Gast
Olá, pessoal do fórum!
Ainda tenho em meu estoque um kit de revelador lith da CALBE (adquirido na Brenner: garrafas brancas com letras vermelhas, parte A: 500 ml, parte B: 250 ml), que gostaria de experimentar. Mas como sou cauteloso com produtos químicos e não sei se o revelador lith da CALBE é tão “não tóxico” quanto o da Moersche, ou seja, sem formaldeído, minhas perguntas são:
1) Alguém tem experiência com o revelador lith da CALBE e quais?
2) Para os químicos (Franz, você está lendo!?):
Na garrafa da Parte A há uma cruz preta sobre fundo vermelho (ou é o contrário?), ao lado a combinação de letras “Xi” e as seguintes informações sobre o conteúdo:
Contém 2-5% de 1,4-di-hidroxibenzeno e 0,5-2% de hidróxido de sódio
Bem, poderiam dizer que eu deveria deixar essa coisa em paz, se não sei com o que estou lidando. Mas: de qualquer forma, sou sempre muito cuidadoso; só mergulho os dedos no revelador lith usando luvas de látex.
Minha pergunta se refere a possíveis vapores nocivos à saúde, mesmo com temperatura de processamento de 20 graus, já que não tenho uma sala de revelação com ventilação permanente, mas apenas posso abrir a janela de vez em quando.
Muito obrigado pelas respostas, um abraço e um feliz Ano Novo, Johannes.
MirkoBoeddecker
Johannes,
O revelador lith é idêntico ao MACO Lith (ou seja, não é o novo Superlith, mas sim a versão antiga).
Então, ele já deve ter bem mais de 5 anos ;)
Eu recomendo sempre usar luvas e garantir uma boa ventilação da DUKA.
Não importa qual revelador lith você use.
Atenciosamente,
Mirko