Gast
Olá, queridos membros do fórum!
Nos últimos dias (na verdade, nas últimas semanas), tentei fazer minhas primeiras impressões lith.
Usei o kit Master da Moersch; os papéis foram Forte PW, Adox Vario Classic e Fomabrom.
Depois de algumas tentativas, consegui boas impressões lith no Forte e no ADOX (“boas” significa apenas que eu e minha namorada gostamos!), mas com o Fomabrom houve problemas! Não tive a menor chance de conseguir revelar em lith — nem quando preparei os produtos químicos seguindo o manual da Moersch, nem com minhas próprias experiências (extremas, ou seja, superexposição de 5 a 7 vezes, solução de revelação mais forte, variações na proporção das partes A e B, etc.). Sempre surgiram apenas contornos/traços de imagem muito fracos e assim ficou — mesmo após 30 minutos no revelador!
Encomendei o Fomabrom na Foto-Impex, no outono deste ano; ele também não chegou imediatamente, pois precisou ser reabastecido. Isso me leva a suspeitar que talvez algo tenha sido alterado na emulsão e que o papel agora não seja mais apto para lith.
Alguém de vocês tem alguma ideia sobre
- o que eu poderia ter feito de errado (como mencionei, com ADOX e Forte funcionou super bem),
- se o (novo?) Fomabrom ainda é revelado em lith, ou
- como posso torná-lo revelado em lith?
Muito obrigado desde já pelas respostas e um feliz Ano Novo
deseja Johannes
MirkoBoeddecker
Olá, Johannes,
O fato de termos precisado reabastecer o Fomabrom se deve ao fato de que o papel baritado de gramatura fixa é agora considerado em toda parte um produto “sob encomenda”.
Isso significa que, embora os fabricantes ainda possam produzi-lo, eles não mantêm mais estoque desse produto. Estamos tentando, da melhor maneira possível e com grande esforço logístico, contornar essa situação criando um estoque intermediário e mantendo "pedidos pendentes" em espera. Quando houver quantidade suficiente, os fabricantes ligam a máquina e fazem uma tiragem. Nesse momento, nosso "pedido pendente" é incluído e, em algum momento, o papel chega novamente.
Foi o que aconteceu com o seu pacote — daí a entrega posterior.
A emulsão NÃO foi alterada.
Qual é a sua enésima tentativa com o Foma Lith?
Nas primeiras 10 sessões com o Foma, eu também não consegui nada de bom.
É muito mais complicado do que com o PW. Museum ou Nuance.
A emulsão não foi alterada, mas o folheto de instruções da Moersch — por melhor que seja, e ele é excelente — também serve apenas como referência para a primeira tentativa.
Você preparou o revelador para o Foma na hora ou adicionou o aditivo da Moersch posteriormente à solução já enriquecida com brometo dos testes de Lith com PW?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko Boeddecker escreveu:
-------------------------------------------------------
> Johannes,
>
> Essa é a sua enésima tentativa de litografia com Foma?
A minha primeira! Mas: o Vario Classic também não deve ser exatamente fácil de revelar em lith — mas deu certo!
>
> Nas primeiras 10 sessões com o Foma, eu também
> não consegui produzir nada de bom.
Então, por favor, me conte os detalhes da 11ª sessão e das seguintes com o Fomabrom. Muito obrigado desde já!
>
> É muito mais complicado do que com PW. Museum
> ou Nuance.
>
> Você preparou o revelador para o Foma na hora
> ou adicionou posteriormente o Moersch
> aos testes de litografia com PW, que já estavam enriquecidos com brometo,
> usando o aditivo?
>
Foi preparado na hora!
Atenciosamente! Johannes
MirkoBoeddecker
Johannes,
Esses dados não vão te servir de nada, pois na época eu trabalhava com o antigo MACO Lith e Kodalith, antes mesmo de o Moersch Lith existir.
