silberkorn
Oi,
O Agfa Scala 200X respondia bem ao aumento da sensibilidade durante o revelamento pelo processo SCALA e produzia resultados satisfatórios até 1600 ASA. Infelizmente, está cada vez mais difícil encontrá-lo. Por isso, estou procurando um substituto com o qual eu possa trabalhar até 1600 ASA para fotografar shows, etc. Alguém sabe de alguma coisa?
Atenciosamente,
jo
Gast
Que tal fotografar com filme negativo? Fico imaginando como seria possível controlar os contrastes na fotografia teatral usando filme diapositivo. ;)
silberkorn
@ Petzi
Há alguns anos estou totalmente viciado em diapositivos em preto e branco e acho que não vou largar isso tão cedo. Filmes negativos em preto e branco do tipo Neopan 1600, portanto, não são para mim um substituto de verdade, mas, no máximo, uma solução de emergência. Mas talvez eu devesse tentar processá-lo no processo SCALA. Afinal, o suporte dele é apenas levemente tingido de cinza. Valia a pena tentar.
Atenciosamente,
Jo
Gast
Na faixa até 100 ASA, dá para se virar bem com vários filmes especiais, como infravermelho, Technikelpan, Orthos e similares. Os Orthos se saem muito bem à luz do diapositivo e a 50 ASA em slides. Depois, há o Fompan R100, que recomendo sem reservas; se ele pode ser ampliado para 1600 ASA com resultados razoáveis, você terá que testar. Uma última opção, mais cara, seria o Kodak HS Ir, que, como filme de diapositivo, atinge uma sensibilidade considerável. Imagino que ele se saia bem justamente devido à alta proporção de infravermelho na luz dos holofotes. Mas, como já disse, você mesmo terá que descobrir isso, gastando uma boa grana. Para saber se você pode mandar revelar um desses “filmes alternativos” em um laboratório de revelação, certamente será preciso alguma habilidade de negociação.