andreasbrigachtal
Olá, Mirko
Em outro tópico, alguém perguntou sobre o filme 220. Acho que realmente há demanda por esse formato. Um Adox 50 ou 100 seria ótimo!
Dá pra fazer algo nesse sentido? Algo parecido com o papel baritado?
Manda um orçamento aí!
E todo mundo pode dizer se teria interesse!
Eu compraria 50 rolos! Se o preço for bom! ;)
Boa luz
Andreas
-Aumento de seios por imposição de mãos- Agendamento mediante consulta
MirkoBoeddecker
Andreas,
Não posso dar um preço para isso.
Fizemos os cálculos e elaboramos um orçamento aproximado quando ainda havia mais demanda por filmes de 220 (2002).
Isso exige investimentos de mais de 100.000 euros em máquinas e equipamentos.
Divida isso pelas poucas centenas de filmes em rolo que são solicitados e veja se o preço é “bom” :-)
Até mesmo o filme em rolo 120 está prestes a sair de linha, já que as vendas caíram para 1/50 do que eram nos anos 90. Compare meus comentários no outro tópico, onde anunciei que não há mais suportes para filmes em rolo (em todo o mundo) à venda e que, por isso, ou temos que descontinuar os filmes em rolo (e todos os outros em breve também), ou precisamos pensar em algo novo e, por exemplo, moldar em suporte KB.
Só posso responder: fiquem felizes por ainda estarmos nos dando todo esse trabalho por causa de alguns euros de faturamento!
Conclusão: a demanda existente por material de filme em rolo precisa, sem dúvida, ser concentrada em um único formato.
Custa muito dinheiro implementar ou alterar um processo industrial de revelação.
Além disso, os filmes de 220 mm quase só podem ser confeccionados de forma totalmente automática (colagem); a incidência de luz nas bordas seria um problema e os filmes precisariam de um revestimento traseiro especialmente endurecido para evitar arranhões na emulsão NC ao serem puxados sem proteção sobre a placa de pressão. Tecnologicamente, não conseguiríamos fazer isso sem a Synthese, e isso custaria mais 25.000 euros por tiragem.
Infelizmente, há muito mais coisas envolvidas do que vocês imaginam.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko,
até que ponto esse problema com o material de suporte do rolo de filme é grave? Afinal, já existiram diferentes tipos de suporte no mercado (Forte, Ilford e Efke, por exemplo).
Alguém pode me explicar por que, de repente, nada mais funciona? Há cinquenta anos, qualquer pequena fábrica de plástico conseguia fazer isso.
Sinceramente, não consigo imaginar que não seja possível encontrar um fabricante — que seja atrás dos Urais ou na Mongólia Interior — que produza algo assim (material de suporte, não os filmes em rolo 220).
Roland
PS: Quanto ao filme em rolo 220, concordo plenamente com o Mirko, a menos que ele coloque seus funcionários para fazer isso no intervalo do almoço — com tesoura e régua.
Gast
E aí, de novo
Que pena! ;)
É claro que não quero que o Mirko obrigue seus funcionários a ficarem mexendo no escuro com tesoura e fita adesiva!
Também não achei que o trabalho fosse tanto assim. Então, só resta o de 120.
Que pena, que pena, que pena!
Talvez ainda haja algum em algum lugar na Sibéria! :P
Boa luz
Andreas
MirkoBoeddecker
Roland,
Por favor, indique-me aquela pequena fábrica de plástico capaz de produzir substratos com precisão de +/- 1 mícron e com um pré-revestimento absolutamente uniforme, a um preço aceitável. Estou pronto para comprar lá imediatamente ;)
Já só por razões estratégicas para o futuro...
Conheço apenas quatro fornecedores em todo o mundo capazes de oferecer a qualidade necessária, e eles possuem instalações em operação que custaram mais de 700 milhões.
Existe um fornecedor de emergência no Leste. Sim. Mas os filmes deles têm buracos na emulsão do tamanho de ervilhas e, às vezes, trechos de centímetros sem nenhuma emulsão. O suporte simplesmente não adere bem o suficiente.
Só compramos lá quando realmente não temos mais nenhuma outra opção e, então, jogamos fora 1/3 da produção e aumentamos o preço...
A fabricação de filmes é alta tecnologia. É mais ou menos a mesma coisa que a fabricação de chips de computador ou wafers.
Lá se trabalha com tolerâncias comparáveis.
Tudo isso não é tão simples quanto se possa imaginar.
Há 50 anos, o mercado de filmes em preto e branco era gigantesco. Bilhões de metros quadrados eram produzidos em todo o mundo.
Hoje, tento encomendar 5.000 m² de suporte para 3 a 5 anos.
Simplesmente não dá. Ou o metro quadrado custa 10.000 euros ou eu compro 100.000 m².
É assim em toda a indústria. Nosso padrão de vida é definido pela produção barata de produtos em massa.
Se alguma peça necessária na cadeia não for mais produzida em massa, o preço dispara e, consequentemente, o produto como um todo não pode mais ser vendido nem produzido.
