) para que as sombras fiquem especialmente bem definidas? Posso mesmo fazer um push para cerca de 1600 com o MZB? Presumo que a exposição esteja um pouco abaixo do ideal e que alguns negativos estejam bastante subexpostos ou apresentem contraste extremo (ver acima).
C - Tetenal Emofin, o revelador de duas etapas ajuda a definir as sombras e, mesmo assim, obter luzes razoáveis (não totalmente brancas)? É possível aumentar a sensibilidade aqui (como disse, 2 etapas)?
Por favor, não me digam que eu deveria ter trabalhado com Delta 6400 ou algo do tipo. Eu só tinha HP5+ disponível (ou AdOX/Efke 50, e esse provavelmente teria rendido ainda menos).
Então, como posso “maltratar” o HP5+ de forma a obter negativos ampliáveis (mesmo que eu tenha que submeter os papéis para cópias a um revelador de dois banhos para conseguir uma boa impressão)?
Espero que vocês tenham uma sugestão, assim eu vou encomendá-la imediatamente na Foto-Impex...! ;)
Obrigado
Simon
FrankB
Olá, Simon -
Até agora, só fiz o push do HHP 5 até 800 ASA e não tenho experiência com os reveladores do HP 5 — mas costumo fazer o push do Tri-X com frequência e conheço bem o MZB:
minha dica: de jeito nenhum use o MZB, pois não é um revelador que aumenta a sensibilidade; use o Emofin — na minha experiência, esse revelador oferece os melhores resultados ao aumentar a sensibilidade
tchau, frank
Gast
Olá,
Tive uma experiência muito boa com o HP5 e o Amaloco AM20 (por que será que não está disponível na FOTOIMPEX?) como ferramenta de revelação forçada; até cerca de 1600 ASA, obtive negativos praticamente prontos para impressão, com grão relativamente fino e sem muito contraste.
Atenciosamente,
Alex
heinrich
Olá,
Pela minha experiência, o HP5 revela-se excelente no ID11 até 1600 ASA (sem diluir, 14 minutos de revelação por agitação a 20 °C). Se for para 3200 ASA, a Ilford recomenda, além do Microphen, os reveladores Fotec (DD-X, HC e LC29), bem como o Xtol. No entanto, ainda nunca experimentei os 3200 ASA.
Atenciosamente,
Heinrich
MirkoBoeddecker
Alex,
Até agora não temos produtos químicos da Amaloco porque outro revendedor já se dedicou a promovê-los anteriormente e, na minha opinião, cabe a ele receber os créditos pela venda desses produtos.
Por outro lado, esse revendedor nunca vendeu os produtos que nós divulgamos.
Desde a Photokina 2004, porém, esse revendedor passou a comercializar também produtos da Calbe Chemie e, mais recentemente, até mesmo filmes da Foma, que ele sempre descartou durante anos como produtos de terceiro mundo e inutilizáveis.
Na verdade, você está certo. Não há mais motivo para não vender produtos da Amaloco Chemie.
Atenciosamente,
Mirko