Mas, como você trabalha com produtos químicos da Moersch, por que não entra em contato com o Wolfgang e explica tudo com o máximo de detalhes possível?
Se você realmente não conseguiu lidar com os valores dele, é do interesse dele verificar a ficha técnica.
Por que precisa ser necessariamente gelatinizado com Fomabrom?
Existem opções realmente mais fáceis para iniciantes, por exemplo, o Fomatone ;-)
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Escolhi o Fomabrom porque gostei muito das imagens de exemplo e quero as cores descritas no folheto da Moers...
É claro que existem papéis mais leves, mas — como mencionei — com o Vario Classic também deu certo, e esse é considerado um papel mais complicado para lith.
Bem, de qualquer forma, obrigado pelas suas respostas!
Atenciosamente,
Johannes
Gast
Olá, Johannes,
O Fomabrom é realmente difícil de revelar em lith, mas deve dar certo, e vale muito a pena. Se houvesse aceleradores de revelação ou branqueadores em jogo, o papel ficaria preto imediatamente (é o que deduzo das instruções da Moersch sobre como testar a aptidão para lith do papel). Pela sua descrição, deduzo que o revelador retardado já está funcionando, mas o revelador infeccioso não está surtindo efeito. Então, o problema deve estar mais na química.
Presumo que você tenha feito a mistura seguindo as especificações específicas para o Fomabrom, e não tenha usado a mesma mistura para papéis diferentes? Então tente o seguinte: menos C e D, pois o C evita o efeito “grão de pimenta”, mas se for dosado em excesso, a densidade também é prejudicada, e o D retarda justamente o efeito de revelação em lith que não ocorreu no seu caso. O Fomabrom é muito sensível a uma dosagem excessiva de D. Você realizou a diluição do 1 + 4 com água antes? Se não, você colocou cinco vezes mais dos dois. Se não for por causa do C e do D, tente misturar uma solução mais concentrada e aquecer a água a 24 graus Celsius. Não use mais do que 3 ou 4 f-stops. E tenha muita paciência. Ainda pode demorar de 20 a 30 minutos.
Boa sorte!
Samuli
Gast
Olá, Samuli!
Fiz exatamente como você descreveu — seguindo as instruções para o Fomabrom, com diluição na proporção de 1:4, usei apenas metade da quantidade recomendada, mas mesmo assim, após 15 minutos, não aconteceu nada (segundo Moersch, deveria demorar muito menos tempo).
Acho que o problema está na emulsão! No revelador Calbe lith, o Vario Classic funciona maravilhosamente bem (com regeneração regular com solução de trabalho — cerca de 100-150 ml após a 3ª ou 4ª impressão 30x40, sem granulação de pimenta — e isso sem qualquer mistura de aditivos), assim como o Forte (colorido), mas o Fomabrom não dá certo. O Vario Classic revela grãos finos, não se fecha excessivamente nas sombras e apresenta uma cor discreta (mais para um amarelo-ocre pastel até um leve tom rosado com exposição mais intensa).
Nos dois reveladores lith (Moersch e Calbe), após cerca de 10 minutos, as rodas da tira de teste ficam pretas (!?), fora isso, apenas traços mínimos da imagem; mesmo após 15-20 minutos, nenhuma conclusão conclusiva.
Ou talvez eu não consiga trabalhar com o Fomabrom — bem, com outros papéis funciona muito bem.
Com o revelador Calbe estou (no momento) me divertindo mais — não preciso de aditivos para evitar o efeito “grãos de pimenta” ou para retardar o revelamento. Nada contra as tinturas Moersch, mas, se dá para ser mais simples...!?
Mais uma vez, obrigado pela sua resposta detalhada e um grande abraço!
Johannes
P.S.: Caso você venha a fazer experiências com o Fomabrom Variant, por favor, me informe os resultados!
Gast
Johannes,
O Moersch Easy Lith também é mais fácil de usar. O kit vem com duas garrafas, e diferentes proporções de mistura geram resultados distintos. Ele vem com um bom manual de instruções. Em algum momento, o Calbe vai acabar (ou será que ainda existe?).