Mas, para deixar bem claro: o suporte KB é de alta qualidade, mais resistente e mais caro!
Suponho que, até agora, os filmes em rolo tenham sido moldados em um suporte mais fino apenas por motivos de custo.
O produto está, portanto, melhorando, e não faz sentido lamentar o suporte antigo.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko,
Em princípio, também acho que a base KB é melhor, mas é difícil avaliar como isso afeta a planicidade e, principalmente, a distância focal.
Por acaso a outra fonte é a “OAO”AK”CBEMA de Schostka, na Ucrânia? Eu também já notei, às vezes, resíduos nos filmes, mas definitivamente apenas aqueles que foram riscados mecanicamente pela Svema (talvez com 1/10 mm de tamanho).
A emulsão adere bem ao suporte; não tive nenhum descolamento de camada nem nada parecido.
Roland
Gast
Já estão quase dando o fim dos filmes em rolo 120 por aqui. Se o 120 realmente deixar de existir, vou me enforcar. Já estou encomendando caixas inteiras de filme colorido 220 para que ainda haja quem me entregue a um preço razoável.
Embora eu me pergunte por que é tão difícil fabricar o 120; meu avô já o usava antes da guerra, e naquela época ainda não se tinha ido à Lua. O 220 foi lançado por volta de 1962.
Gast
Já estão quase dando o fim dos filmes em rolo 120 por aqui. Se o 120 realmente deixar de existir, vou me enforcar. Já estou encomendando caixas inteiras de filme colorido 220 para que ainda haja quem me entregue a um preço razoável.
Embora eu me pergunte por que é tão problemático fabricar o 120; meu avô já o usava antes da guerra, e naquela época ainda não se tinha ido à Lua. O 220 foi lançado por volta de 1962.
MirkoBoeddecker
Petzi,
Vou repetir:
É assim em toda a indústria. Nosso padrão de vida é definido pela produção barata de produtos em massa.
Se alguma peça necessária na cadeia deixar de ser produzida em massa, o preço dispara e, consequentemente, o produto como um todo não pode mais ser vendido nem produzido.
Tudo depende da quantidade da demanda.
Compare com minhas afirmações anteriores: a qualidade também é uma questão de quantidade no caso dos produtos fotoquímicos. Nos anos 50 e 60, era possível pagar por tudo o que era tecnicamente viável na época, porque os custos eram distribuídos por milhões de filmes.
Naquela época, era possível sintetizar protetores ou sensibilizadores por 50.000 euros, e a Kodak mantinha seus próprios rebanhos de gado que só podiam comer uma determinada grama para que certas substâncias não entrassem na gelatina.
Hoje, é preciso ter mais criatividade.
Claro que seria possível, em pequenas séries, enrolar os filmes à mão, cortar o papel protetor com um estilete e passar os números na parte de trás com uma caneta de tinta, usando um molde previamente entalhado.
Um filme custaria então 30 euros.
Então, o que fazemos? Tentamos juntar tudo onde for possível.
Portanto, se conseguirmos moldar dois tipos de filme em um único suporte, isso será uma enorme vantagem!
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Gostaria muito de saber até que ponto a ameaça ao filme em rolo é real.
Achei bem interessante essa história sobre os rebanhos de gado, uma anedota legal. ;)
Gast
Existe um fornecedor de emergência no leste. Sim. Mas os rolos deles têm grãos na emulsão do tamanho de ervilhas e, às vezes, trechos de centímetros sem emulsão alguma. O suporte simplesmente não adere bem o suficiente.
Só compramos lá quando realmente não temos mais nenhuma outra opção e, então, jogamos fora 1/3 da produção e aumentamos o preço...
Então eu conversaria com eles para ver se não dá para melhorar isso.
As empresas do oeste, com suas instalações fabris de 700 milhões, dizem então: “Não, não vale mais a pena, vamos desmantelar nossas máquinas de luxo...”
... mas, entretanto, a empresa estatal em Absurdistão também foi privatizada e faliu, porque ninguém comprou seu material de suporte!
Atenciosamente,
Winfried, que ainda gostaria de trabalhar com filme em rolo por um tempo
RomanJRohleder
Winfried,
>As empresas do oeste com instalações fabris de 700 milhões costumam dizer: “Não, já não vale a pena”, >“vamos mandar nossas máquinas de luxo para o ferro-velho...”
Por um lado, as máquinas não são muito móveis — uma vez montadas, o transporte praticamente não é mais possível —; caso contrário, a L6 com a marca antiga estaria há 10 anos na Polônia ou na Eslováquia e a Agfaphoto nunca teria existido.
Por outro lado, o que interessa é:
>... entretanto, a empresa estatal em Absurdistão também foi privatizada >e faliu, porque ninguém comprou seu material de suporte!
... os fabricantes não. O ponto de vista deles é: “Se eu não consigo ganhar dinheiro com isso, os outros também não devem. Não se dá nada de graça.”; foi exatamente com isso que a Kodak levou à falência sua divisão de papel para fotos em preto e branco e estragou o mercado para os outros.