Eu uso o Easy Lith e estou satisfeito com ele (com o antigo Orwo Baryth e o Foma).
Atenciosamente,
Ronald
MirkoBoeddecker
Acho que é por causa da emulsão!
Como já disse antes, nada foi alterado na emulsão.
O revelador Calbe Lith já não é dos mais novos e todo o processo é complexo demais para se tirar conclusões do tipo: “como funciona com A, então B deve ter sido alterado, porque comigo não dá certo”.
Deve haver alguma razão para o Fomabrom não estar revelando em lith para você no momento, mas não é uma alteração na fórmula da emulsão.
Atenciosamente,
Mirko
SamuliSchielke
Olá, Johannes,
Você poderia me enviar o número da emulsão do Fomabrom que você tentou revelar em lith sem sucesso? Qual é a gradação? Fosco ou brilhante? Em breve vou testar a aptidão do Fomabrom Variant para lith e, assim, poderei verificar se consigo reproduzir o seu problema com o meu estoque de papel.
Samuli
Gast
Olá, Samuli,
obrigado pela sua resposta — vou te enviar o número da emulsão mais tarde (preciso dar uma olhada primeiro — o papel está guardado no porão, dentro de uma caixa hermética e seca). A gradação estava “normal”.
Estou ansioso para ver o resultado das tuas experiências com o Fomabrom Variant!
Saudações calorosas de Salzburgo, onde está fazendo -10 graus,
Johannes
Gast
Olá, Samuli!
Aqui estão os dados do Fomabrom:
Fomabrom N111, Brilhante
Número do lote: 010248/08
Se você me enviar seu endereço (jvr@gmx.at), terei prazer em enviar um pacote com 10 unidades (mas só tenho o tamanho 30x40 cm) para seus testes (gratuitamente, como agradecimento por ter determinado os dados de litografia para o Fomabrom N111 e o Fomabrom Variant).
Atenciosamente,
Johannes
RWSchueller
Olá, Johannes,
O Fomabrom é o meu papel preferido para o processo Moersch Lith. Os tons ficam muito bonitos, não tão saturados como no Adox PWT, mas muito agradáveis. Não sei o que você fez de errado. Eu misturo Lith A:B:água na proporção de 1:1:30, sem adicionar nada. Realizo a superexposição do Fomabrom com um fator de cerca de 3. Deixo a impressão na bandeja até que os tons escuros apareçam. Ocasionalmente, coloco a impressão por um breve momento em uma segunda bandeja com revelador muito diluído para clarear um pouco as luzes. Com isso, o efeito típico do Lith se perde, mas as imagens ficam muito bonitas.
Atenciosamente,
Reinhard
SamuliSchielke
Acabei de testar o kit Fomabrom do Johannes, e a litografia saiu sem problemas. Ou o revelador do Johannes estava muito frio, ou houve algum erro de processo não reproduzível.
Moersch Lith Masterset, 750 ml de água, 25 ml de A, 25 ml de B, 2,5 ml de C, 10 de D, +4 f-stops, movimentar constantemente a impressão no revelador. A 23 a 24 graus, leva de 5 a 7 minutos até que o primeiro traço fique visível, a primeira densidade aparece em 13 a 14 minutos e, em 17 a 18 minutos, a imagem está pronta. Se a solução esfriar, tudo demora muito mais tempo.
Tom muito bonito e discreto nas luzes (em algum lugar entre bege, umbra e ocre), pretos muito (!) intensos. Efeito dramático, fica legal, mas não combina com todas as imagens.
Alterando a proporção de A e B, com exposição mais curta e, consequentemente, menos C e D, espero conseguir um tom real um pouco mais moderado. Com Easylith isso é mais fácil, mas não tenho nada disso em estoque. Alguém tem uma boa receita para o Masterset?
Atenciosamente,
Samuli