Gast
Roman,
... os fabricantes não. O ponto de vista deles é: “Se eu não consigo ganhar dinheiro com isso, os outros também não devem. Não se dá nada de graça.”; foi exatamente isso que levou a Kodak à falência com sua divisão de papel fotográfico e estragou o mercado para os outros
Isso seria um bom argumento para comprar o material de suporte da Rússia
e manter viva essa operação que provavelmente já está pronta para o museu.
Não me importo nem um pouco se o material não for tão bom; de que me adianta ter produtos de primeira qualidade por mais dois anos se, por falta de material de suporte adequado, toda a produção de filmes tiver que ser interrompida?
Por um lado, as máquinas não são muito móveis — uma vez montadas, o transporte praticamente chega ao fim —, caso contrário, a L6 com a marca antiga estaria há 10 anos na Polônia ou na Eslováquia e a Agfaphoto nunca teria existido.
Também não afirmei isso, eu pensava em desmontar e vender a sucata como matéria-prima.
Vejo o futuro sombrio se não for possível se tornar independente desses gigantes nesse aspecto.
Atenciosamente,
Winfried
Gast
Olá,
Mais uma vez, são más notícias... Fico sempre feliz quando anunciam algo novo, como o filme de alta resolução da ADOX.
E quanto aos rolos coloridos? Será que a situação também vai ficar tão crítica para os filmes de diapositivos e negativos???
Atenciosamente,
Marwan
MirkoBoeddecker
Marwan,
a situação não é tão crítica assim. Não vamos interromper a produção de filmes em rolo da noite para o dia e, no caso da Foma, já intervimos duas vezes no passado para manter a produção de filmes em rolo em funcionamento.
Na verdade, não vejo motivo para que o suporte ausente não possa ser substituído por outro.
A diferença é de 20 a 30 mícrons. Não consigo imaginar que alguma placa de pressão emperre por causa disso e que o filme não possa mais ser transportado.
A distância da imagem não é afetada por isso, pois a parte da frente do suporte com a emulsão ainda fica encostada na janela da imagem.
Mudar de rumo e distribuir a demanda existente por mais um produto de filme em rolo seria um erro na situação atual.
Afinal, já somos o fornecedor mais flexível de todos e certamente encontraremos uma solução.
Vocês só precisam se acostumar com pequenas mudanças aqui e ali.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko,
Não sei se isso seria útil para alguém, mas você poderia verificar se é possível oferecer os filmes em rolo em bobinas e incluir a fita de papel de proteção; assim, quem quiser poderá fazer seu próprio rolo de filme em rolo 220 na própria loja.
Um ótimo ano novo
Robert
MirkoBoeddecker
Olá, Robert,
Já pensamos nisso.
Infelizmente, porém, isso não resolve os problemas fundamentais, que seriam os seguintes:
1) Essas faixas de papel iniciais e finais não estão à venda e também não podem ser fabricadas sem um investimento significativo.
2) Papel comum cortado não teria a marcação de início correta e não é suficientemente resistente à luz. Ninguém consegue obter o papel especial da Kodak.
3) O filme ainda ficaria arranhado no verso.
4) Não dispomos de cola quimicamente inativa suficiente para colar o filme ao papel de forma que ele não se rasgue.
Se esses problemas fossem solucionáveis, seria possível mandar fabricar o filme.
Restam apenas aqueles que “recarregam” seus carretéis Kodak, mas isso só dá para fazer 2 ou 3 vezes.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Petzi,
aquela história do rebanho de vacas:
A Eastman Kodak esteve (acho que nos anos 20) à beira da falência porque quase toda a produção anual de filmes ficou completamente inutilizável.
Eles tiveram que dar baixa em todo o filme e substituir os rolos de todos os clientes, porque, após alguns meses de maturação, o filme de repente “estragou” (perdeu a sensibilidade, perdeu o Dmax).
Tudo isso aconteceu porque o gado, que fornecia a gelatina, comeu uma erva em excesso (esqueci qual era) e os produtos de decomposição, que chegaram até a gelatina, não eram quimicamente inativos e reagiram.
Algo assim nos espera novamente no futuro. O rebanho de gado da Kodak não existe mais.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
Pelo que sei, tratava-se de algum tipo de mostarda cujo alto teor de compostos sulfurosos acabou por adicionar enxofre à fotoemulsão.
Atenciosamente,
GeorgK
Gast
Olá, usuários de filmes em rolo!
Vocês me deixaram totalmente confuso!
Entendi que não existem mais filmes em rolo de 220.
Mas será que interpretei corretamente as postagens, de que também não
são mais produzidos filmes em rolo de 120 (falta do papel protetor etc.)?
Essa afirmação se refere apenas à produção da ADOX/efke ou
a todos os fabricantes, como Ilford, Fuji, Lucky, Forte etc.?
Espero ter entendido mal, caso contrário, podemos
jogar fora nossas câmeras de formato médio.
Atenciosamente, Franz